Jump to content
Arquitectura.pt


Santo Tirso | Requalificação Do Museu Municipal Abade Pedrosa E Do Museu Internacional De Escultura Contemporânea | Siza Vieira E Souto Moura


JVS

Recommended Posts

Siza Vieira e Souto de Moura juntos em projecto de requalificação de dois museus em Santo Tirso

16 de Setembro de 2011 às 16:43:06 por Construir

A Câmara de Santo Tirso assinou um contrato com os arquitectos Siza Vieira e Souto Moura para a execução do projecto de requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa e do Museu Internacional de Escultura Contemporânea, informou esta sexta-feira fonte municipal.

Em comunicado, o município sublinha que esta obra “deverá ser a primeira projectada em simultâneo e em co-autoria por dois arquitectos galardoados com o Prémio Pritzker, tornando-se assim numa referência obrigatória da arquitectura portuguesa e mundial”.

O projecto compreende a reabilitação e remodelação do Museu Municipal Abade Pedrosa e a criação de um novo “edifício”, que disponibilizará uma nova área de acolhimento e recepção partilhada com o Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

Segundo a autarquia, a elaboração do projecto já está em curso e desenvolve-se a partir do programa preliminar elaborado pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso, abrangendo o projecto geral de arquitectura e vários outros projectos técnicos; fundações e estruturas, instalações mecânicas, instalações eléctricas, instalações hidráulicas, segurança, gás, vegetação e acústico.

A partir deste novo espaço e de um serviço de atendimento único, são articuladas as valências e serviços de ambos os museus, potenciando a racionalização e partilha de espaços, serviços e recursos (materiais e humanos).

No que respeita ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, para além das funções de acolhimento e recepção dos visitantes, este edifício disponibilizará serviços e conteúdos específicos e relativos às peças e autores representados, como assegurará a dinâmica e vitalidade do museu, promovendo acções relacionadas com um serviço educativo, seminários e exposições temporárias relevantes para temática, como ainda acções promocionais junto de instituições congéneres e dos circuitos turísticos nacionais e internacionais.

“Com esta importante acção, a Câmara Municipal de Santo Tirso faz com que o reconhecido valor do espólio do Museu Municipal Abade Pedrosa (em processo de certificação de qualidade) se associe ao património artístico que compõe o Museu Internacional de Escultura ao Ar Livre de Santo Tirso e à reconhecida notoriedade destas duas figuras maiores da arquitectura portuguesa, Siza Vieira e Souto Moura, conjugando num grande gesto, a arte escultórica e a arquitetónica”, refere a autarquia.


http://www.construir.pt/2011/09/16/siza-vieira-e-souto-moura-juntos-em-projeto-de-requalificacao-de-dois-museus-em-santo-tirso/



Siza Vieira e Souto Moura Assinam Contrato com a Câmara Municipal

16-09-2011

SIZA VIEIRA E SOUTO MOURA JÁ TRABALHAM NO PROJETO DE REQUALIFICAÇÃO DO MUSEU MUNICIPAL ABADE PEDROSA E MUSEU INTERNACIONAL DE ESCULTURTA CONTEMPORÂNEA

Os dois únicos arquitetos portugueses já galardoados com o “PRITZKER” (o Prémio Nobel da Arquitetura) – SIZA VIEIRA e SOUTO MOURA – acabam de assinar com a Câmara Municipal de Santo Tirso o contrato para a execução do Projeto de Requalificação do Museu Municipal Abade Pedrosa e do Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

Refira-se que esta importante obra arquitetónica deverá ser a primeira a ser projetada em simultâneo e em coautoria por dois arquitetos galardoados com o Prémio Pritzker, tornando-se assim numa referência obrigatória da arquitetura portuguesa e mundial. De referir ainda que tanto Siza Vieira como Souto Moura já venceram, por três vezes, o Prémio Secil de Arquitetura (o maior galardão português na área).

A elaboração do projeto já está em curso e desenvolve-se a partir do programa preliminar elaborado pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Santo Tirso, abrangendo o projeto geral de arquitetura e vários outros projetos técnicos; fundações e estruturas, instalações mecânicas, instalações elétricas, instalações hidráulicas, segurança, gás, vegetação e acústico.

O projeto compreende a reabilitação e remodelação do Museu Municipal Abade Pedrosa e a criação de um novo “edifício”, que disponibilizará uma nova área de acolhimento e receção partilhada com o Museu Internacional de Escultura Contemporânea, constituindo-se como um espaço comum, entendido como um verdadeiro Átrio de receção ao visitante.

A partir deste novo espaço e de um serviço de atendimento único, são articuladas as valências e serviços de ambos os museus, potenciando a racionalização e partilha de espaços, serviços e recursos (materiais e humanos).

No que respeita ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, para além das funções de acolhimento e receção dos visitantes, este edifício disponibilizará serviços e conteúdos específicos e relativos às peças e autores representados, como assegurará a dinâmica e vitalidade do museu, promovendo ações relacionadas com um serviço educativo, seminários e exposições temporárias relevantes para temática, como ainda ações promocionais junto de instituições congéneres e dos circuitos turísticos nacionais e internacionais.

Com esta importante ação a Câmara Municipal de Santo Tirso, faz com que o reconhecido valor do espólio do Museu Municipal Abade Pedrosa (em processo de certificação de qualidade) se associe ao património artístico que compõe o Museu Internacional de Escultura ao Ar Livre de Santo Tirso, fundado na inquestionável valia artística dos escultores representados e dos comissários artísticos que integram o projeto, e à reconhecida notoriedade destas duas figuras maiores da arquitetura portuguesa, Siza Vieira e Souto Moura, conjugando num grande gesto, a arte escultórica e a arquitetónica, representada pelos seus maiores expoentes, assegurando à escala mundial, a notoriedade, visibilidade e divulgação merecida do património municipal, nas imediações do Mosteiro de S. Bento, Monumento Nacional, ex-libris e mais importante referência patrimonial da Cidade e do Concelho.

Esta ação – que está inscrita no PPI (Plano Plurianual de Investimento) da Câmara Municipal de Santo Tirso e é enquadrada pelo projeto PRU (Parcerias para a Regeneração Urbana) das Margens do Ave - foi candidatada à ON2, no domínio dos “Equipamentos para a Coesão Local – Equipamentos Públicos Específicos”, por forma a garantir o seu financiamento.

Este processo tem ainda o acompanhamento e apoio institucional da Fundação de Serralves, da Fundação Cidade de Guimarães 2012, da ADDICT- Agência para o Desenvolvimento das Industrias Criativas, da AMP – Área metropolitana do Porto, da Rede Portuguesa de Museus e da Direção Regional de Cultura do Norte.


http://www.cm-stirso.pt/index.php?option=com_noticias&Itemid=1&task=detalhe&id=451
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.