Jump to content
Arquitectura.pt


JVS

Valongo, Alfena | Novo Hospital

Recommended Posts

Investimento inicial ronda os 15 milhões de euros e criará mais de 400 postos de trabalho. Previstas, ainda, residências para a terceira idade e para estudantes.

O futuro Hospital Privado de Alfena (HPA) deverá ser inaugurado no primeiro trimestre de 2008, com as obras a começarem em Julho próximo. Na apresentação pública do novo hospital, que decorreu ontem, ficou a saber-se que o investimento inicial ronda os 15 milhões de euros, de um total previsto de 50 milhões, e que serão criados cerca de 500 postos de trabalho.

O Hospital de Alfena terá entre 70 e 90 camas e uma elevada componente de meios auxiliares de diagnóstico e consultas de especialidade.

Uma das apostas será na área materno-infantil, nomeadamente numa maternidade com quatro salas de parto. Uma unidade de cuidados intensivos neonatais é, também, uma hipótese em aberto.

A segunda e terceira fases do empreendimento (residências assistidas para a terceira idade, residências para estudantes e outras valências) ainda não têm datas previstas.

A escolha de Alfena para instalação desta unidade, que será construída pela Casa de Saúde da Trofa (CST) colheu de surpresa os responsáveis autárquicos. A localização prevista para o novo hospital era na zona da Maia, mas as diligências com a autarquia maiata resultaram infrutíferas (ler caixilho ao lado).

Os primeiros contactos entre a CST, a Câmara Municipal de Valongo e a Junta de Freguesia de Alfena iniciaram-se, apenas, no início deste mês, e pouco tempo depois foi encontrado o terreno (privado), a cerca de 500 metros da rotunda de Alfena .

"A primeira reunião decorreu no passado dia 11 e, oito dias depois, era selado o acordo", recordou Arnaldo Soares, presidente da Junta de Freguesia de Alfena.

Fernando Melo, presidente da Câmara de Valongo, salientou, por seu turno, o salto qualitativo "extraordinário" que a nova unidade representará.

"É uma grande conquista para o concelho e para o Norte do país. O seu quadro de clínicos será dos melhores do país. Fui abordado há poucos dias pela Administração do CST e não esperava um equipamento desta excelência", afirmou Fernando Melo.

"Não sei o que falhou na Maia"

"Perdemos mais de um ano. Não sei o que aconteceu, mas as negociações com a Câmara da Maia e a Santa Casa da Misericórdia local foram-se arrastando. Ainda espero uma reunião com o presidente da Câmara, marcada há dois meses", explicou José Vila Nova, presidente do Conselho de Administração do Centro de Saúde da Trofa.

No entanto, a versão apresentada pelo autarca maiato, Bragança Fernandes, é diferente.

"O Hospital da Maia vai começar a ser construído este ano. A Santa Casa da Misericórdia da Maia entendeu celebrar protocolo com outra empresa, a Sociedade Lusa de Negócios, em detrimento da CST. A Câmara da Maia limitou-se a ceder um terreno à Misericórdia, com 40 hectares, junto ao nó do IC1 com a EN14", concluiu.



Fonte http://www.jn.pt/paginainicial/



2 de fevereiro de 2008

Notícias

Lançamento 1ª Pedra Hospital Privado de Alfena

No passado dia 30 de Janeiro, foi lançada a 1ª Pedra do Hospital Privado da Alfena, mais uma unidade do Grupo Trofa Saúde.

O Hospital Privado de Alfena (HPA) representa um investimento de cerca de 30 milhões de euros e resulta de uma parceria entre o Grupo Trofa Saúde e o Grupo Eusébios. O Grupo Trofa Saúde será o responsável pela concepção, gestão e desenvolvimento desta unidade hospitalar, cujo projecto será concebido, construído e financiado pelo Grupo Eusébios.
Como já vem sendo hábito em outras unidades de saúde do Grupo Trofa Saúde, também o Hospital Privado de Alfena vai reunir todas as características que lhe permitam prestar um serviço exemplar, desempenhado pelos melhores profissionais da área.
Construído de raiz, o HPA centra-se num conceito de modernidade e funcionalidade, aliando a arquitectura ao design e à engenharia hospitalar.
O Hospital Privado de Alfena é, claramente, um projecto inovador, de última geração, centrado no cliente. A construção deste hospital de terceira geração vai possibilitar a criação de cerca de 400 postos de trabalho.

Serviços
O Hospital Privado de Alfena vai ser, essencialmente, um hospital de doentes agudos. Dotado das mais modernas e avançadas tecnologias, o HPA vai permitir a cobertura total dos cuidados de saúde, com especial enfoque nas áreas de Cardiologia de Intervenção, Oncologia, Medicina, Ortopedia e Reabilitação.

Protocolos
Para agilizar as questões burocráticas e facilitar o acesso à saúde por parte de todos, está previsto o estabelecimento de protocolos com empresas, associações, diversos subsistemas públicos e privados de saúde, seguradoras de saúde e de acidentes e Sistema Nacional de Saúde.

O Edifício
O Hospital Privado de Alfena vai ter uma área global de 17.887 metros quadrados distribuídos por 8 pisos que incluem Fisioterapia, Urgência e Imagiologia, Administração e Área Comercial, Blocos Operatórios e Unidade de Cuidados Intensivos, Consultas Externas e Internamento

Esta nova unidade de saúde vai disponibilizar:

97 Camas (8 quartos, 1 suite individual e 1 enfermaria no Piso 4; 30 quartos, 4 suites individuais, 2 enfermarias e 2 residências – T1 – nos Pisos 5 e 6);

Todos os quartos e enfermarias estão equipados com:
o Ar condicionado;
o Televisão;
o Sistema multimédia;
o Casa de banho privativa;
o Camas controláveis através de sistema eléctrico;

Bloco Operatório com 6 salas operatórias bem equipadas, o HPA dispõe de todas as valências cirúrgicas, nomeadamente cirurgia cardíaca e neurocirurgia;

Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) que terá 6 quartos disponíveis;

Maternidade com 4 Salas de Parto, quartos individuais com banho privativo, zona de trabalho e sala de acompanhantes para que os recém-nascidos não tenham que sair de perto da mãe;

Urgência 24 Horas com especialistas em Emergência e Intensivismo, Pediatria, Medicina Interna, Cirurgia Geral, Cardiologia de Intervenção, Anestesiologia, Ortopedia, Obstetrícia, Medicina Dentária e Clínica Geral;

Consulta Externa

Imagiologia

Reabilitação (piscina, ginásio, hidrocineseterapia, 2 consultórios e diversas boxes de tratamentos).


Noticia tirada do site www.hospitaldatrofa.pt



Sabia que o Hospital Privado de Alfena abre já dia 9 de Janeiro!!!

Valongo foi o concelho escolhido para receber esta nova unidade do Grupo Trofa Saúde, cuja construção teve início em 2008. Com um investimento global de cerca de 60 milhões de euros, o HPA inicia a sua actividade a 9 de Janeiro de 2012 e representa um conceito inovador de organização, especialmente centrado no cliente/doente e assume-se como unidade de saúde privada de referência no concelho de Valongo e na região Norte.

O HPA vai ser um Hospital Geral de Agudos. Com destaque para o Serviço de Urgência Geral e Pediátrico 24 horas/365 dias, vai disponibilizar um conjunto variado de valências médicas, cirúrgicas e de diagnóstico, bem como uma Unidade de Cuidados Intensivos. O HPA vai prestar cuidados de saúde desde a prevenção, educação, protecção, até ao tratamento, reabilitação e acompanhamento.

Conheça aqui os principais serviços que vamos ter ao seu dispor já no próximo dia 9 de Janeiro:

- Serviço de Urgência Adultos e Pediátrico 24horas, com OBS Masculino, OBS Feminino e OBS Pediátrico com 4 camas cada
- Serviço de Internamento com 97 camas
- Bloco Operatório com quatro salas
- Duas salas para Endoscopia
- UCI com 6 quartos, sendo uma de isolamento
- Bloco de Partos com quatro salas
- Consulta Externa com 42 especialidades e 30 gabinetes
- Imagiologia com TAC e Ressonância Magnética
- Fisioterapia com electroterapia, ginásio, piscina e hidroterapia
- Análises Clínicas
- Parque de estacionamento gratuito e com capacidade para 250 viaturas


http://www.hospitalprivadodealfena.com/index.php?id=301&tbl=noticias



Novo Hospital da Trofa Saúde cria 600 empregos

O Grupo Trofa Saúde vai inaugurar já na próxima semana a sua sexta unidade no Norte do país. Com a abertura do Hospital Privado de Alfena serão criados 600 postos de trabalho, sendo que grande parte dos mesmos serão ocupados por profissionais da região que se encontravam em situação de desemprego.

Para a concretização do projeto, o grupo investiu um total de 60 milhões de euros, assegurando a contratação de 200 médicos e outros 400 profissionais de saúde (enfermeiros, pessoal auxiliar e administrativos). Os 600 novos trabalhadores darão início à sua atividade na unidade hospitalar de Alfena já na próxima segunda-feira.

“As contratações necessárias para o arranque do hospital estão feitas, mas a curto ou médio prazo deverão ser necessários novos recrutamentos de acordo com as necessidades e a evolução da unidade”, declara Ricardo Rodrigues, administrador executivo do Grupo Trofa Saúde, ao semanário Expresso.

Cerca de 90% dos colaboradores contratados para o arranque do Hospital Privado de Alfena são oriundos da região. “À exceção dos médicos, que nalguns casos já prestavam serviço noutras unidades do grupo, muitos dos restantes 400 profissionais contratados enfrentavam situações de desemprego”, anuncia.

“Tivemos candidatos das áreas mais diversas, desde engenheiros, a assistentes sociais, muitos desempregados, com excelentes qualificações, em alguns casos claramente sobrequalificados para o que tínhamos a oferecer, mas disponíveis para investir a sua carreira neste projeto”, revela o administrador que garante ter reunido uma equipa exemplar, altamente qualificada e à altura de desempenhar uma tarefa tão importante como cuidar de outras vidas. Os profissionais selecionados encontram-se agora a passar por um rigoroso processo de formação.

O Hospital abre portas dia 9 de Janeiro, segunda-feira, e conta com uma área de 20 mil metros quadrados, distribuídos por oito pisos. Terá ainda capacidade para 97 camas de internamento e integrará uma vasta equipa de profissionais capazes de assegurar 42 especialidades clínicas, serviços de urgência geral e pediátrica e Unidade de Cuidados Intensivos. Estará aberto 24 horas, 365 dias por ano e irá servir cerca de 600 mil habitantes, desde o Porto Este a Vila Real, abrangendo os concelhos de Valongo, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel, Gondomar e Marco de Canaveses.

Para recrutar colaboradores que preencham as necessidades do universo Trofa Saúde, foi criada, no site da empresa, uma área de Recursos Humanos onde os candidatos poderão apresentar a sua candidatura espontânea, através de um modelo de currículo formatado pelo grupo. Trata-se da primeira base de dados utilizada pela empresa no momento de recrutar e as vagas estão sempre em aberto.

[Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes]


http://www.boasnoticias.pt/noticias_novo-hospital-da-trofa-saude-cria-600-empregos_9540.html

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.