Jump to content
Arquitectura.pt


JVS

Gaia | Centro Multimédia Gran Cruz | Valentim Miranda

Recommended Posts

Imagem colocada
Imagem colocada


Dono da Obra:
Gran Cruz Turismo
Arquitectura:
Valentim Miranda
Localização:
Vila Nova de Gaia
Tipologia:
Comércio e Serviços
Ano:
2011


21-06-2012
As ideias de Luís Filipe Menezes



Centro Multimédia Gran Cruz inaugurado sob a égide da marca Porto

Alavancar a marca Porto e transformar o Porto na Capital dos Congressos mundiais foram as principais ideias que Luís Filipe Menezes partilhou, durante a cerimónia de inauguração do Centro Multimedia Gran Cruz, no coração do Centro Histórico de Gaia.

"Acredito imenso no futuro desta região centrada no Porto. A união das cidades de Gaia e do Porto constitui o núcleo central de uma região que, desde Coimbra à Corunha, é uma marca mais forte que a de Portugal", afirmou Luís Filipe Menezes, numa perfeita apologia da marca Porto.

"Temos que aproveitar a marca Porto, a marca do Vinho do Porto, a marca do F.C.Porto, a marca da escola de arquitectura, a marca das pontes, a marca do património mundial, a marca da universidade", defendeu o Presidente da Câmara de Gaia, apresentando um conjunto de propostas concretas no sentido da alavancagem deste desígnio.

Porto Capital de Congressos Mundiais é uma das ideias defendidas por Luís Filipe Menezes: Congressos mundiais bianuais, do Vinho do Porto, de Arquitectura - Prémio Siza Vieira e Souto Moura, de Engenharia de Pontes - Prémio Edgar Cardoso, de Medicina - Prémio Egas Moniz, de Globalização - Prémio Fernão de Magalhães, entre outros que, na sua opinião, contribuirão para consolidar a marca Porto e estimular o mercado internacional a procurar a região.

As potencialidades do Porto, onde convergem 52 destinos turísticos com voos directos, representam a mobilização de 82 milhões de consumidores que, no entender de Luís Filipe Menezes, são potenciadores da economia de proximidade da região. "Só precisamos que todos os agentes de desenvolvimento trabalhem em conjunto. Só precisamos de pensar alto. É em tempo de crise que se pensa alto e se é exigente", acrescentou.

O Presidente da Câmara de Gaia aproveitou a oportunidade para referir-se a mais uma âncora de desenvolvimento da região, que também marcará o próximo ciclo político: a candidatura do Centro Histórico de Gaia a Património Mundial. A ideia já tinha sido lançada há cerca de cinco anos, mas ficou à espera que um conjunto de obras de reabilitação urbana e de renovação de algumas caves do Vinho do Porto ficassem concluídas. "O próximo ciclo político é o momento indicado", considerou.

A inauguração do Centro Multimedia Gran Cruz foi precedida de uma cerimónia de imposição da insígnia de Cavaleiro da Ordem de Mérito Agrícola, pela cônsul de França, Aude Amorim, a Jorge Dias, Director Geral do Grupo Porto Cruz. Sensibilizado pela distinção, o responsável pela implementação do novo espaço de prestígio em Gaia agradeceu e partilhou o galardão com a sua família, amigos e colaboradores do grupo.

A visita guiada às instalações do novo espaço turístico permitiu aos convidados apreciar a peça iconográfica de Siza Vieira, superiormente intitulada "Douro - obra do Homem, dádiva dos deuses".

Esta viagem ao mundo do Vinho do Porto criou oportunidades únicas e sublimes de admirar, também, a representação da "mulher de negro" do século XXI, na perspetiva de Ana Salazar, Luís Buchinho e Katty Xiomara.

Entre outras atrações, o Centro Multimedia Gran Cruz, que representa um investimento de 3 milhões de euros, destacam-se: a experiência iniciática ao universo do Vinho do Porto, através de uma touch table que permite a identificação e caracterização do vinho; a visualização de quatro pequenos filmes, de um minuto cada, como tributo à Porto Cruz; uma sala onde é permitido visualizar um "voo" sobre o rio Douro e outro sobre a Vinha e o Vinho do Porto; no auditório, será possível assistir a uma história de encantar, protagonizada por uma criança que participa numa vindima e traz o vinho do Porto até Gaia; finalmente, outro filme que relata a última viagem de barco rabelo, com realização de Adriano Nazareth; na sala de provas, será possível degustar três vinhos diferentes, na companhia de escanção; e no último piso, um restaurante com terraço, cujo conceito assenta nos petiscos tradicionais portugueses, marca o regresso do chefe Miguel Castro Silva ao Norte.

A inauguração do Centro MUltimedia Gran Cruz contou com a presença de Melchior Moreira, Presidente da Turismo Norte de Portugal, César Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal de Gaia, Vereadores do Executivo e outros convidados do Grupo Porto Cruz.


http://www.cm-gaia.p...id=BB96809B80CO

Fotografia em anexo de http://www.skyscrape...er.php?u=460730

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.