Jump to content
Arquitectura.pt


Consultas Entidades Externas


Seravia

Recommended Posts

Agradeço que alguém me esclareça o seguinte; A legislação que rege os estabelecimentos de restauração e de bebidas é o Dec-Lei 234/2007 de 19 de Novembro. Em função desse Dec Lei ao chegarmos ao artigo 7º deparamos com uma anomalia da qual agradeço a vossa colaboração que é o seguinte; No artigo 7º, (consultas ás entidades externas) logo o nº. 1 remete-nos para o artigo 19º do RJUE, o qual se encontra revogado. Afinal em que ficamos. Somos obrigados ás consultas ás entidades externas, ou não? Atentamente Alberto Saraiva

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Atualmente a autorização para instalação de estabelecimentos de restauração e bebidas para carecem de pareceres de entidades exteriores. Antigamente era necessário um parecer vinculativo da Autoridade Nacional de Protecção Civil e da Autoridade de Saúde. 

O parecer dos bombeiros foi substituido pela ficha de segurança contra riscos de incêndio devidamente preenchida pelo técnico responsável. A vistoria final também foi substituida pelo preenchimento do livro de obra e pelo termo de responsabilidade do técnico.

Após a emissão da autorização de utilização é necessário o preenchimento da declaração de registo ficando uma cópia na câmara municipal e outra na DGAE.

 

Cumps,

 

Renato

Link to comment
Share on other sites

As entidades externas tem 20 dias para se pronunciar, isso tá bem patente no actual RJUE, basta saber ler.

Findo esse prazo, o parecer da entidade externa consultada deixa de ter um caracter vinculativo para a aprovação do projecto.

O problema é que os técnicos do departamento de urbanísmo das Câmaras Municipais raramente tem coragem para passar por cima das entidades externas e dar um parecer positivo.

Então o que acontece é: temos uma lei que ninguém acatou. As entidades continuam a ter todo o tempo de mundo para se pronunciarem - o que potencia situações de possível corrupção. E o governo continua a tentar mudar o mundo por decreto.

 

PS: o Simplex nunca chegou a propor a revogação do Decreto-Lei de 1984, que obriga a retretes turcas nas i.s. de funcionários!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.