Jump to content
Arquitectura.pt


Connecty

Fusão Entre Arquitectura E Paisagismo = Veg.itecture

Recommended Posts

Fusão entre Arquitectura e Paisagismo = Veg.itecture

Ecocities e Veg.itecture é uma forma de arquitetura que integra plantas na estrutura dos edifícios de forma harmoniosa, homogénea e contínua. Resulta de uma fusão entre a arquitetura e o paisagismo. Tem, como é óbvio, um forte impacto ambiental, não só pela beleza gerada, como pelas plantas em si e pelo bem que fazem ao ambiente, ajudando a reduzir os efeitos da poluição, aumentando as sombras e a possibilidade de produção de alimentos e não só.

De acordo com a Landscape+Urbanism, existem quatro elementos que definem a veg.itecture:

1. Utilizar a vegetação como um componente primário da estrutura e telhados dos edifícios.

2. Criar áreas úteis a nível do desenvolvimento urbano através da implementação de plantas nas estruturas.

3. Desvanecer as linhas de fronteira entre os espaços interiores e exteriores através do design.

4. Utilizar estas estratégias de modo a criar benefícios ambientais e sociais, como por exemplo melhorar a qualidade do ar, produzir sombras microclimáticas, promover a produção de alimentos, reduzir o smog, etc.).

No entanto, este é um conceito ainda em desenvolvimento (se bem que não seja um fenómeno novo), existindo diversas opiniões sobre o mesmo.

In Briefing

Share this post


Link to post
Share on other sites

Caríssimos Paisagismo enquanto profissão não existe. Paisagismo enquanto conceito está relacionado com uma corrente de pintura que tem como objecto a vegetação. Está mais ligado a horticultura do que a arquitectura paisagista esta sim na base do landscape urbanism. Não é colocar plantas no tecto ou fazer paredes verdes insustentável que se resolve o problema da canopia urbana e da ilha de calor.... Um bom planeamento urbano evita a utilização de métodos dispendiosos de construção que simplesmente servem para mitigar um problema global.... Devemos planear cidade e não pintar os edifícios de verde... A produção de alimentos associado a este conceito carece de planeamento.. Já alguém pensou a quantidade de metais pesados que tem as nossas hortas urbanas.... Este conceito só funciona se arquitectos arquitectos paisagistas agrónomos engenheiros deixarem de lado determinados preconceitos e trabalharem todos para a aldeia global.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.