Jump to content
Arquitectura.pt


Connecty

Shelterbygg - Escultura Habitável Sustentável E Itinerante

Recommended Posts

ShelterByGG - Escultura habitável sustentável e itinerante
Por Gabriela Gomes



"Shelter ByGG", um projecto com a assinatura da artista Gabriela Gomes traz para o espaço público um objecto escultórico habitável apresentado a partir do dia 24 de Junho até Dezembro, em Guimarães, no âmbito da Capital Europeia da Cultura.

Esta ideia vai de encontro à linha de trabalho da autora que tem como marca caracterísca "converter objectos escultóricos em objectos de design", transformando-­‐os em produtos do quotidiano.

Com "Shelter ByGG", Gabriela Gomes cria um módulo habitável, convidando‐nos a dormir numa escultura instalada no espaço público. O módulo tem um quarto duplo com WC integrado, pensado para o conforto e a privacidade dos utilizadores. A componente estética não fica esquecida e é um dos pontos fortes deste projecto.

Trata‐se de um objecto experimental que cruza a escultura, o design e a arquitectura, desafiando novas experiências de espaço e questionando relações de fruição artistica e de habitação. Desta forma "Shelter ByGG" conjuga conceitos plásticos com a funcionalidade, a sustentabilidade, a partir de uma instalação, uma espécie de "casulo/quarto".

Espera-­se obter com este projecto uma manifestação artistica que proporcione uma experiência inovadora e inesperada enquanto espaço de alojamento, associado a soluções eco‐sustentáveis e à mobilidade.

Na sua construção e funcionamento são visíveis as preocupações ambientais, nomeadamente: a sustentabilidade pela utilização de materiais não poluentes e recicláveis (CORKwall, Aglomerado Expandido de Cortiça, OSB e madeira) e a ecoeficiência energética pelo uso da energia solar -­‐ painéis fotovoltaicos -­ e iluminação com tecnologia LED.

A mobilidade, associada à caracterísca temporária da instalação, torna-­‐o um "objecto itinerante", que numa fase será instalado e apresentado na Guimarães 2012 -­ Capital Europeia da Cultura, mas a sua fácil deslocação num TIR permitirá que circule posteriormente por outros lugares sem necessidade de infraestruturas.

O projecto contou com várias parcerias fundamentais para a sua concretização: Guimarães 2012 ‐ Capital Europeia da Cultura, CeNTI, Amorim, Sonae Indústria, Abel e Manuel Lda, Sanindusa, Colunex, Home Concept, Piodão Group, Arround Knowledge, Ach Brito, Hands on Hearth, Casa da Prisca, Wedi, Expocamping, Vimeiro, ID‐L, Canal 180, Agência de Viagens Gomes Alves, Inserralves.

Mais informação:
http://www.shelterbygg.com

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.