Jump to content
Arquitectura.pt

Francisco Silva

Qual O Melhor Curso De Arquitectura Em Termos De Saída Profissional? Ist Ou Porto?

Recommended Posts

Olá! eu tenho 18 anos e estou a pensar em candidatar-me a arquitectura, mas o meu problema é a empregabilidade. Toda a gente me diz para nao seguir arquitectura porque nao ha emprego, mas numa universidade como o Instituto técnico de Lisboa que tem um taxa de emprego acima dos 90% ou numa universidade com o prestigio que tem a Faculdade de Arquitectura do Porto, ao terminar o curso num destes locais, nao me parece grande impossibilidade arranjar emprego cedo, antes pelo contrário. Outra questão é sobre a qualidade dos cursos. Diz-se que o curso no IST é mais parecido com uma engenharia do que com arquitectura, será isso bom ou mau? alguém que consegue descrever como são estes cursos na realidade, alguem que os experimentado ou mesmo concluido? Obrigado!

Não sei se ainda vou a tempo de te dar conselhos mas aqui vai. Acabei o Mestrado em Arquitectura o ano passado pelo Instituto Superior Técnico e já estou há cerca de um ano à procura de emprego portanto não sei a onde foram buscar esses 90% de empregabilidade. A acrescentar a isso acabei com uma boa média, tenho um bom currículo e portfolio mas até hoje ainda nada. But enough about that :P

O curso no técnico é realmente bastante "técnico" na medida em que recebes uma formação bastante forte em aspecto ligados à engenharia. Só a título de exemplo tens cadeiras como Concepção e Dimensionamento de Estruturas, Resistência de Materiais, Matemática, Física das Construções, etc. Agora, não acho que este tipo de formação seja um inconveniente. Aliás até acho que mais escolas de arquitectura deveriam apostar na engenharia civil como complemento à arquitectura. Mas isso terás de ser tu a decidir.

A escola do Porto tem sem dúvida mais nome, a nível nacional, que o Técnico tendo em conta os arquitectos de nome que lá se formara e leccionaram. O curso do Técnico é ainda relativamente recente (deve ter à volta de 12 anos) de maneira que ainda apanho de vez em quando pessoas que desconheciam a existência de um curso de arquitectura no Técnico.

Eu não quero de maneira nenhuma dissuadir-te em te tornares um arquitecto mas sinto a obrigação de me juntar a essas pessoas que te têm vindo a advertir quanto às dificuldades que este ramo de profissão sente nos tempos de hoje. O problema não é a crise, apesar de não ajudar claro, mas sim a situação insustentável de existirem demasiadas escolas de arquitectura em Portugal. Simplesmente não há procura no mercado de trabalho suficiente para a quantidade enorme de arquitectos que se formam todos os anos.

O meu pessimismo dir-te-ia para não entrares no mundo da arquitectura mas se arquitectura é de facto a tua paixão então acho que deves seguir em frente. Muitas vezes o que distingue um bom profissional de um mau é que um faz as coisas por gosto e o outro não. Aconselho-te no entanto a olhares para outras áreas como complemento à arquitectura. Aconselho-te ainda a explorares ao máximo os teus hobbies, qualquer coisa que te ofereça uma alternativa no caso do futuro se avizinhar incerto para ti. E se surgir uma oportunidade de saires de Portugal não penses duas vezes :P

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.