Jump to content
Arquitectura.pt


Connecty

Príncipe De Astúrias Das Artes Distingue Arq. Rafael Moneo

Recommended Posts

Príncipe de Astúrias das Artes distingue Arq. Rafael Moneo



O Prémio Príncipe de Astúrias das Artes de 2012 distingue o arquiteto espanhol Rafael Moneo, em reconhecimento pela obra de «dimensão universal», segundo anunciou a fundação esta quarta-feira.

O arquiteto, natural de Tudela (Navarra) e que hoje completa 75 anos, assinou obras como o Kursaal de San Sebastián, a catedral de Los Angeles (na imagem), o Museu Romano de Mérida, além dos projetos de ampliação da estação de Atocha e do Museu do Prado, ambos em Madrid.

Moneo, o mais respeitado dos arquitectos espanhóis, adiciona o Príncipe das Astúrias a outros como um Pritzker (1996) e o prémio Mies van der Rohe (2011).

Segundo a nota da fundação que atribui o galardão, o premiado é definido como um arquiteto de «dimensão universal (…), conjugando estética e funcionalidade». A obra depurada de Moneo «enriquece os espaços urbanos».

Entre as 39 candidaturas apresentadas ao Príncipe de Astúrias das Artes de 2012 estavam os nomes de algumas mulheres, entre os quais o de Paula Rego.

In Diário Digital

Share this post


Link to post
Share on other sites

Arquitecto Rafael Moneo vence Prémio Príncipe das Astúrias 2012

O arquitecto espanhol Rafael Moneo, 75 anos, conquistou hoje o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes 2012, anunciou o júri do galardão, em Oviedo, Espanha.
Nesta 32.ª edição do galardão no domínio das artes, à qual concorriam 39 candidaturas de 25 países - trinta homens, cinco mulheres e quatro instituições - figuravam a pintora portuguesa Paula Rego, a bailarina cubana Alicia Alonso, os pintores Jasper Jones, o arquiteto Frank O.Gehry e o desenhador industrial Philippe Starck.

O prémio, composto por 50 mil euros e uma escultura do artista espanhol Joan Miró, será entregue no final de Outubro por Felipe de Borbón, príncipe das Astúrias, numa cerimónia no Teatro Campoamor de Oviedo.

O maestro italiano Ricardo Muti foi o vencedor deste prémio no ano passado.

«É um presente com o qual não contava. Foi uma surpresa», disse o vencedor à agência EFE.

De acordo com a justificação do júri, enviada à agência Lusa pela Fundação Príncipe das Astúrias, Rafael Moneo recebeu o galardão pela sua «dimensão universal, cuja obra enriquece os espaços urbanos com uma arquitectura serena e limpa».

«Reconhecido no âmbito académico e profissional, Moneo deixa um traço próprio em cada uma das suas criações, conjugando estética com funcionalidade, especialmente nos interiores diáfanos, que servem de marca nas grandes obras da cultura e do espírito».

Nascido em Tudela (Navarra), em 1937, Rafael Moneo é o quinto arquiteto a receber este galardão, depois de Norman Foster (2009), Santiago Calatrava (1999), Francisco Javier Sáenz de Oiza (1993) e Óscar Niemeyer (1989).

Estudou na Escola Superior de Arquitetura de Madrid e é considerado um arquiteto de vanguarda, tendo assinado projetos como o Museu de Arte Romano de Mérida (1986), a estação de Atocha de Madrid (1992), o aeroporto de San Pablo, em Sevilla (1992), a ampliação do Museu do Prado (2006) e o Novo Museu do Teatro Romano de Cartagena (2008).

Entre os projectos internacionais figuram o Museu de Arte Moderna e Arquitectura de Estocolmo (1998), a Catedral de Nossa Senhora de Los Angeles, nos Estados Unidos ( 1996), a Biblioteca da Universidade de Lovaina (Bélgica, 1998) e a ampliação do Museu de Belas Artes de Houston, também nos Estados Unidos (2000).

Em edições anteriores do Prémio Príncipe das Astúrias das Artes foram galardoados o escultor Richard Serra, o arquitecto Norman Foster e o cineasta Woody Allen, o músico Paco de Lucía, a cantora Bárbara Hendricks e os atores Vittorio Gassmann e Fernando Fernán Gómez.

Além das artes, os prémios Príncipes das Astúrias são atribuídos em mais sete áreas, cujos vencedores serão anunciados na próxima semana: as letras, comunicação e humanidades, ciências sociais, investigação científica e técnica, concórdia, desportos e cooperação internacional.

Lusa/SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=48928

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.