Jump to content
Arquitectura.pt


Connecty

Príncipe De Astúrias Das Artes Distingue Arq. Rafael Moneo

Recommended Posts

Príncipe de Astúrias das Artes distingue Arq. Rafael Moneo



O Prémio Príncipe de Astúrias das Artes de 2012 distingue o arquiteto espanhol Rafael Moneo, em reconhecimento pela obra de «dimensão universal», segundo anunciou a fundação esta quarta-feira.

O arquiteto, natural de Tudela (Navarra) e que hoje completa 75 anos, assinou obras como o Kursaal de San Sebastián, a catedral de Los Angeles (na imagem), o Museu Romano de Mérida, além dos projetos de ampliação da estação de Atocha e do Museu do Prado, ambos em Madrid.

Moneo, o mais respeitado dos arquitectos espanhóis, adiciona o Príncipe das Astúrias a outros como um Pritzker (1996) e o prémio Mies van der Rohe (2011).

Segundo a nota da fundação que atribui o galardão, o premiado é definido como um arquiteto de «dimensão universal (…), conjugando estética e funcionalidade». A obra depurada de Moneo «enriquece os espaços urbanos».

Entre as 39 candidaturas apresentadas ao Príncipe de Astúrias das Artes de 2012 estavam os nomes de algumas mulheres, entre os quais o de Paula Rego.

In Diário Digital

Share this post


Link to post
Share on other sites

Arquitecto Rafael Moneo vence Prémio Príncipe das Astúrias 2012

O arquitecto espanhol Rafael Moneo, 75 anos, conquistou hoje o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes 2012, anunciou o júri do galardão, em Oviedo, Espanha.
Nesta 32.ª edição do galardão no domínio das artes, à qual concorriam 39 candidaturas de 25 países - trinta homens, cinco mulheres e quatro instituições - figuravam a pintora portuguesa Paula Rego, a bailarina cubana Alicia Alonso, os pintores Jasper Jones, o arquiteto Frank O.Gehry e o desenhador industrial Philippe Starck.

O prémio, composto por 50 mil euros e uma escultura do artista espanhol Joan Miró, será entregue no final de Outubro por Felipe de Borbón, príncipe das Astúrias, numa cerimónia no Teatro Campoamor de Oviedo.

O maestro italiano Ricardo Muti foi o vencedor deste prémio no ano passado.

«É um presente com o qual não contava. Foi uma surpresa», disse o vencedor à agência EFE.

De acordo com a justificação do júri, enviada à agência Lusa pela Fundação Príncipe das Astúrias, Rafael Moneo recebeu o galardão pela sua «dimensão universal, cuja obra enriquece os espaços urbanos com uma arquitectura serena e limpa».

«Reconhecido no âmbito académico e profissional, Moneo deixa um traço próprio em cada uma das suas criações, conjugando estética com funcionalidade, especialmente nos interiores diáfanos, que servem de marca nas grandes obras da cultura e do espírito».

Nascido em Tudela (Navarra), em 1937, Rafael Moneo é o quinto arquiteto a receber este galardão, depois de Norman Foster (2009), Santiago Calatrava (1999), Francisco Javier Sáenz de Oiza (1993) e Óscar Niemeyer (1989).

Estudou na Escola Superior de Arquitetura de Madrid e é considerado um arquiteto de vanguarda, tendo assinado projetos como o Museu de Arte Romano de Mérida (1986), a estação de Atocha de Madrid (1992), o aeroporto de San Pablo, em Sevilla (1992), a ampliação do Museu do Prado (2006) e o Novo Museu do Teatro Romano de Cartagena (2008).

Entre os projectos internacionais figuram o Museu de Arte Moderna e Arquitectura de Estocolmo (1998), a Catedral de Nossa Senhora de Los Angeles, nos Estados Unidos ( 1996), a Biblioteca da Universidade de Lovaina (Bélgica, 1998) e a ampliação do Museu de Belas Artes de Houston, também nos Estados Unidos (2000).

Em edições anteriores do Prémio Príncipe das Astúrias das Artes foram galardoados o escultor Richard Serra, o arquitecto Norman Foster e o cineasta Woody Allen, o músico Paco de Lucía, a cantora Bárbara Hendricks e os atores Vittorio Gassmann e Fernando Fernán Gómez.

Além das artes, os prémios Príncipes das Astúrias são atribuídos em mais sete áreas, cujos vencedores serão anunciados na próxima semana: as letras, comunicação e humanidades, ciências sociais, investigação científica e técnica, concórdia, desportos e cooperação internacional.

Lusa/SOL

http://sol.sapo.pt/inicio/Cultura/Interior.aspx?content_id=48928

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.