Jump to content
Arquitectura.pt


JVS

Rio Maior | Mina Do Espadanal | ?

Recommended Posts

Sociedade

24 Mar 2012, 09:10h

Fundação DOCOMOMO Ibérico defende classificação da Mina do Espadanal
A Fundação DOCOMOMO Ibérico considera que o conjunto edificado composto pela antiga fábrica de briquetes e plano inclinado de extracção da Mina do Espadanal, edificado entre 1951 e 1955, possui grande “qualidade arquitectónica”, como comprova a sua inclusão pela Ordem dos Arquitectos no Inquérito à Arquitectura em Portugal no Século XX (IAPXX), realizado em 2006, e solicita às entidades competentes que “iniciem, com a maior urgência, os procedimentos necessários para a sua classificação e conservação”.
Em carta dirigida à Câmara de Rio Maior, em 12 de Março, com conhecimento da EICEL 1920 – Associação para a Defesa do Património Mineiro, Industrial e Arquitectónico, a Fundação DOCOMOMO Ibérico - (Documentation and Conservation of buildings, sites and neighbourhoods of the Modern Movement) manifesta ainda a sua “preocupação” pelo estado em que se encontra aquele conjunto edificado, situado na avenida Dr. Mários Soares, devido à “pela ausência de reconhecimento legal do seu valor patrimonial, defendido em parecer emitido a 5 de Julho de 2006 pelo antigo Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR)”.

Em comunicado, a EICEL 1920 explica que a DOCOMOMO é uma organização internacional criada na Holanda em 1989 com o objectivo de inventariar, proteger e divulgar o património arquitectónico do movimento moderno.

“A coordenação desta organização para os territórios de Espanha e Portugal é assumida pela Fundação DOCOMOMO Ibérico, com sede em Barcelona, que vem impulsionando programas de documentação e conservação da arquitectura e urbanismo do movimento moderno em colaboração com entidades e instituições públicas dos dois países”, pode-ler-se.
Entre as iniciativas desenvolvidas destaca-se a promoção da análise científica do património da modernidade em congressos internacionais organizados desde a década de 90, bem como actividade editorial, com a publicação de monografias temáticas dedicadas à arquitectura da indústria, da habitação e dos equipamentos, acrescenta a nota da EICEL 1920.


in http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=50531&idSeccao=479&Action=noticia

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.