Jump to content
Arquitectura.pt

ARufino

Legislação De Segurança Em Edifício De Habitação

Recommended Posts

Bons dias, Sou novo neste forum e antes de mais peço desculpas se este tópico não está criado no sitio certo. Sou estudante de arquitectura e recentemente surgiu-me uma duvida à qual não encontro resposta clara na legislação em vigor (talvez por falta de jeito da minha parte em consultar legislação): Em termos de segurança contra incêndios, uma garagem num prédio de habitação, em que toda ela funcione ao nível da cota de rua, o portão é considerado como elemento de evacuação de fumos? Obrigado

Será... mas não bastará. A ventilação passiva para o controlo de fumos nas UT II, tem de obedecer aos critérios do RT-SCIE, pelo que terá de prever vãos/ aberturas (admissão e extração) dispostos em fachadas opostas, devidamente dimensionadas e implantadas de acordo com o regulamento supracitado. Presumo que estás a falar de Estacionamento, integrado num edificio multifamiliar. Pois se estiver a falar de estacionamento em edificio unifamiliar, a coisa muda de cenário. como Nota: nas definições de SCIE, "garagem", é o equivalente a oficina de reparação e manutenção automóvel. Por isso passei a designar de estacionamento. ;)

Será... mas não bastará.
A ventilação passiva para o controlo de fumos nas UT II, tem de obedecer aos critérios do RT-SCIE, pelo que terá de prever vãos/ aberturas (admissão e extração) dispostos em fachadas opostas, devidamente dimensionadas e implantadas de acordo com o regulamento supracitado.

Presumo que estás a falar de Estacionamento, integrado num edificio multifamiliar. Pois se estiver a falar de estacionamento em edificio unifamiliar, a coisa muda de cenário.

como Nota: nas definições de SCIE, "garagem", é o equivalente a oficina de reparação e manutenção automóvel. Por isso passei a designar de estacionamento. ;)