Jump to content
Arquitectura.pt

ARufino

Legislação De Segurança Em Edifício De Habitação

Recommended Posts

Bons dias, Sou novo neste forum e antes de mais peço desculpas se este tópico não está criado no sitio certo. Sou estudante de arquitectura e recentemente surgiu-me uma duvida à qual não encontro resposta clara na legislação em vigor (talvez por falta de jeito da minha parte em consultar legislação): Em termos de segurança contra incêndios, uma garagem num prédio de habitação, em que toda ela funcione ao nível da cota de rua, o portão é considerado como elemento de evacuação de fumos? Obrigado

Será... mas não bastará. A ventilação passiva para o controlo de fumos nas UT II, tem de obedecer aos critérios do RT-SCIE, pelo que terá de prever vãos/ aberturas (admissão e extração) dispostos em fachadas opostas, devidamente dimensionadas e implantadas de acordo com o regulamento supracitado. Presumo que estás a falar de Estacionamento, integrado num edificio multifamiliar. Pois se estiver a falar de estacionamento em edificio unifamiliar, a coisa muda de cenário. como Nota: nas definições de SCIE, "garagem", é o equivalente a oficina de reparação e manutenção automóvel. Por isso passei a designar de estacionamento. ;)

Será... mas não bastará.
A ventilação passiva para o controlo de fumos nas UT II, tem de obedecer aos critérios do RT-SCIE, pelo que terá de prever vãos/ aberturas (admissão e extração) dispostos em fachadas opostas, devidamente dimensionadas e implantadas de acordo com o regulamento supracitado.

Presumo que estás a falar de Estacionamento, integrado num edificio multifamiliar. Pois se estiver a falar de estacionamento em edificio unifamiliar, a coisa muda de cenário.

como Nota: nas definições de SCIE, "garagem", é o equivalente a oficina de reparação e manutenção automóvel. Por isso passei a designar de estacionamento. ;)

Boas, Antes de mais obrigado pela ajuda. Sim estou a falar de habitação multifamiliar. Acontece que como as cotas de entrada do estacionamento são inferiores às cotas de entrada do edifício, este na zona de estacionamento só tem uma frente logo só tem uma disposição de vãos para a evacuação de fumos. Levanto esta questão pela utilização cada vez mais frequente de automóveis a GPL e embora a legislação permita o estacionamento deste tipo de veículos em garagens e parques cobertos que tenham ventilação natural ao nível de tecto e pavimento, não sei até que ponto posso adaptar o meu projecto à legislação em vigor. Bem sei que estou a ir longe de mais, até porque nada disto é pedido no exercício académico mas gosto de perceber as condicionantes legais a que estarei obrigado num futuro espero que próximo!