Jump to content
Arquitectura.pt


fdiogo

Trabalhar No Brasil - Pedido De Informações

Recommended Posts

Olá a todos, Eu sou arquitecta à 5 anos, e como tantos outros arquitectos portugueses, estou desempregada. Tem-se falado muito nos meios de comunicação àcerca dos portugueses imigrarem para o Brasil, principalmente os que se encontram ligados à área da construção. Eu ouço falar muito de imigrar mas, não sei que medidas tomar para o conseguir. Eu gostaria, por conseguinte, de pedir algumas informações e ajuda, ou seja, onde é que eu procuro colocação para ir para o Brasil ou até para outros países estrangeiros? Não se pode simplesmente fazer a mala e partir para um país estrageiro sem ter nada de certo, penso eu... Procuro em sites brasileiros de emprego e / ou em sites de empresas brasileiras? É comum elas (empresas) contratarem arquitectos de tão longe e será seguro para quem vai para o outro lado do Atlântico, ir desta forma?! Ou a melhor maneira é procurar emprego numa empresa portuguesa que tenha lá obras? Já me falaram para ir ao consulado brasileiro... Alguém está ou esteve, ou conhece quem já tenha estado no Brasil a trabalhar em arquitectura? Como funcionam as coisas? Gostava que alguém me pudesse dar informações e dicas como proceder em relação a este assunto. Obrigada. :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Há pouco tempo atrás houve um seminário na OA sobre o processo de emigração e trabalho no Brasil, não sei se teve oportunidade de ir assistir de maneira que deixo aqui a informação. Espero que ainda lhe seja útil.

 

O que me ficou desse seminário é que se trata de um processo demorado visto que é necessário o reconhecimento das habilitações literárias por uma universidade brasileira seguido da inscrição na ordem dos arquitectos brasileira. Ao todo, o processo poderá demorar entre 3 e 4 anos até uma pessoa estar apta a trabalhar na total capacidade das suas funções e de acordo com a sua experiência e habilitações. Acredito no entanto que muita gente parte e ficam lá a trabalhar temporariamente noutras áreas enquanto espera que o processo termine. Além disto, ao que percebi, o governo brasileiro impõe às empresas a protecção da mão de obra nacional pelo que têm uma política de 2 para 1, ou seja, uma empresa só poderá contratar um português, por exemplo, se existirem dois brasileiros nessa empresa, 2 portugueses se existirem 4 brasileiros, etc. O problema que há no Brasil não é não haver mão de obra, por disso eles têm muita, mas sim de mão de obra especializada, daí que tanto se tem falado de procura de trabalho no Brasil.

 

Aconselho a se dirigir à embaixada Brasileira onde estou certo de serem capazes de lhe fornecer mais informações.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.