Jump to content
Arquitectura.pt

fdiogo

Trabalhar No Brasil - Pedido De Informações

Recommended Posts

Olá a todos, Eu sou arquitecta à 5 anos, e como tantos outros arquitectos portugueses, estou desempregada. Tem-se falado muito nos meios de comunicação àcerca dos portugueses imigrarem para o Brasil, principalmente os que se encontram ligados à área da construção. Eu ouço falar muito de imigrar mas, não sei que medidas tomar para o conseguir. Eu gostaria, por conseguinte, de pedir algumas informações e ajuda, ou seja, onde é que eu procuro colocação para ir para o Brasil ou até para outros países estrangeiros? Não se pode simplesmente fazer a mala e partir para um país estrageiro sem ter nada de certo, penso eu... Procuro em sites brasileiros de emprego e / ou em sites de empresas brasileiras? É comum elas (empresas) contratarem arquitectos de tão longe e será seguro para quem vai para o outro lado do Atlântico, ir desta forma?! Ou a melhor maneira é procurar emprego numa empresa portuguesa que tenha lá obras? Já me falaram para ir ao consulado brasileiro... Alguém está ou esteve, ou conhece quem já tenha estado no Brasil a trabalhar em arquitectura? Como funcionam as coisas? Gostava que alguém me pudesse dar informações e dicas como proceder em relação a este assunto. Obrigada. :)

Há pouco tempo atrás houve um seminário na OA sobre o processo de emigração e trabalho no Brasil, não sei se teve oportunidade de ir assistir de maneira que deixo aqui a informação. Espero que ainda lhe seja útil.

O que me ficou desse seminário é que se trata de um processo demorado visto que é necessário o reconhecimento das habilitações literárias por uma universidade brasileira seguido da inscrição na ordem dos arquitectos brasileira. Ao todo, o processo poderá demorar entre 3 e 4 anos até uma pessoa estar apta a trabalhar na total capacidade das suas funções e de acordo com a sua experiência e habilitações. Acredito no entanto que muita gente parte e ficam lá a trabalhar temporariamente noutras áreas enquanto espera que o processo termine. Além disto, ao que percebi, o governo brasileiro impõe às empresas a protecção da mão de obra nacional pelo que têm uma política de 2 para 1, ou seja, uma empresa só poderá contratar um português, por exemplo, se existirem dois brasileiros nessa empresa, 2 portugueses se existirem 4 brasileiros, etc. O problema que há no Brasil não é não haver mão de obra, por disso eles têm muita, mas sim de mão de obra especializada, daí que tanto se tem falado de procura de trabalho no Brasil.

Aconselho a se dirigir à embaixada Brasileira onde estou certo de serem capazes de lhe fornecer mais informações.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.