Jump to content
Arquitectura.pt


Primeiro projecto


I love távora

Recommended Posts

Caros utilizadores, Venho por este meio solicitar o vosso aconselhamento para algumas questões que surgiram durante a minha prática enquanto arquitecta jovem e inexperiente. Tenho neste momento a oportunidade de participar na elaboração de um projecto de recuperação/ ampliação de uma moradia unifamiliar. Vou reunir com o cliente brevemente e gostaria de ser o mais clara possível explicando-lhe as várias fases do projecto, honorários, e relação entre a arquitectura e as especialidades. A minha primeira questão prende-se com o facto de saber se tenho que estar colectada nas Finanças em regime de recibos verdes, ou se posso passar um Acto Único, referente à prestação deste serviço? Apesar de ter acompanhado/elaborado durante estes 2 anos vários projectos de execução e licenciamento, ao nível do projecto e peças desenhadas, tenho algumas dúvidas em relação ao processo em si, pois nunca tratei das questões burocráticas. Gostaria de acompanhar o projecto em todas as fases, e de acompanhar o projecto das especialidades. Como deverei proceder? Tratar de subcontratar uma empresa de Engenharia para os projectos de especialidades (informando sempre o cliente), e deste modo conseguir uma melhor solução entre arquitectura e as especialidades? Agradeço o vosso aconselhamento sobre estas questões. E outras dicas que me possa dar. Obrigada

Link to comment
Share on other sites

quanto ao resto a formação obrigatória da OA, deve ter-lhe dado algumas respostas. relativamente às Finanças, se no ano fiscal estiver a pensar apenas "facturar" um único serviço, pode ser através de acto único. O valor do acto único está sujeito ao regime de IVA ( Preço base + 23%) com acto único não lhe interessa subcontratar outros serviços, visto não poder abater os encargos. A arquitectura deve ser sempre elaborada através de equipa multidisciplinar, mais importante ainda sendo uma Arquitecta recente, sem prática profissional. Para si possivelmente, será mais frutuoso. passar esse acto único ao gab de engenharia, e o Gab, factura integralmente ao Cliente final.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Obrigada pela resposta, Infelizmente existem muitas questões neste inicio de actividade, que nunca foram mencionadas na Formação da OA, nem durante os 6 anos de Faculdade, nem durante o Estágio, nem agora mesmo que trabalho num gabinete de arquitectura. No antigo gabinete trabalhavamos com uma equipa de Engenharia, mas a parte burocrática não passava por mim, por isso todas estas dúvidas. Para além disso é a primeira vez que vou trabalhar sozinha e em que vou ser coordenadora do projecto. Daí as minhas dúvidas. Quanto ao acto único, já sabia do IVA, pois já passei por 2 vezes actos únicos. No entanto já pedi explicações e aconselhamento na Ordem. Cumpts

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Olá! Sou arquitecta e depois de vários estágios em gabinetes e Câmara Municipais que não deram em nada, decidi finalmente começar a trabalhar por conta própria. Tenho muitas dúvidas em relação ás fases seguintes á arquitectura pois não tenho conhecimentos com engenheiros, empresas de construção, etc. Será que alguém me podia explicar como funciona? Será que depois de elaborar todo o projecto de arquitectura devo contratar alguém que me faça as especialidades e posteriormente a empresa de construção? Ou posso simplesmente elaborar projectos de arquitectura e o resto ficar a encargo do cliente? Preciso de uma ajuda...please! Cumprimentos e obrigada

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.