Jump to content
Arquitectura.pt


reason

Programa de Bolsas de Investigação 2011/2012

Recommended Posts

Imagem colocada

A Fundação da Juventude, em parceria com a Ordem dos Arquitectos/ Secção Regional do Norte, promove mais uma edição do Programa de Bolsas de Arquitectura, entre 2011 e 2012, atribuindo até 10 Bolsas no valor de 1.500EUR cada.

Trata-se de um Programa de Bolsas de Investigação na Área da Cidade e da Arquitectura, destinado a jovens arquitectos (até aos 35 anos) na realização de um trabalho inédito de investigação, tendo como objecto de estudo o património arquitectónico de vários munícipios parceiros.

Pretende-se a realização de trabalhos inéditos de investigação que permitam um conhecimento aprofundado sobre o modo como o património arquitectónico do século XX marcou ou “fez cidade” em Portugal. O arco temporal a analisar está simbolicamente balizado entre as datas da Implantação da República em 5 de Outubro de 1910 e da Revolução de 25 de Abril de 1974, considerando que os períodos anteriores estão já consideravelmente caracterizados pela historiografia, e que os posteriores não permitem, ainda, o distanciamento histórico necessário a uma consensual avaliação patrimonial.

Pretende-se, naquele arco temporal, que a investigação incida sobre conjuntos de edifícios ou de espaços edificados que se articulem dentro de uma determinada realidade urbana e/ou paisagística, por contiguidade física, ou, embora distanciados, por estabelecerem um itinerário ou circuito de visita de evidente valor cultural para a região – entre outros, exemplos como: conjuntos de equipamentos sociais, culturais, religiosos, lúdicos ou turísticos; conjuntos industriais ou equipamentos de produção energética; equipamentos e infra-estruturas ligadas ao transporte de pessoas e bens; conjuntos de habitação colectiva que traduzam uma estratégia ou uma política urbana de uma época; ou conjuntos de casas unifamiliares que documentem um período relevante da cultura arquitectónica portuguesa.

Mais informações contacte palaciodasartes@fjuventude.pt, ou ligue para 22 202 23 80.

http://www.fjuventude.pt/pagnoticias-394-programa-de-bolsas-de-investigacao

Share this post


Link to post
Share on other sites

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.