Jump to content
Arquitectura.pt


casa pszolkovi


margarida

Recommended Posts

"a casa pszolkovi situa-se numa pequena localidade, nas proximidades de praga,a capital checa. esta habitação, cuja fachada sugere um tabuleiro de xadrezou, se vista em 3d, um cubo rubik negro e branco, foi gizado pelos arquitectos do atelier hsh architekti"

aki fica um site com imagens deste cubo mágico

http://www.hsharchitekti.cz/hsh/bydleni/beroun.html

Link to comment
Share on other sites

Aquilo que esta casa deve ter de interessante é a pormenorização, porque, tal como o kan, parece demasiado descontextualizada... Mesmo ao nível da vivência do espaço parece demasiado condicionada pela "regra" do quadrado...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

É notável a maneira como o exercício foi resolvido. Digo isto pois no âmbito deste primeiro semestre foi-nos lançado um exercício identico, com a diferença de que seria um cubo com 9x9x9, sendo claro cada divisão de 3x3x3, e em que seria obrigatorio criar uma linha continua, ou percurso, e seria também obrigatório retirar pelo menos 1/3 dos cubos de 3x3x3, e a dificuldade que parece não existir, surge a cada canto, a cada curva e em cada divisão.

Link to comment
Share on other sites

E uma arquitectura que revela uma atitude muito contemporanea em relacao a envolvente. Mas isso nao e o que se destaca neste projecto. O que se destaca e o facto de ser um objecto multicelular. Cada cubo corresponde a uma funcao e ai e que esta a essencia do projecto.

Link to comment
Share on other sites

Interessante, é o verdadeiro exercicio do módulo. Parece demasiado normativo mas no fundo há uma serie de cubos irrepetiveis com funçoes proprias. É uma ideia que parte de principios básicos, que qualquer um idealiza mas dificilmente a realiza. Há a velha questão de que pode estar ali como poderia estar noutro sitio qualquer, mas se está ali já é uma realidade da paisagem.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.