Jump to content
Arquitectura.pt


Connecty

Manuel Vicente, trama e emoção | Exposição

Recommended Posts

Manuel Vicente, trama e emoção | Exposição
21 de novembro a 30 de dezembro de 2011
Galeria de exposições da FAUP

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, FAUP, acolhe a primeira exposição retrospectiva da obra de arquitectura de Manuel Vicente. A exposição integra o Programa “Manuel Vicente, trama e emoção”, co-organizado pelo Centro de Documentação de Urbanismo e Arquitectura da Universidade do Porto.

Manuel Vicente (Lisboa, 1934) é um dos mais importantes arquitectos portugueses contemporâneos, reconhecido a nível nacional com o Prémio AICA/Ministério da Cultura e internacionalmente com a Medalha de Ouro da ARCASIA (Architects Regional Council of Asia). A exposição apresenta projectos elaborados entre 1961 e 2011; cinquenta anos de trabalho que atravessam a história sócio-politica do Portugal contemporâneo, entre Portugal e Macau.
A exposição é composta por desenhos originais que estabelecem uma linha cronológica aparente; maquetas que constroem um território entre Macau e Lisboa; painéis ilustrando trabalhos executados que propõem uma estrutura de leitura para toda a obra; e o filme “Learning from Macau #1 e #2” que constituí uma reflexão sobre arquitectura e o lugar dos espaços construídos em Macau.

Orfanato Helen Liang, Habitação Weinstein, Junta de Freguesia da Parede, UNOR26, SAAL da Quinta do Bacalhau, CHC, 1980, Fai Chi Kei, Teledifusão de Macau, Casa dos Bicos, Arquivo Histórico de Macau, EXPO 98, Bombeiros da Areia, Praça Nam Vam, são algumas das obras presentes nesta exposição.

Os desenhos apresentados na exposição fazem parte do Fundo Documental Manuel Vicente do Centro Documentação de Urbanismo e Arquitectura/ FAUP, cuja identificação e sistematização foi efectuada no inicio de 2011 no âmbito do Programa “Manuel Vicente, trama e emoção”.
O livro “Manuel Vicente, trama e emoção” (Caleidoscópio, 2011), completa a leitura proposta na exposição.

A exposição é itinerante e foi apresentada pela primeira vez no Museu do Oriente (Junho/Agosto 2011).

Sessão de abertura da Exposição
21 de Novembro, 18h30, Auditório Fernando Távora
Manuel Vicente, Sergio Fernandez e Jorge Figueira conversam sobre arquitectura, após apresentação do filme “Learning from Macau #1 e #2”, realizado por José Maçãs de Carvalho.

Local: Galeria de Exposições da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.
Via Panorâmica S/N, 4150-755 Porto
Horário: 2ª a 6ª feira, 9h00 – 20h00, excepto feriados. Entrada livre

Comissário da exposição: João Carlos Afonso.
Organização: Atalho, Laboratório de Arquitectura e Urbanismo
Co-organização: Centro de Documentação de Urbanismo e Arquitectura da FAUP e Departamento de Arquitectura e Urbanismo do ISCTE.
Projecto financiado pela Direcção Geral das Artes.

Mais informações em: www.arq.up.pt

Share this post


Link to post
Share on other sites

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.