Jump to content
Arquitectura.pt


davidass

Director de Fiscalização

Recommended Posts

boa tarde a todos. agradecia a V/ ajuda para o seguinte. A pedido de um colega, assinei um TR de uma direcção de fiscalização para uma obra do vizinho desse colega. O pedido de emissão de licença para a obra foi efectuado em Junho, assim pedi ao dono de obra que me comunica-se quando sai-se a licença para darmos inicio a obra. A verdade é que no início de Setembro lá sai-o a licença, mas qual não é o meu espanto quando vou ao local e verifico que a obra já estava concluída (tratava-se apenas da construção de um anexo a moradia existente para servir de garagem). Ainda por cima o dono de obra acrescentou uma pequena pala de ensombramento em todo o comprimento que não estava prevista na arquitectura. Agora dono de obra está a pedir que lhe preencha o livro de obra e que lhe assine o termo de encerramento da obra. Hoje ligou-me um pouco aflito porque foi lá um fiscal da C.M. que verificou que a obra estava concluída e que tem alguma irregularidades (a tal pala, presumo eu) e vai efectuar um relatório sobre o facto. Agradecia ajuda para perceber como é que consigo resolver esta situação? Porque relativamente a construção em si não tenho problemas até porque tenho conhecimento e confiança no empreiteiro que a executou.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Na minha opinião tem duas hipóteses: - ou retira o termo e descarta-se das responsabilidades ás quais está inerente, que o cliente/amigo não lhe comunicou previamente; - ou efectua o licenciamente do anexo com um projecto de alterações/telas finais, dependendo também do técnico camarário, e fica com a situação legalizada.

Share this post


Link to post
Share on other sites

...Pois é.... acontece. E cobrou o serivço? Já falou com o autor do projecto de arquitectura?!, para saber se existe problemas no licenciamento dessas alterações.... a pala pode não ser possivel. Eu não assinava qualquer documento até ter algumas luzes sobre o sucedido. Pelos vistos não foi notificado do começo dos trabalhos de construção civil. Eo director técnico da obra?!? já falou com ele? que é que o DTO escreveu, se é que escreveu no livro de obra? PS: Você assumiu apenas a DFO, certo? a DTO é do tecnico no quadro de pessoal do empreiterio geral. Certo?

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boa tarde a todos O DTO nem se quer o conheço. e pelo que sei nunca lá deve ter posto os pés. acho que em primeiro vou tentar saber quem foi o fiscal da C.M que foi lá e perceber qual é o problema e que solução é que ele possa ter para o referido problema. E provavelmente terei de falar com o arqt.º para perceber se a tal pala pode ser um problema. porque se for, para mim é fácil o dono de obra que a mande demolir...;). Obrigado a todos pelas V/ respostas

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.