Jump to content
Arquitectura.pt

davidass

Director de Fiscalização

Recommended Posts

boa tarde a todos. agradecia a V/ ajuda para o seguinte. A pedido de um colega, assinei um TR de uma direcção de fiscalização para uma obra do vizinho desse colega. O pedido de emissão de licença para a obra foi efectuado em Junho, assim pedi ao dono de obra que me comunica-se quando sai-se a licença para darmos inicio a obra. A verdade é que no início de Setembro lá sai-o a licença, mas qual não é o meu espanto quando vou ao local e verifico que a obra já estava concluída (tratava-se apenas da construção de um anexo a moradia existente para servir de garagem). Ainda por cima o dono de obra acrescentou uma pequena pala de ensombramento em todo o comprimento que não estava prevista na arquitectura. Agora dono de obra está a pedir que lhe preencha o livro de obra e que lhe assine o termo de encerramento da obra. Hoje ligou-me um pouco aflito porque foi lá um fiscal da C.M. que verificou que a obra estava concluída e que tem alguma irregularidades (a tal pala, presumo eu) e vai efectuar um relatório sobre o facto. Agradecia ajuda para perceber como é que consigo resolver esta situação? Porque relativamente a construção em si não tenho problemas até porque tenho conhecimento e confiança no empreiteiro que a executou.

Na minha opinião tem duas hipóteses: - ou retira o termo e descarta-se das responsabilidades ás quais está inerente, que o cliente/amigo não lhe comunicou previamente; - ou efectua o licenciamente do anexo com um projecto de alterações/telas finais, dependendo também do técnico camarário, e fica com a situação legalizada.

...Pois é.... acontece. E cobrou o serivço? Já falou com o autor do projecto de arquitectura?!, para saber se existe problemas no licenciamento dessas alterações.... a pala pode não ser possivel. Eu não assinava qualquer documento até ter algumas luzes sobre o sucedido. Pelos vistos não foi notificado do começo dos trabalhos de construção civil. Eo director técnico da obra?!? já falou com ele? que é que o DTO escreveu, se é que escreveu no livro de obra? PS: Você assumiu apenas a DFO, certo? a DTO é do tecnico no quadro de pessoal do empreiterio geral. Certo?

Boa tarde a todos O DTO nem se quer o conheço. e pelo que sei nunca lá deve ter posto os pés. acho que em primeiro vou tentar saber quem foi o fiscal da C.M que foi lá e perceber qual é o problema e que solução é que ele possa ter para o referido problema. E provavelmente terei de falar com o arqt.º para perceber se a tal pala pode ser um problema. porque se for, para mim é fácil o dono de obra que a mande demolir...;). Obrigado a todos pelas V/ respostas

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.