Jump to content
Arquitectura.pt

CCoelho

Área Habitável

Recommended Posts

Bom dia, encontro-me a fazer um projecto de licenciamento Arquitectonico, onde tenho de preencher a "ficha estatística" Q3, inquérito aos projectos de obras de edificação e demolição. A duvida prende-se no conceito de área habitável pedido no ponto 8.3. O meu conceito de área habitavel é toda a área destinada ao exercicio de funções que impliquem uma longa permanencia... isto exclui I.S., arrumos, etc.. Ora segundo um colega, o que "eles" pretendem é a área util... ;) ...e assim não me entendo. Opiniões precisam-se obrigados

coelho..
retirado do Glossário do INE, portanto igual à definição de Ah do RGEU:
Área habitável do fogo (Ah)
É a soma das áreas dos compartimentos da habitação, com excepção de vestíbulos, circulações interiores, instalações sanitárias, arrumos e outros compartimentos de função similar, e mede-se pelo perímetro interior das paredes que limitam o fogo, descontando encalços até 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas.
Fonte: Regulamento Geral das Edificações Urbanas. Decreto-Lei n.º 650/75, de 18 de Novembro. Alínea c) do n.º 2 do artigo 67.º.

AU é diferente de Ah
Mais uma vez, do glossa´rio do INE:
Área útil do fogo (Au)
É a soma das áreas de todos os compartimentos da habitação, incluindo vestíbulos, circulações interiores, instalações sanitárias, arrumos, outros compartimentos de função similar e armários nas paredes, e mede-se pelo perímetro interior das paredes que limitam o fogo, descontando encalços até 30 cm, paredes interiores, divisórias e condutas.
Fonte: Regulamento Geral das Edificações Urbanas. Decreto-Lei n.º 650/75, de 18 de Novembro. Alínea ;) do n.º 2 do artigo 67.º.

Portanto não sei onde foram arranjar tanta dúvida XD
Isto são definições básicas.
anexo também o documento do INE com as instruções de preenchimento das fichas INE e o glossário....

Obrigado Pedro,
São sem duvida definições básicas, as quais são normalmente deturpadas por quem as devia ter melhor delimitadas… (isto no seguimento do meu primeiro post) argumentando de como não se tratar de um edifício de habitação não podia excluir um corredor ou uma i.s. XD. Bom, ponto assente.

Paralelamente com a abertura do tópico contactei o Instituto Nacional de Estatística, tendo confirmado a correcta aplicação do termo “área habitável”, visto ser precisamente isso que pretendem. ;)

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.