Jump to content
Arquitectura.pt


Connecty

Morreu o Arquitecto Pedro Vieira de Almeida

Recommended Posts

Morreu o Arquitecto Pedro Vieira de Almeida

O arquitecto e crítico de arquitectura Pedro Vieira de Almeida morreu ontem no Porto, aos 78 anos, vítima de doença súbita, noticiou a Lusa. O corpo será transportado para Lisboa, onde se realizará o funeral.

Pedro Vieira de Almeida trabalhou com os arquitectos Nuno Portas e Nuno Teotónio Pereira, tendo colaborado em projectos como os do Mosteiro de Sassoeiros, em Carcavelos (1958-60), e da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Lisboa (1962-70). Mas foi sobretudo na área da crítica que o seu trabalho se destacou.

“É um dos poucos críticos de arquitectura surgidos nos anos 60 com um trabalho extremamente marcante e que se distinguiu por uma enorme exigência intelectual”, afirma o também crítico e arquitecto Jorge Figueira, que recorda em especial um texto sobre a Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, de Álvaro Siza Vieira, um trabalho sobre o chamado Grupo de Macau e uma exposição sobre a obra de Raul Lino.

“Deixa um legado essencial na crítica de arquitectura”, sublinha Jorge Figueira. Nos anos 60 esta era “muito impressionista, feita a partir do gosto, e com ele dá o salto para uma crítica mais sistemática, científica e rigorosa.”

Formado em 1962 pela Escola de Belas Artes do Porto, Pedro Vieira de Almeida é também autor da Igreja dos Olivais (1970-89) e colaborou na elaboração do Plano da Avenida da Liberdade. Entre 1977 e 1979 trabalhou em Cabo Verde e Moçambique. Investigador do Centro de Estudos Arnaldo Araújo é autor de "Apontamentos para uma teoria da arquitectura" (2009) e "A Arquitectura no Estado Novo" (2002).


in: Publico.pt

A equipa do Arquitectura.pt expressa as suas condolências à familia e amigos do Arquitecto.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.