Jump to content
Arquitectura.pt


JVS

Gonçalo, Guarda | Cegonha Negra Golf Resort & SPA | Frank Gehry

Recommended Posts

Guarda vai ter hotel e museu assinados por Frank Gehry
Conclusão das obras está prevista para 2014

Por: tvi24 | 29- 8- 2011 20: 33

O arquitecto norte-americano Frank Gehry vai executar os projectos de um hotel de cinco estrelas e de um museu que integram um empreendimento turístico em Gonçalo, Guarda, cuja conclusão está prevista para 2014, disse hoje à Lusa o promotor.

O Cegonha Negra Golf Resort & SPA é um empreendimento que totaliza um investimento de 66 milhões de euros e criará 240 postos de trabalho, segundo o empresário Alexandre Abreu, promotor do complexo turístico.

O contrato com o arquitecto foi assinado a 18 de Agosto, no ateliê de Frank Gehry, em Los Angeles.

Alexandre Abreu adiantou que, além do hotel cinco estrelas e do Museu da Draga, o complexo inclui um campo de golfe com 18 buracos, desenhado por Severiano Ballasteros.

O projecto parte de uma estrutura já existente e contígua - a Quinta da Bica Academia de Golfe - localizada em Belmonte, que oferece actualmente um campo de golfe de nove buracos, um restaurante, um ginásio e uma discoteca.

O Cegonha Negra Golf Resort & SPA encontra-se, neste momento, na segunda fase de intervenção, de que fazem parte um aldeamento turístico de cinco estrelas com 94 apartamentos, 65 vivendas e um «medical SPA», num investimento que ronda os 25 milhões de euros e que estará concluído no final do Verão de 2012.

A terceira fase do projecto, relacionada com a construção do hotel e do museu e que vai ser elaborada por Frank Gehry, deverá terminar em 2014.

«O que nos levou a optar foi o grande prestígio do arquitecto Frank Gehry a nível internacional e a própria credibilidade que ele dá aos projectos em que se envolve», afirmou Alexandre Abreu, apontando também a importância da proximidade dos futuros equipamentos com o Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha, do mesmo autor.

O empresário adiantou que o complexo turístico estará «muito» voltado «para a comunidade judaica internacional» e será «um investimento importante para o país» e indicou que o arquitecto deverá visitar o terreno ainda este ano.

«A nossa previsão é que, até final do ano, o projecto esteja aprovado, em termos de arquitectura», disse.

O presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, que assistiu à assinatura do protocolo em Los Angeles, reconhece que o projecto será «uma obra de referência» e «singular» para o concelho e para a região.

«Este projecto reveste-se da maior importância para a Guarda e para toda a região e está direccionado tanto para o mercado interno como externo», referiu, recordando que a câmara e a Assembleia Municipal da Guarda já reconheceram o interesse municipal do equipamento.


in http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/guarda-frank-gehry-gehry-museu-hotel-arquitectura/1276513-4071.html

Cinco estrelas na Guarda vai ter projecto de Frank Gehry

Investimento de 66 milhões de euros, o Cegonha Negra Golf Resort & Spa, na Guarda, vai ter projecto da autoria do arquitecto norte-americano Frank Gehry. O hotel abre em 2014.
Iniciativa do empresário Alexandre Abreu, o hotel vai incluir o Museu da Draga, também a projectar por Gehry, um dos nomes grandes da arquitectura mundial. Recorde-se que o arquitecto já esteve para realizar um projecto em Portugal, no Parque Mayer, Lisboa, mas este acabou por não se concretizar.

Foi em Agosto que Alexandre Soares assinou com Gehry o contrato para a realização do projecto, no atelier do arquitecto, em Los Angeles. Para o empresário, é a concretização do desejo de realizar em Portugal “dois projectos com assinatura de uma das maiores referências mundiais na área da arquitectura”.

O Cegonha Negra Golf Resort & SPA é um empreendimento turístico localizado na freguesia de Gonçalo, na Guarda, que totaliza um investimento de 66 milhões de euros e irá criar 240 postos de trabalho. Para além do hotel cinco estrelas e do Museu da Draga, o complexo inclui um campo de golfe 18 buracos, desenhado por Severiano Ballasteros. O projecto parte de uma estrutura já existente e contígua, a Quinta da Bica Academia de Golfe, localizada em Belmonte, que oferece actualmente um campo de golfe de 9 buracos “pitch and putt”, com “driving range” e “putting green”. Inclui também um restaurante recomendado pelo guia Michelin, um ginásio com Wellness Campus e uma discoteca.

O Cegonha Negra Golf Resort & SPA encontra-se, neste momento, na segunda fase de intervenção, de que fazem parte um aldeamento turístico de cinco estrelas com 94 apartamentos, 65 vivendas, um medical SPA , num investimento que ronda os 25 milhões de euros e que estará concluído no final do Verão de 2012. A terceira fase do projecto – hotel cinco estrelas e Museu da Draga – abrirá portas, previsivelmente, em 2014.
N.A.
30/08/2011


in http://www.turisver.com/article.php?id=53703

Frank Gehry assina projecto de hotel e museu na Guarda

por Agência Lusa, Publicado em 29 de Agosto de 2011 | Actualizado há 23 horas

O arquiteto norte-americano Frank Gehry vai executar os projetos de um hotel de cinco estrelas e de um museu que integram um empreendimento turístico em Gonçalo, Guarda, cuja conclusão está prevista para 2014, disse hoje à Lusa o promotor.

O Cegonha Negra Golf Resort & SPA é um empreendimento que totaliza um investimento de 66 milhões de euros e criará 240 postos de trabalho, segundo o empresário Alexandre Abreu, promotor do complexo turístico.

O contrato com o arquiteto foi assinado a 18 de agosto, no ateliê de Frank Gehry, em Los Angeles.
Alexandre Abreu adiantou que, além do hotel cinco estrelas e do Museu da Draga, o complexo inclui um campo de golfe com 18 buracos, desenhado por Severiano Ballasteros.

O projeto parte de uma estrutura já existente e contígua - a Quinta da Bica Academia de Golfe - localizada em Belmonte, que oferece atualmente um campo de golfe de nove buracos, um restaurante, um ginásio e uma discoteca.

O Cegonha Negra Golf Resort & SPA encontra-se, neste momento, na segunda fase de intervenção, de que fazem parte um aldeamento turístico de cinco estrelas com 94 apartamentos, 65 vivendas e um ‘medical SPA’, num investimento que ronda os 25 milhões de euros e que estará concluído no final do verão de 2012.

A terceira fase do projeto, relacionada com a construção do hotel e do museu e que vai ser elaborada por Frank Gehry, deverá terminar em 2014.

“O que nos levou a optar foi o grande prestígio do arquiteto Frank Gehry a nível internacional e a própria credibilidade que ele dá aos projetos em que se envolve”, afirmou Alexandre Abreu, apontando também a importância da proximidade dos futuros equipamentos com o Museu Guggenheim em Bilbao, Espanha, do mesmo autor.

O empresário adiantou que o complexo turístico estará “muito” voltado “para a comunidade judaica internacional” e será “um investimento importante para o país” e indicou que o arquiteto deverá visitar o terreno ainda este ano.

“A nossa previsão é que, até final do ano, o projeto esteja aprovado, em termos de arquitetura”, disse.
O presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, que assistiu à assinatura do protocolo em Los Angeles, reconhece que o projeto será “uma obra de referência” e “singular” para o concelho e para a região.

“Este projeto reveste-se da maior importância para a Guarda e para toda a região e está direcionado tanto para o mercado interno como externo”, referiu, recordando que a câmara e a Assembleia Municipal da Guarda já reconheceram o interesse municipal do equipamento.


in http://www.ionline.pt/conteudo/145866-frank-gehry-assina-projecto-hotel-e-museu-na-guarda-

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.