Jump to content
Arquitectura.pt


itavarescorreia

Reforço parede lateral de piscina

Recommended Posts

Caros, Gostaria de saber se alguém me pode dar uma opinião relativamente ao reforço de uma piscina de betão armado. A situação é a seguinte: Piscina rectangular de 9 por 5m, que se situa de nível com a entrada da casa. Do seu lado esquerdo há um aterro, mais fundo que a própria piscina, chegando à cota do estacionamento. Ou seja, no estacionamento há um muro com cerca de 3,5m (no seu ponto mais alto) que é aterro. A ideia é escavar e fazer disto um espaçlo de garagem. A questão reside no facto de não ter uma noção adequada de qual a melhor forma de reforçar a parede lateral da piscina que ficará exposta aquando das obras. Foi-me sugerido por um Eng. que era má ideia agarrar a nova parede estrutural à piscina com receio que esta puxasse a piscina quando assentasse. Mas ao mesmo tempo uma distância de 0,50m enchida com terra coloca-me algumas dúvidas. Gostaria de saber se teriam alguma sugestão ou mesmo imagens de algum caso semelhante. obrigada!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este tipo de assunto é do âmbito da engenharia e não da arquitectura e de facto eu também sou da mesma opinião que deve separar a parede da piscina da parede da garagem. Ter 0.50 m de terra a encher o espaço entre os dois paramentos não tem qualquer problema. Complemento, ainda, que a parede da piscina, sendo em betão armado, não precisa de ser "reforçada", pois ela deve ter sido dimensionada para aguentar as pressões hidróstáticas de per se.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Nem coloquei isso em causa, era uma dúvida real e humilde e sem qualquer crítica à Engenharia Civil ou aos seus fieis mensageiros. Assim sendo, vê algum problema em, ao escavar, deixar visível a parede da piscina afim de ter espaço para fazer a nova parede estrutural e depois então voltar a encher com terra? A razão da pergunta inicial era se ao nível do pavimento junto à piscina, ao ter dois contactos diferentes, um de laje e outro de terra compactada, se não correria o risco de estalar ao longo da laje. De qualquer forma, muito obrigada!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.