Jump to content
Arquitectura.pt


Engenharia civil está substituindo a arquitectua?


Recommended Posts

Senhoras e Senhores arquitectos, exponho aqui uma duvida à cerca da arquitectura... A uns tempos atrás estava a falar com a minha professora acerca de arquitectura e ela disse que a arquitectura de certa forma está a ser substituída pela engenharia civil porque as pessoas acham mais rentável contratar um engenheiro para fazer toda a sua casa em vez de contratar um arquitecto para desenhar a casa e mais tarde ser necessário um engenheiro... Um arquitecto não pode realizar o projecto de uma casa de baixo a cima sem ser necessário um engenheiro? Um arquitecto não pode assinar um projecto? E como está Portugal ao nivel da arquitectura? Existem trabalhos suficientes?

Link to comment
Share on other sites

oh pedro o problema que descreves é um pouco realista , ate porque as pessoas esquecem-se que sao profissoes completamente diferentes, por exemplo, o engenheiro tem formaçao a nivel d materiais e de estruturas enquanto que o arquitecto tem formaçao a nivel espacial, antopologico, social, o grande problema e que hoje em dia a lei permite a um engenheiro projectar um edificio ate 3 andares, a grande diferença entre ser feito por um arquitecto ou um engenheiro , é que enquanto o engenheiro vai construir paredes á toa a tentar responder as areas limite do projecto, o arquitecto vai brincar com os espaços, as sensaçoes que estes provocam, as vistas que proporcionam, se sao amplos ou fechados, o desenho para o arquitecto e uma ferramenta poderossissima que o engenheiro nao possui, alias o engenheiro nao levanta questoes sociais ou antropologicas quando esta a fazer um projecto. Enfim , nao sei se fizeste a pergunta porque pensas vir para arquitectura ou nao mas dou-te o meu conselho, se gostas mesmo de arquitectura nao mudes d ideias por causa destes acontecimentos porque a beleza desta profissao e que ha sempre trabalho para fazer em alguma parte do mundo, e a cada projecto e um desafio completamente diferente.

Link to comment
Share on other sites

Pedro Gonçalvez agradeço-te imenso esses concelhos... Muito muito obrigado... Fiquei completamente esclarecido... O meu sonho era ser arquitecto mas, não tenho o apoio dos meus pais, eles dizem que "estou a sonhar muito alto" e isso desmotiva-me muito... Para além de não vivermos num palácio e não possuirmos verbas para esse sonho se tornar realidade... Se for para arquitectura trabalharei nas férias mas, nunca vou conseguir armazenar dinheiro suficiente para 5 anos de licenciamento de arquitectura... Ter de pagar as propinas, a casa, a comida, o material necessário... Ao pensar em tudo isto às vezes tento esquecer que amo arquitectura... :palmas: É dificil desistir de um sonho mas, esta é a verdade nua e crua :p

Link to comment
Share on other sites

Os teus pais não sabem o que dizem. Qual sonhar alto qual quê ? Não precisas de viver num palacio para quereres estudar arquitectura, de onde veio essa ideia. Se fores para a publica e tiveres de te deslocar, um part-time e a bolsa de estudos (partindo do principio que a situação financeira familiar não permita suportar o curso, tens bolsa) dá para tirar o curso. Há trabalho com fartura nos call centers. Eu paguei o meu curso numa privada com proprinas do tamanho de elefantes, dormi pouco muitas vezes e não pude ter gastos supérfluos. Podes almoçar uma sopinha em vez de um prato, assim poupas. Agora tens é de ver se queres te sacrificar ou não. Se não quiseres, fica como estás... Mais, um engenheiro civil não faz o que um arquitecto é habilitado para fazer, nem sequer fazem a mesma coisa... de onde veio essa ideia também ? Os actos próprios de arquitectura so podem ser feitos por arquitectos, os engenheiros não podem fazer edificios nenhuns com 3 andares, ou meio andar, ou com andar e meio... isso era outros tempos, a lei que enquadrava essa situação foi revogada. Vai por ai uma falta de informação ... :p

Link to comment
Share on other sites

Pois, obrigado pelo conselho e esclarecimentos Bruno... Ainda por cima sou da Madeira, e cá não há arquitectura... Tenho de obrigatoriamente ir para fora... O pior também é se não consigo entrar nas universidades publicas, sendo a privada muito mais dispendiosa... Para isso tenho de me esforçar imenso agora... E é isso que vou fazer.

Link to comment
Share on other sites

Porreiro... Tenho que pagar casa, propinas, comida... Acredita que desde já corto em tudo o que é menos necessário... As tantas até um computador novo terei de comprar... Sortudo conseguis-te entrar no Porto :p Estou no Liceu Jaime de Moniz e tu? Andas-te na Francisco Franco, não? Dizem que é a melhor escola em artes.

Link to comment
Share on other sites

pedro, a unica coisa em que a Engenheria civil pode ser melhor que a Arquitectura,, e que nao tens necessariamente de andar a fazer casinhas, a engenharia civil tbm serve para construir pontes, barragens, e outro tipo de estruturas. e e verdade que a situacao para os arquitectos esta a ficar complicada, mas nao e so a nivel nacional e a nivel mundial, dado que a Europa tem excesso de habitacao., A America do Sul e um mercado ja saturado de arquitectos, e a Asia sera o mesmo muito em breve.

Link to comment
Share on other sites

Caros arquitectos assinantes, esse tópico referido à nossa "guerra" contínua com os engenheiros deve - se às tarefas desempenhadas por cada um dos postos desempenhados. O que eu acho é que lá porque os egenheiros tratam dos cálculos matemáticos e mais não sei o quê, não quer dizer que os arquitectos só sirvam para desenhar.
Link to comment
Share on other sites

A guerra continua? A guerra já foi ganha, por nós Arquitectos, é só uma questão de anos até o normativo ser aplicado, claro que existe por aí muita malta estúpida (Arquitectos inclusive) que reiteradamente dizem, não há espaço.

Ora Vejamos:

Fiscalização.
Direcção.
Projectos de Arquitectura.
Coordenação das Especialidades.
Coordenação de Segurança e Saúde.
Avaliação Imobiliária.
Construção Civil.


E por enquanto Projectos de Estruturas, Águas e Esgotos, com as limitações decorrentes da lei aplicadas aos Arquitectos.

É só uma questão de tempo, até os Engenheiros fazerem a Engenharia e os Arquitectos fazerem a Arquitectura, já não há realmente é espaço para mais confusões, entre a distinção das funções.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.