Jump to content
Arquitectura.pt


Como fazer um portfolio e Curriculum Vitae


asimplemind

Recommended Posts

olá,

Este tópico é destinado a tirar dúvidas, a dar exemplos e a expôr os nossos proprios portfolios.

Sendo isto algo que todo o arquitecto recém-licenciado tem de ter, mesmo que na realidade não lhe seja reconhecido, convém que todos saibamos organizar um portfolio e criar uma apresentação para os nossos trabalhos.

Pretende-se assim que haja discussão sobre formas de fazer e organizar um portfolio, se possível com exemplos concretos.

alguns exemplos (bons e maus):

http://www.nelok.nl/
http://www.michelvandenbogaard.nl/
http://members.chello.nl/~r.vugt1/
http://www.schampers.com/
http://www.minet.nl/
http://www.ric-carv.com
http://www.joostpennings.nl/
http://www.thijspulles.com/
http://www.maartenterberg.nl/
http://www.bramdemaat.com/
http://www.oasrn.org/upload/bolsa/pdf/CVcarlaGuerra.pdf



Link to comment
Share on other sites

Aqui ficam alguns exemplos de alguns portfolios que vou vendo por aí a circular...
A meu ver, o Portfolio deverá ser simples e directo...capitalizar ao máximo o espaço disponivel e tentar ser sucinto no conteúdo...

Mesmo antes de se pensar na font e nas peças gráficas a introduzir, deve-se pensar no formato do portfolio e na forma de apresentar os diversos trabalhos.
Podes optar por um portfolio impresso como também num portfolio virtual.
No caso do portfolio virtual, tens sempre a hipotese de criar um website, uma apresentação flash para distribuir em cd...enfim...uma infinidade de suportes.
(Já vi alguns portfolios entregues em Mini-Cd (210mb))

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada Imagem colocada

Mais links:

Stefen Kolen - Portfolio
Michel van den Bogaard
Rob van Vugt
Guus Schampers
Gael Minet
Joost Pennings
Thijs Pulles
Maarten Terberg
Portfolio Bram de Maat

Lamento estar em holandes, mas o que conta é a intenção.

Abraços

Link to comment
Share on other sites

humm, penso que o ponto principal de um portfólio é esse aliar a imagem ao conteudo. claro que quando tens conteudo a imagem e a sua organzação dentro de um portfólio são mais faceis. na terça tive uma entrega intermédia a projecto onde, por cansaço, não consegui fazer a entrega que queria ou que era pedida na totalidade( plantas,cortes e alçados) então desenvolvi, como é lógico, o projecto resolvendo os erros que tinha e trabalhei em termos de cores nos alçados e profundidade e apresentação clara das plantas com a informação necessária. a apreciação foi que a imagem também conta. e podia não estar um projecto perfeito, como é óbvio, mas a imagem e cativarmos a pessoa parte de trabalharmos a imagem. isso para mim é fundamental. podemos ter os 5 melhores projectos alguma vez criados mas se não apresentamos um portfólio claro nas ideias e que não nos cative? como disse um professor um painel, um portfólio ou qualquer coisa que faças para as pessoas verem é como se tivesses a vender um produto e hoje em dia, além de ter um discurso muito bom é preciso cativar a pessoa através da imagem.

Link to comment
Share on other sites

Pois compreendo o que dizes, em relação a necessidade de teres la mais projectos, porem os que apresentas são bastante fortes. O que demonstra que escolheste o que estas a mostrar... Quanto ao formato... eu pessoalmente não faria um portfolio que não tivesse as dimensões standardizadas, so pela questão da facilidade de imprimir encadernar e não teres mais nenhum processo ai pelo meio, como por exemplo o de cortar as folhas todas para teres a dimensão que queres...

Link to comment
Share on other sites

sim realmente deu-me um trabalhão enorme estar a cortar 41 folhas nos 4 cantos para ficar com esse tamanho.... Mas pessoalmente agradou-me o formato final. Pensei que mesmo com 20cms fosse ficar demasiado grande mas até achei que estava adequado. mas que dá trabalho a cortar dá!

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

tenho andado a pesquisar e a "apalpar" vários tipos de apresentação e de formatos de portfolios, para começar a fazer o meu própio ... mas ainda ando um pouco á deriva... em relação a formatos .. e layouts de apresentação...etc.. terão mais algumas dicas a partilhar? e se possivel coloquem mais exemplos de portfolio... ? Brigados..

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...

olha ASM, eu já te disse o que achava do portfólio. mas já passou muito tempo e gosto de rever as cenas, depois de ter a cabeça "limpa" e penso que, no teu portfólio, faltam pormenores construtivos. de resto pah....é do best... uma arquitecta que conheço, foi para londres e o portfólio dela estava dentro desta onda, muito fluido, desenhos, 3d e a própria pagina bem criada e com harmonia. mas aconselho-te, quando fizeres um portfólio, depois de teres um esqueleto bem definido e harmonioso, pede a alguém para o "rever" perceber o que não "corre" quais os projectos a mais, cores, etc. vais ver que o portfólio melhora...e não é pouco atenção a algumas fotografias, a sua luminosidade mas isso já deves ter notado. quanto a outra coisa, é em alguns desenhos, penso que deves deixar "respirar" mais o projecto, de modo a que os desenhos não se sintam "presos" na folha (ex. pag 10)

Link to comment
Share on other sites

Bem Raquel, o que me parece logo à pertida é que o menu inicial é pouco claro... Em segundo lugar, essa imagem abstrata pouca relação tem com a rigidez e a ortogonalidade do portfólio propriamente dito... O portfólio em si está interessante, se bem que na minha opinião poderias criar mais algumas "regras" na disposição dos elementos gráficos, porque a nível de texto está bem estruturado...

Não é incrível tudo o que pode caber dentro de um lápis?...

Link to comment
Share on other sites

obrigada pela opinião. o que tentei representar no menu inicial foi uma alusão ao desenho do principezinho (elefante dentro de cobra).... só que aplicadas à situação exposta.... as manchas são pedaços da minha pessoa, enquanto informação a exteriorizar... (ao passar o rato por cima vê-se onde elas nos levam)... umaopção mais artistica do que racionalizada... qnt ao portfolio procurei ser sucinta e clara na forma de expor trabalhos, expondo também os últimos anos...

Link to comment
Share on other sites

bem... primeiro, penso que tens de ter atenção aos alinhamentos...é verdade que se pode "quebrar" alinhamentos de textos com fotografias, mas atenção que ao quebrares tens de ter em conta o equilibrio da própria pagina.. segundo, atenção há barra no lado direito, é facil colocarmos essa barra de modo a criar um quadrado de forma a facilitar a organização da pagina, mas penso que cada projecto tem a sua identidade e colocar texto, maqueta no "quadrado" sempre em cada projecto poderá não tornar o portfólio fluido. terceiro, atenção há "repetição" de informação da barra e no projecto, na pagina 3, a foto da barra dá-me a mesma info que na pagina central... quarto, tem atenção também ás cores e ao tamanho da folha, o A4 é muito usual mas criares um ambiente harmónico nela é sempre mais complicado. imagina se retirases a barra. o quadrado pode ser um caminho. ou então usar o a4... quinto, atenção ao texto. como dizia um prof meu nós não somos poetas, e sabes que q impressão de veres muitas linhas tira-te o "apetite" de leres o texto. porque não colocares "tópicos" do projecto e um texto de apoio, com uma dimensão mais pequena, e atenção ao texto...na página 4 falas do cheios e vazios e isso já tu ves na planta ao lado. fala de algo que não vejas, o conceito, de onde surgem as formas do quarteirão que falas? e podes aproveitar as maquetas que tens, tão expressivas :s atenção que isto são as minhas opiniões e podem não ser as mais correctas, são apenas mais umas :p

Link to comment
Share on other sites

É bom termos perspectivas diferentes, porque é através delas que as nossas se tornam ou mais credíveis ou por outro lado, se tornam matéria de opção. Perspectivas que nos levam a questionar aspectos que antes não foram levantados. Por essa razão agradeço os comentários, pois permitem melhorar posteriormente aspectos no meu portfolio actual. :)

Link to comment
Share on other sites

Isso do portfólio "deve ser", é subjectivo... Os PROMONTORIO gostam de portfólios assim, há outros que nem por isso. Gosto do portfólio, mas acho que a partida todo o portfólio deve ser em papel e com os elementos lá colocados, há sempre coisas que ficam bem/coisas que ficam mal. Eu como empregador preferia ver um portfólio em papel, do que um portfólio on-line.

Link to comment
Share on other sites

sim, há esse problema do papel e on-line... o que quero é por isso em papel...ver como fica, mas só daqui a um ano é que espero usar... não criar tornar o próprio portfolio tão directo, queria que ele(portfólio) tivesse uma "vida" além da simples apresentação do projecto... penso que o que se tornará complicado é saber controlar essa "vida" de modo a não obstruir a apresentação dos projectos.

Link to comment
Share on other sites

Parece-me, como empregador, importante, aliás mais importante que demonstrar projecto/ concepção, para um futuro colaborador em atelier o dominio da técnica, da construção, portanto, não esquecer de prever um capítulo só para esse tema... ou então durante a entrevista desenvencilhar-se muito bem com as questões ou problemas hipotéticos levantados...

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Como para concorrer ao lugar foi pedido um portfolio digital, em pdf na maior parte das vezes, então optei por fazê-lo online, uma vez que um portfolio digital acaba por exigir boa qualidade e por conseguinte torna-se num ficheiro relativamente pesado para ser possível envia-lo para mail. Já para fazer o download do mesmo (pois tem outra qualidade que a do on-line) demora algum tempo, dependendo da ligação que se tem, como é obvio. A fonte foi isocp. :)

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.