Jump to content
Arquitectura.pt


JVS

Ílhavo | Ampliação do Museu Marítimo | ARX

Recommended Posts

Ílhavo: Aquário de bacalhaus avança em 2011

Câmara aprovou orçamento de 48,3 milhões de euros, abaixo dos 53,4 milhões deste ano. Ampliação do Museu Marítimo é um dos principais projectos

A Câmara de Ílhavo vai construir um aquário de bacalhaus no próximo ano. O investimento, calculado em 2,3 milhões de euros, está previsto no orçamento para 2011, ontem aprovado. No total, o documento cifra-se em 48,3 milhões de euros, abaixo dos 53,4 milhões deste ano.

Apesar desta redução, a autarquia irá “manter um elevado nível de investimento”, embora inferior a 2010, diz Ribau Esteves, que pretende tirar proveito dos fundos comunitários ao dispor do município.

A construção do aquário de bacalhaus, inserido na ampliação do Museu Marítimo, é um dos principais projectos. O novo edifício - desenhado pelo gabinete de arquitectura ARX, responsável pelo premiado Museu Marítimo - ocupará uma área desocupada junto à antiga escola preparatória, que por sua vez será adaptada para acolher o Centro de Investigação e Empreendedorismo (onde funcionará uma unidade de investigação sobre o bacalhau e uma incubadora de empresas). O futuro edifício ficará ligado às actuais instalações museológicas através de um corredor aéreo, acrescentou o autarca.

A requalificação urbanística do centro histórico de Ílhavo é outra das grandes apostas para 2011, havendo várias obras prontas a avançar mal chegue o visto do Tribunal de Contas. É o caso da beneficiação do casco antigo da cidade e da Avenida 25 de Abril, adiantou Ribau Esteves.

Previstas estão ainda a requalificação da antiga escola primária Ferreira Gordo, junto ao hospital da Santa Casa da Misericórdia, destinado a acolher várias associações culturais, e o arranjo da zona da Biarritz, na Costa Nova, intervenção ontem adjudicada.

(Ler artigo completo na edição em papel)

Rui Cunha


IN http://www.diarioaveiro.pt/main.php?mode=public&template=frontoffice&srvacr=pages_13&id_page=9134

Share this post


Link to post
Share on other sites

Apresentação da ampliação do Museu Marítimo
2011/08/07
No 74º aniversário da Fundação do MMI, será apresentado esta segunda-feira, dia 8, o projecto de ampliação do Museu Marítimo de Ílhavo, pelo presidente da Câmara de Ílhavo, Ribau Esteves, e o arquitecto Nuno Mateus, do gabinete ARX Portugal, na sessão comemorativa, às 21:30h.

A obra de ampliação do Museu que irá durar cerca de 9 meses e vai custar 2,4 milhões de euros. A comparticipação no financiamento através do Programa Operacional da Região Centro, atinge os 80 por cento.

Do projecto faz parte um aquários de bacalhaus.

Este dia aberto do museu inclui a inauguração da exposição de fotografia de Kent Barret e Manfred Buchheit, com o título ‘Nos Porões da Memória VI’. Às 22:30h há ‘Sabores marítimos’

Mas as comemorações começam neste domingo. Entre as 14 e as 18:00h há demonstração de nautimodelismo no lago do museu e ateliers temáticos de serviço educativo.

À noite, a sessão de cinema ao ar livre, com o filme Pirata das Caraíbas – por estranhas marés, começa às 21:15h


in http://www.oln.pt/noticias.asp?id=23494&secc=1

Share this post


Link to post
Share on other sites

10.º Aniversário de Ampliação e Remodelação do Museu Marítimo de Ílhavo

Colocado por Redacção do Jornal em 21 Out, 2011 e na categoria de Agenda, Ilhavo. Pode seguir os comentários da notícia através de RSS 2.0. Pode deixar um comentário através desta entrada.

Marco incontornável na divulgação da Cultura e da História Ilhavense, o Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) é hoje um dos principais espaços dedicados à Pesca do Bacalhau e ao Mar, aliando o carácter extraordinário e único da história da “Faina Maior” à beleza da arquitectura do edificado, constituindo uma referência na museologia portuguesa, diferenciadora do Município, da Região de Aveiro, da Região Centro e de um Portugal intimamente ligado ao Mar.
Assinalando o 10.º Aniversário do Renovado MMI, a CMI reservou os próximos dias 21 e 22 de Outubro para a realização de um conjunto de iniciativas relacionadas com esta data especial, das quais se destaca a apresentação do programa comemorativo dos 75 Anos do MMI que viveremos durante o ano de 2012.
Programa
21 de Outubro
: 10h-18h Dia Aberto
: 10h-17h Jornadas do Mar “10.º Aniversário” – Actividades de Serviço Educativo
22 de Outubro
: 16h00 Sessão comemorativa do 10.º Aniversário da Ampliação e Remodelação do MMI
: Apresentação do programa comemorativo dos 75 Anos do MMI
: Inauguração da exposição de pintura Álbum do Mar, de Costa Pinheiro
: Exposição da peça A Barca dos Apóstolos, depósito da Família Pires da Rosa
: Apresentação do Livro Bateiras da Ria de Aveiro: Memórias e Modelos, de António
Marques da Silva e Ana Maria Lopes
: 17h30 Quarteto de Flautas da Universidade de Aveiro (Marés de Música – Ílhavo 2011)


in http://www.ribeirinhas.com/jornal/2011/10/21/10-%C2%BA-aniversario-de-ampliacao-e-remodelacao-do-museu-maritimo-de-ilhavo/

Share this post


Link to post
Share on other sites

Ílhavo - Bacalhaus já nadam no único aquário da Europa que lhes é dedicado
 
 
O Museu Marítimo de Ílhavo conta agora com o único aquário da Europa exclusivamente dedicado ao bacalhau, num investimento de quase três milhões de euros e que espera receber mais de cem mil visitantes. O aquário tem as dimensões de um prédio de três andares e recebe mais de cem bacalhaus.
 
O Aquário dos Bacalhaus é inaugurado no âmbito das Comemorações do 75.º Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo. De acordo com o presidente, Ribau Esteves, «este museu é já, desde há quatro anos, o museu municipal mais visitado» e tem estado no grupo dos dez museus nacionais e municipais mais visitados do país, [contando] entre os 50 e os 80 mil visitantes por ano. 
 
«A nossa aposta é proximamente passar a fasquia dos cem mil visitantes, na certeza de que o aquário vai aumentar muitíssimo a atractividade do Museu», disse Ribau Esteves, justificando que se trata de um investimento «num dos principais valores da História, da Cultura e da actividade económica» local. 
 
O investimento foi superior a 2,8 milhões de euros (co-financiado em 85% pelo Programa Operacional da Região Centro - Mais Centro), o que para o autarca foi uma oportunidade histórica de aproveitar os fundos comunitários, integrando o Aquário de Bacalhaus no Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo, por forma a completar o discurso expositivo do Museu Marítimo.
 
Ribau Esteves salientou que Ílhavo continua a ter «uma actividade económica muito importante» na área da pesca: são do Porto de Aveiro os únicos 14 navios de pesca longínqua que o Portugal tem e é na indústria transformadora de pescado de Ílhavo que é transformado 80 por cento do bacalhau laborado em Portugal.
 
O Aquário dos Bacalhaus tem uma capacidade de 120 metros cúbicos de água, com uma temperatura média de 12 graus centígrados, e com condições de salinidade próximas das existentes no habitat natural do bacalhau, recriadas artificialmente. 
 
A alimentação dos peixes é assegurada gratuitamente pela Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro.
 
A concepção e a construção do aquário foram acompanhadas pelo Museu Marítimo de Alesund (Noruega), no âmbito da cooperação institucional estabelecida pelo Museu Marítimo de Ílhavo. Parte dos bacalhaus que vão estar no museu de Ílhavo foram oferecidos pela instituição norueguesa.
 
Quanto aos custos de manutenção, Ribau Esteves reconheceu que o museu terá mais encargos, mas garantiu que o valor anual do conjunto de patrocinadores privados supera largamente o aumento da despesa.
 
Em conclusão, Ribau Esteves disse que agora é tempo de arrumar a obra, cuidar do dia-a-dia do novo aquário e convidar toda a gente a ver uma peça única à escala europeia.
 

 

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1581615

 

 

 

Integrado no programa das Comemorações do 75.º Aniversário do Museu Marítimo de Ílhavo, A Câmara Municipal de Ílhavo (CMI) inaugura no próximo domingo dia 13 de janeiro, pelas 16h30, o Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), numa aposta forte na promoção da Cultura de Mar do Município “Capital Portuguesa do Bacalhau”, fechando assim as Comemorações dos 75 anos do MMI, no dia em que se assinalam os 115 anos da Restauração do Município de Ílhavo .
O “Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo” é uma obra localizada nos terrenos mais a Norte dos espaços exteriores da antiga Escola Preparatória de Ílhavo, atual CIEMar-Ílhavo, constituindo um novo elemento de atração do Município de Ílhavo, contribuindo para a dinamização do turismo e do setor económico local, bem como para complementar o discurso expositivo do MMI, iniciando a sua nova vida de tripla dimensão: museu, investigação e aquário.
Apresentamos de seguida um conjunto de informação sumária que caracteriza a aposta e o investimento que a CMI tem executado no Museu Marítimo de Ílhavo, bem como alguns dados sobre o Aquário dos Bacalhaus.
Museu Marítimo de Ílhavo – 75 anos de vida
Composto por um riquíssimo património natural, histórico e cultural, desde logo pela sua proximidade à Ria e ao Mar, com forte tradição na Pesca do Bacalhau, o Município de Ílhavo, tem vindo a afirmar-se de forma crescente, como local privilegiado de eleição para todos quantos têm por objetivo desfrutar de bons momentos de cultura, de turismo e lazer.
Marco incontornável da História e Cultura das gentes de Ílhavo, o MMI tem constituído uma aposta central da CMI na promoção e conservação do património do Município que tem “O Mar por Tradição”, afirmando-se como uma referência na museologia portuguesa, diferenciadora do Município, da Região de Aveiro, da Região Centro e de um Portugal intimamente ligado ao Mar, tendo no ano passado alcançado os 500.000 visitantes.
Inserido no Projeto de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo (RUCHI), a intervenção do Centro de Investigação e Empreendedorismo (CIEMar) teve por principal objetivo a criação de um arquivo documental de temática marítima, investigação histórica, formação e incubação de empresas, dando uma nova vida ao edifício da antiga Escola Preparatória de Ílhavo, tendo sido inaugurado e ativado no dia 31 de março de 2012.
Numa aposta de renovação e continuação do projeto cultural do Museu Marítimo de Ílhavo, a CMI disponibilizou a primeira unidade de Investigação Histórico-Documental a ser construída em Portugal integrando um Museu Marítimo, funcionando em articulação direta com as Universidades e os seus Centros de Investigação de reconhecida competência na área marítima.
Mais recentemente a CMI investiu na construção do Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo completando discurso expositivo do MMI, conferindo a plenitude da nova tripla dimensão deste espaço de cultura.
Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo
Com um investimento total de 2,8 milhões de euros (cofinanciado em 85% pelo Programa Operacional da Região Centro – Mais Centro), o Aquário de Bacalhaus integra-se no Programa de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo (RUCHI), completando o discurso expositivo do MMI, conferindo a plenitude da nova tripla dimensão deste espaço de cultura: museu, aquário e investigação.
O novo edifício de ampliação do MMI desenvolve-se com ligação física direta ao atual edifício do MMI e ao edifício do CIEMar-Ílhavo, contemplando uma área para instalação do Aquário para Bacalhaus, uma área social e também uma zona dedicada às reservas do Museu.
O Aquário dos Bacalhaus tem uma capacidade de 120 m3 de água, com uma temperatura que em média rondará os 12.ºC, havendo a necessidade de atingir artificialmente as condições de salinidade próximas do existente no habitat natural, utilizando-se para tal um sal medicinal importado da Alemanha (uma vez que o sal nacional não reúne as características técnicas para responder às exigências).
A alimentação dos Bacalhaus é assegurada gratuitamente pela APARA – Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro, numa aposta na valorização da cooperação institucional com o Município de Ílhavo, em particular com o seu MMI.
O MMI é um elemento central na aposta da CMI nos valores principais da sua história, cultura e economia do Mar, sendo um fator de diferenciação do Município que tem “O Mar por Tradição”.
--»» Cooperação com o Museu Marítimo de Alesund (Noruega)
A Cooperação Institucional do MMI com o Museu Marítimo de Alesund (Noruega) teve inicio em 2006 aquando da visita do Presidente da CMI, na qual foi possível perceber o funcionamento e verificar as características do Aquário de Bacalhaus, bem como debater as primeiras linhas orientadoras para a colaboração entre os dois Museus Marítimos, com o objetivo principal de potenciar a divulgação da história e cultura do Bacalhau.
Mais recentemente, em 2011, o Vice-Presidente da CMI deslocou-se ao Museu Marítimo de Alesund, acompanhado da equipa de projetistas do Aquário do Museu Marítimo de Ílhavo, com o objetivo de realizar um conjunto de reuniões técnicas promovidas no âmbito da boa cooperação institucional.
O Museu Marítimo de Alesund assume um importante papel na cooperação institucional, prestando apoio técnico no âmbito da elaboração e do funcionamento do Aquário de Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo, bem como o fornecimento gratuito de parte dos Bacalhaus que vivem no Aquário do MMI.
»» Alguns dados / números sobre o Aquário dos Bacalhau do MMI:
» Projeto:
ARX Portugal Arquitetos, Lda.
Custo do projeto - 289.050,00 € (iva incluído)
» Obra:
Adjudicatário: Encobarra - Engenharia, SA
Valor da obra: 2.934.708,00 € (iva incluído)
» FEDER:
PO da Região Centro – Mais Centro: 2.439.627,50€.
» Fiscalização de Obra:
Câmara Municipal de Ílhavo
» Assistência técnica (funcionamento do aquário):
ADN AQUARIUM DESIGN, LDA
Contrato de assistência técnica (3 meses) 14.760,00 € (iva incluído)
» Transporte dos bacalhaus:
Flying Sharks, Lda.
Custo: 14.000,00 € (iva incluído)
» Alimentação dos bacalhaus:
APARA – Associação de Pesca Artesanal da Ria de Aveiro
Fornecimento gratuito – cooperação institucional

 

http://www.cm-ilhavo.pt/pages/5?news_id=860

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.