Jump to content
Arquitectura.pt


Ringo

Mona Lisa grávida?

Recommended Posts

Mona Lisa grávida?

Tecnologia tridimensional foi utilizada para analisar a célebre obra


O sorriso misterioso de Mona Lisa é o de uma mulher que acabou de dar à luz, assegura o perito francês Bruno Mottin, do Centro de Investigação e Restauro do Museu do Louvre, em Paris.

A esta surpreendente conclusão chegou uma equipa de cientistas canadianos, que utilizou tecnologia tridimensional numa nova investigação sobre o quadro de Leonardo da Vinci.

Na explicação dada por Mottin, o vestido da mulher imortalizada por Leonardo da Vinci está coberto por um fino véu transparente, usado na Itália de princípios do século XVI pelas mulheres grávidas ou que acabavam de dar à luz.

Este pormenor - o véu - esteve até ao presente "oculto" sob uma camada de verniz.

Fissura estável

O recurso aos 'scanners' permitiu também analisar em pormenor o cabelo - que originalmente estava preso a um coque - e a postura, que era levemente diferente.

"Tudo isto são coisas que nunca foram vistas até agora, porque a pintura sempre foi considerada muito escura e de difícil análise", afirmou Mottin.

O quadro está a ser objecto de diversos estudos. O que agora levaram a cabo cientistas do Conselho Nacional de Investigações do Canadá mostrou também que ele se apresenta num delicado estado de conservação, mas não sofrerá grandes danos se for tratado adequadamente.

"O painel de madeira em que a obra foi pintada - advertem os cientistas - é sensível à temperatura e às variações climáticas. No entanto, se as actuais condições de manipulação se mantiverem, não há risco de degradação".

A pesquisa revelou igualmente que a fissura de 12 centímetros na metade superior do quadro "parece estável e não se agravou ao longo dos anos".

Mistérios persistem

Apesar de concludente quanto a várias facetas ocultas do mais célebre quadro mundial, permanecem ainda várias dúvidas, relacionadas sobretudo com o modo como a imagem foi criada.

A técnica de pintura esfumada de Leonardo Da Vinci faz com que os especialistas não cheguem a conclusões. "Ela é pintada com camadas muito finas e extremamente planas, e, ainda assim, os detalhes dos cachos de cabelo, por exemplo, são muito distintos", adianta o pesquisador John Taylor, que refere também que "a técnica é algo que nunca vimos antes".

Mona Lisa, ou Gioconda, a jovem mulher de meio sorriso enigmático que Da Vinci fez imortal, tem sido identificada como Lisa Gherardini, a mulher de um mercador florentino chamado Francesco de Giocondo.

A pintura foi encomendada a Da Vinci entre 1503 e 1506, mas, no final, o artista, por motivos nunca revelados, resolveu ficar com ela. Com o tempo, decidiu alterar o quadro diversas vezes.

Fonte: JN /29-09-2006

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.