Jump to content
Arquitectura.pt


Duvidas de Novato - Acho


TDP_Almeida

Recommended Posts

Boas, mais um dos meus tópicos estranhos, mas pronto. Sou Técnico Desenhador ( Projectista, supostamente), recentemente pensei começar a dedicar-me aos trabalhos fora do gabinete par ao qual trabalho. Como trabalho a base de legalizações e acabei o curso apenas a um ano, ainda não sei bem o que é preciso para as câmaras nos legalizarem um projecto. Mas entre R.G.E.U. e PDM, la encontrarei todos os elementos. O que eu queria realmente era melhorar a qualidade do meu trabalho. Estou a tentar aprender Archicad e Cinema 4d ( sei autocad, mas queria algo melhor). Então este longo tópico ( enfadonho), serve para vos perguntar isto: - O que é preciso para uma boa memoria descritiva? - Irá, o facto de as Câmaras estarem a deixar de aceitar projectos em papel, afectar a nossa arquitectura? -Onde posso recorrer ( sem ser aqui obviamente) sempre que quiser aprender e evoluir, tanto a nível de desenho como a nível de apresentação? :p Obrigado e desculpem a maçada

Link to comment
Share on other sites

Caro TDP almeida, como certamente saberá, nunca poderá ser tecnico subscritor de Projectos que necessitem de ser alvo de apreciação e(ou submetidos a entidades, sem ter formação académica de grau superior (Licenciatura e/ou mestrado), em qualquer ramo (Arquitectura e Engenharias).

Para tal leia o enquadramento legal dos técnicos ahbilitados a subscrever Projectos e Obras, a Lei 31/2009 e a Portaria 1379/2009.

Agora respondendo as suas questões:

O que é preciso para uma boa memoria descritiva? Muito trabalho, dedicação e conhecimento técnico/ juridico abrangente.

- Irá, o facto de as Câmaras estarem a deixar de aceitar projectos em papel, afectar a nossa arquitectura? Porquê?!? A arquitectura impressa em papel é igual à arquitectura impressa em pdf e/ ou dwf.

-Onde posso recorrer ( sem ser aqui obviamente) sempre que quiser aprender e evoluir, tanto a nível de desenho como a nível de apresentação? Pode começar por comprar publicações tecnicas de arquitectura e engenharis, frequentar exposições, etc.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Caro TDP almeida, como certamente saberá, nunca poderá ser tecnico subscritor de Projectos que necessitem de ser alvo de apreciação e(ou submetidos a entidades, sem ter formação académica de grau superior (Licenciatura e/ou mestrado), em qualquer ramo (Arquitectura e Engenharias).

Para tal leia o enquadramento legal dos técnicos habilitados a subscrever Projectos e Obras, a Lei 31/2009 e a Portaria 1379/2009.



Peço desculpa, a pouco esqueci de referir, que os trabalhos mencionados fora do gabinete serão para engenheiros ou arquitectos que ficarão responsáveis por projectos, por outras palavras eu realizarei o licenciamento sobe o olhar de um técnico (Licenciado).

Não concordo muito quanto ao comparar um trabalho em pdf a um trabalho em papel, apresentação e forma de visualização e compreensão mudam imenso.

E agradeço desde já a resposta, e irei tentar comparecer a mais exposições, e tentar obter mais obras que me permitam evoluir e aprender.

Quanto as memorias, fiquei com uma pequena duvida, actualmente não estou a conseguir encontrar no R.E.G.E. a alínea que descreve os elementos a serem entregues numa câmara ( na memoria descritiva neste caso), será que me poderiam indicar onde posso encontrar isso descrito?

desde já obrigado
Link to comment
Share on other sites

Veja a Portaria 232/2008 o Regime da urbanização tem a abreviação RJUE :p As memórias descritivas são para ser efectuadas pelos tecnicos autores dos projectos... Voçê se tanto, deve se limitar a preencher/ completar alguns dados da MD que lhe é fornecida.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Veja a Portaria 232/2008
o Regime da urbanização tem a abreviação RJUE :p

As memórias descritivas são para ser efectuadas pelos tecnicos autores dos projectos...
Voçê se tanto, deve se limitar a preencher/ completar alguns dados da MD que lhe é fornecida.



Foi uma excelente ajuda desde já muito obrigado
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.