Jump to content
Arquitectura.pt

Guest Iago

Tendências da Arquitectura

Recommended Posts

Guest Iago

Quais são, na vossa opinião, as principais tendências da Arquitectura actual?

No presente é sempre difícil definir quais as principais tendências da arquitectura. Geralmente é mais fácil olhar para tráz, percebendo-se melhor qual o rumo que a arquitectura tomou. Por exemplo, Durante grande parte do sec. XX, Le Corbusier e Frank Lloyd Wright eram vistos como totalmente dissonantes e opostos, nos meios académicos da altura. Actualmente, a apesar de terem seguido tendências distintas, são vistos como 2 vultos do modernismo internacional. O tempo acabou por mostrar que tinham mais afinidades que discrepâncias. Em relação à sustentabilidade, não me parece que seja uma tendência da arquitectura. É um conceito que se pode aplicar a quase tudo: Construção, economia, industria, gestão, ambiente, política, .......

Ao meu ver a arquitetura atual segue uma linha irracional, totalmente sentimental, segmentada por formas puras sem retornar ao classicismo. Apesar da arquitetura "sustentável" ter um grande toque clássico atravéz da mimetização da natureza.

Eu concordo com uma opinião anterior... apesar de estarmos numa era em que em termos de linguagem é quase o vale tudo, no entanto a questão da sustentabilidade, da qual a reabilitação é uma vertente, mais que uma moda ou uma tendência, vai ou já deveria ser uma necessidade primordial.

estilo pasteleiro deformado...estamos em era em que crítica não existe e são até nomes "maiores" que fazem exercícios que deveriam reprovar no primeiro ano de escultura! é minha opinião!

sustentabilidade começa no fabrico dos próprios materiais...têm-se visto obras galardoadas "full of concrete" mas dispõem de painéis solares, "bonecos 3D felizes" e "mini-caixotinhos" de compostagem e aí está: prémio por estarem pintadas com tinta verde alface!

o bom disto, é que se generalizou a consciência anti-poluição...por ora a consciência. o caminho vai sendo feito!

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.