Jump to content
Arquitectura.pt


Pode um Arquitecto Paisagista apreciar projectos de Arquitectura???


arq-roquete

Recommended Posts

Desculpem se este assunto já foi anteriormente abordado, mas recebi um oficio de uma Câmara Municipal, referente à apreciação de um projecto de arquitectura, o qual vinha no final do parecer técnico assinado por uma sr.ª arq.ª paisagista. No âmbito do disposto da Lei n.º31/2009, de 3 de Julho e art.º 42.º, n.º3 do Decreto-Lei n.º 176/98 de 3 de Julho, no âmbito do exercício da profissão, compete aos arquitectos a avaliação de projectos reportados ao domínio da arquitectura. Desta forma entendo que as funções de apreciação de projectos de arquitectura, cabe apenas aos arquitectos, será possivel uma situação destas? Obrigado

Link to comment
Share on other sites

É chocante! Mas vem ai pior!
Os arquitectos em Portugal estão a ficar meros profissionais administrativos – coordenadores de especialidades. Tudo esta dividido e o futuro não é risonho, para além dos arq. Paisagistas vem ai os urbanistas, os arq. de reabilitação, etc. aos arquitectos caberá fazer as 4 paredes e o tecto (se este não for verde porque se for toca a chamar o arq. Paisagista!). Eu pergunto, existem clientes com dinheiro para pagar a tanto especialista? Teremos nós arquitectos vontade e paciência para tanta especialidade, tanta papelada para as câmaras?
Link to comment
Share on other sites

Bem, vamos aprender a contar, aquilo que um Arq.to. pode fazer com a sua formação base: Apreciação de Projectos na Adminstração Pública! Arquitectura! Coordenação das Especialidades! Planos de Segurança e Saúde! Fiscalização! Direcção de Obra! Avaliação Imobiliária! E mais umas coisinhas, de acordo com a experiência... O Sr. Carlos Matos, tem um apelido à altura.

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...

Caros amigos. Estes temas são sempre uma grande confusão. Quem faz o que, e porque. È simples o Arquitecto Paisagista não tem competências profissionais de avaliar um projecto de Arquitectura nem um Arquitecto tem as mesmas competências para avaliar um projecto de Arquitecto Paisagista. Faz todo o sentido que quando um projecto entre numa câmara todos os departamentos tomem conhecimento do processo e possam opinar sobre o mesmo, pois estão sempre processos a decorrer paralelamente ao projecto que é metido para avaliação numa câmara. Um Arquitecto Paisagista não planta "paus" e chamamos aquilo e verde. E meus caros quanto ás paredes "verdes" não foi um arquitecto paisagista que andou a dizer que plantava plantas numa parede foi um biologo chamado Patrick Blanc. E neste caso só chamam o arquitecto paisagista para fazer as paredes verdes porque quem idealiza o projecto, gosta de chamar sustentável a essas paredes so que depois temos que ir buscar plantas aos tropicos porque as nossas não são adaptadas a isso. È por isso que recorrem aos Arquitectos Paisagistas....

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.