Jump to content
Arquitectura.pt

Sputnik

Canetas e Computadores

Recommended Posts

Claro que F. L. Wight e Mozart só se davam ao trabalho de escrever quando já tinham o "edifício" toda na cabeça, e enquanto o usassem como ferramenta, não haveria diferença nenhuma. O problema é o resto dos mortais para os quais o autocad é uma matriz de projecto

Concordo plenamente com as respostas de Miguel CJ... Se desenvolvermos um projecto de arquitectura não há nada como criar o primeiro esboço e desenha-lo no final de forma clara e explicita. E se não soubermos desenvolver o nosso projecto dessa forma nunca seremos bons arquitectos e isso é um sinal de que não gostamos do nosso trabalho, que pode não ser um trabalho se o considerar-mos como um prazer.

É possível. Se um arquitecto, tem o projecto todo montado na cabeça e depois começar a desenhar directamente no computador, porque é que vai fazer algum tipo de esboço em papel? Se um arquitecto pensa num projecto e depois passa a sua ideia para o papel e depois para o PC, qual é o problema de saltar o passo de fazer um esboço em papel? Agora, se me disserem que é mais fácil fazer primeiro um esboço em papel e depois passar para o computador, concordo perfeitamente. Por exemplo falaram do F. L. Wight, se ele tive-se computador na época, será que ele precisava de fazer um esboço em papel para desenhar a sua ideia no computador? Certamente que não. Ele era capaz de passar meses sem tocar num projecto com a ideia na cabeça...

Joker O meu argumento era que o autocad cria vícios de desenho... Vícios de percepção. A obsessão do ofset. Se calhar o que queria dizer é que passar 8 horas por dia diante dum comput no autocad não dá direito a uma melhor percepção do que estamos a fazer. E fêz-nos esquecer do que é sermos arquitectos. Digo eu. .

Eu sou da opinião que as ferramentas que temos à nossa disposição é para nosso benefício.

Se é possível fazer um projecto inteiro sem um único esquisso? Porque não? Existem bons projectos, maus projectos... na teoria tudo é possível. Também depende da experiência, do à vontade com o programa, com o local, etc...