Jump to content
Arquitectura.pt


Melhor software de desenho de arquitectura


Qual o melhor software de desenho de arquitectura?  

623 members have voted

  1. 1. Qual o melhor software de desenho de arquitectura?

    • Autodesk Architectural Desktop
      48
    • Autodesk AutoCAD
      237
    • Autodesk Revit Building
      93
    • ArchiCAD
      152
    • Microstation
      9
    • VectorWorks
      27
    • Sketchup
      38
    • Outros. Quais?
      25


Recommended Posts

Penso que é útil elaborar sobre a definição de qualidade. Se por qualidade entendemos as caraterísticas gráficas dos desenhos 2D de pormenor, penso que ambos os softwares são equivalentes, tanto no output como no esforço para lá chegar. Se, por outro lado, estivermos a falar de modelação, não há comparação. No caso do ArchiCad, o processo lógico é modelar o que se vai construir, com o pormenor que for possível. Os desenhos resultam deste modelo. Foi por isso que comparei estes sw a veículos, pondo o Autocad na gama das bicicletas e o ArchiCAD na dos aviões supersónicos. Com a vantagem deste avião custar cerca de metade de aquela bicicleta :D

Link to comment
Share on other sites

O que tenho reparado na minha experiência com Iniciados no Archicad é que depressa se habituam às facilidades dos automatismos que o programa oferece e rapidamente esquecem o imenso trabalho que tinham antes, quando faziam tudo a 2D. Piora quando chegam à parte em que é necessário saber alguma coisa de construção para poder detalhar, assustam-se. E queriam que fosse tudo automático tb, tipo papa Cerelac em que bastava juntar leite. O pormenor construtivo depende de quem o desenha. Se sabe construir então sabe e é fácil desenhá-lo. Se não........... O que tenho reparado na minha experiência com Archicad é quanto mais sei de construção menos me assusta e mais fácil se torna desenhar. Pois embora não precise de desenhar logo tudo detalhado de início, sabendo como vai ser o final, a execução, deixo logo os objectos dimensionados para receberem o detalhe que eu quiser no final, sem que tudo se altere radicalmente ou que envolva trabalho acrescido. O ideal e que tento que seja sempre assim, é que logo do início esteja a pormenorizar. Tudo em simultâneo. Isto tudo implica fazer algo que a maioria não está, tal como eu tb não estive, habituada a fazer, que é pensar e planear, antes de executar. Alegoricamente: pensar para onde quero ir, antes de por as pernas em movimento.

Link to comment
Share on other sites

Já agora, uma observação ao título do tread.
"Qual o melhor software de desenho de arquitectura".

Faz tanto sentido como "Qual o melhor software de processamento de texto", e depois listar os mesmos programas.


É reflexo da eterna tentação humana de escalonar tudo.

Quase à nascença nos perguntam "Gostas mais do papá ou da mamã?", como esperavam que acabássemos??

........ A discutir qual o melhor software de desenho para arquitectura!!! :D
Link to comment
Share on other sites

A minha iniciação ao archicad foi em simultâneo com o autocad. Ou seja o projecto já estava desenvolvido em autocad e como estava a ter formação em archicad resolvi aplicar os meus conhecimentos nesse projecto e "fazer a maquete"....Daí resultou em alterações ao projecto que talvez com o o 2d do autocad não pensava em fazê-lo. Volto a referir, que é mto intuitivo, no entanto como referiu o zorbatan é mais fácil para quem já explorou bastante o 2d.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Já agora que ninguém nos ouve... e importar da net "blocos" para ArchiCad !?
Onde se arranja objectos de 1ª água para sacar, de preferência freeware!?



Freeware, tb gosto do termo.

Objectos de 1ª água..... isso é um pouco relativo.

Mas tens em:

http://archicad-talk.graphisoft.com/object_depository.php
(tens que te registar, mas é grátis)

http://www.archibase.net/


Se ainda assim não estiveres satisfeito, podes sempre ir buscar objectos, 3DS ou do Sketchup.

Para 3DS in, no menu help do Archicad clica em Archicad 12 Goodies, e tens lá o plug-in ou add-on. Já que estás aqui, explora tb os outros links do menu help, poderão dar jeito, a quem anda a desbravar.


Para sketchUp,
http://www.graphisoft.com/products/archicad-solutions/sketchup.html

Boa sorte, na pesquisa.
Link to comment
Share on other sites

Prezados, Eu utilizo a maioria dos softwares citados, e como muitos já disseram, depende mesmo da necessidade da etapa do projeto. Gosto muito de utilizar o Sketchup(meu voto) por ser um software de uso fácil e interativo. Grande Abraço a todos Arq.EROSJUNIORB)

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
a virtude está na mão! com um material riscador? melhor! com as teclas? parecem-me todos bons excluindo (da minha parte) apenas o sketch up. muito artificial, pouco dinâmico, "demasiadamente simples".

contudo...
com o passar dos anos penso que se está a perder algo, que faz parte da arquitectura, e que agora faz parte da "arquitectura antiga" ou como lhe queiram chamar, estou a falar do desenho, e do que ele representa na arquitectura ainda hoje. É insubstituível. Para além disso a apresentação da imagem no ecrã retém ainda hoje, todo o fascínio que essa imagem contém, e esse fascínio influencia e unifica muitas vezes a imagem do arquitecto. Logo, o computador ilude-nos sobre o domínio que temos perante geometrias complexas, mesmo que o séc. XVIII já nos tenha oferecido algumas extraordinariamente complexas.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

para mim é assim,. quando o projecto ja esta "feito" e é so desenhar os programas parametricos sao muito melhores. mas quando esta ainda a desenvolver o projecto e este é algo diferente do que costumas fazer.. ai meu amigo autocad. se pensarmos friamente o cad acaba por ser um lápis com rigor. eu pelo menos nao acredito que nenhum arquitecto digno desse titulo consiga criar um projecto usando so archicad ou revit. claro se quiserem repetir uma trampa qq chega e sobra

Link to comment
Share on other sites

Rita, eu ouvia essa sua conversa quando apareceu o CAD. Conheço mal Revit ou Archicad, mas com o Allplan consegue fazer tudo o que faz o autocad, da forma como faz no autocad, com a diferença de poder transformar as suas linhas ou sólidos em objectos paramétricos (ou vice-versa) em qualquer altura. Mas, depois de dominar qualquer um deles, vai ver que o Autocad lhe vai parecer uma coisa arcaica. É como comparar um 2CV com um LandCruiser. Ambos andam fora de estrada e, com um bom condutor, chegam aos mesmos sítios. Mas um deles é mais rápido e mais confortável, só que, no caso do CAD/BIM custam praticamente o mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Comecei por um ZXSpectrum em 1982 e programação Basic, seguido de um RoboCAD em Apple IIe em 1983-1987, seguido do MiniCad em Mac desde 1988 até ao VectorWorks 2009. Pelo meio experimentei Architrion, e nunca simpatizei com o ArchiCAD...infelizmente....:-( STrata 3D, FormZ, Sketch, Infini-D e actualmente Cinema 4D foram os meus modeladores preferidos. Trabalho com Apple desde 1983, embora tenha tido que comprar uns Pc para simulação térmica.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

O site TopCozinhas publicou uma matéria sugerindo que uma boa opção para softwares gratuitos é o Kerkythea com o SketchUp. Alguém tem alguma experiência ou recomenda esses softs? Será válido investir tempo neles? Ou será melhor investir em uma solução paga?

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Embora ache que este tópico é uma garrafa sem fundo aqui ficam os meus 2 cents Rhino. É o software de modelização mais poderoso que existe para arquitectura. Posteriormente podem criar 2ds a partir dessa modelização e trabalhar como querem. (Na realidade o Autocad tb permite fazer isto, à excepção que não trabalha com nurbs como o rhino) Eu neste momento trabalho com Vectworks, que é como oiço muitas vezes dizer o bebé do Archicad. Ora na essência estes são o mesmo tipo de softwares e por experiência própria, para concursos e/ou projectos a 100% linhas direitas são muito práticos, mas quando as formas se tornam complexas as limitações dos destes softwares aparecem. Em segundo plano e como já foi defendido e bem os softwares BIM permitem esses ajustes de projectos em 3d alterando automaticamente os desenhos 2d, mas mais uma vez isto é tudo muito bonito com linhas direitas em em estudos prévios pois quando se passa ao detalhe tem-se mais trabalho e muito pouca precisão. O trabalho com UCS no Vectorworks é assustador etc etc etc... Há ainda a questão dos objectos parametrizáveis, que no caso do vectoworks pura e simplesmente não funcionam, pelo menos na Europa e muito menos em projectos de qualidade. Enfim, acho que tal como alguém já disse o importante é saber usar a mão o papel e um material riscador, pois estes sim são indispensáveis, tudo o resto é uma questão de performance. Gostava só de esclarecer que a minha opinião é baseada num conhecimento do workflow de projectos com alguma complexidade, desde o primeiro esquiço até ao cortar a fita do edifício com participação em todas as fases.

Link to comment
Share on other sites

É sempre importante referenciar as versões do software de que falamos, pois as funcionalidades de uma nova versão mudam radicalmente a utilizabilidade do software. A experiencia me diz que tudo se paga, e em dinheiro. Isto é, quando queremos qualidade, temos que estar dispostos a investir $$$$ num sistema CAD/BIM. Comecei em 1982 com um Apple IIe e um sistema CAD mais lento do que desenhar à mão......na época era o material que eu podia comprar. Fiz um projecto inteiro de Arquitectura Solar Passiva com esse sistema entre 85-86. Nessa altura nos ateliers de arquitectura ainda se usava a régua T aqui em Portugal e a régua paralela no Brasil. Já experimentei um pouco de tudo, ArchiCad Architrion FormZ, MiniCad para sintetizar os mais importantes, já fiz visualização 3D para gabinetes de arquitectura como Souto Moura e Alvaro Siza, tanto em imagens fixas como para video 3D. Fiz sempre tudo de forma a não ter de subir muito na "parada" e não ter de investir num sistema CAD demasiado dispendioso. Em todo este processo ficou-me bem claro que não posso comparar de igual para igual um VectorWorks 2011 com um ArchiCad$$$$ ou com os BIM da Autodesk $$$$. Uso o MiniCad desde 1987 que mais tarde se tornou no actual VectorWorks. Acabo sempre por regressar a ele pela versatilidade que me dá. Não digo que seja o melhor do mundo, mas a relação preço/productividade é muito boa. As novas funcionalidades de biblioteca de anotações, de lajes e paredes por laminas, as listagens automaticas em folha de calculo, a base de dados parametrica, a divisão dos objectos por classes, tudo isto junto "bem oleado" dá nos um potencial incrivel de rapidez de apresentação de um projecto, e no uso da classificação da construção (ainda escassa aqui em Portugal).

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Multi ou Single File????? como utilizador de allplan 2012 ( sim já o tenho) verifico que estes srs da Nemetschek continuam no caminho certo. comecei o trabalho com um grannnnndeeee projecto e a vantagem de o allplan não trabalhar em um único ficheiro ( e não é com nada género X ref) mas verdadeiro muti file permite me um execelente trabalho colaborativo entre todos os intrevenientes assim como poupo €€€€€ na aquisição de suor hardware. Trabalho colaborativo com utilizadores de AutoCad, Rhino, Sketch Up , Cype e agora sim Archicad isto claro sem recorrer ao IFC ou até PDF 3D. aconselho... Bom trabalho

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.