Jump to content
Arquitectura.pt


Quanto ganha um arquitecto júnior?


RoseRed

Recommended Posts

Boa noite a todos! :p Tendo terminado a minha licenciatura, bem como o meu estágio de admissão à Ordem, encontro-me neste momento a procurar trabalho. Ora, uma das questões que se coloca neste momento, quando se vai a uma entrevista, é a questão da remuneração, e eu confesso que não faço muito a ideia de quanto ganha um arquitecto júnior em ínicio de profissão. Será que alguém me pode responder, através da sua própria experiência e/ou de conhecimento de alguém, só para que eu possa ter uma ideia mais formada e, para que de certa forma vá mais preparada para responder a essa pergunta que nos é colocada nas entrevistas.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia Rose Infelizmente, os ordenados praticados por 95% dos ateliers (relativamente a estagiarios) sao algo fantasiosos que variam desde os 200 euros mensais aos 350 euros. Mas com os estagios INOV-Jovem talvez tenhas a sorte de chegar aos 900 euros. Num caso mais estremo, se conseguires o factor "c" para ir para um atelier com reputaçao no mercado, talvez te façam a proposta de tu lhes pagar um valor "x" ´só para teres o previlégio de lá estar. Se a nossa Ordem definisse uma tabela de honorarios, tal como existe em outras ordens da uniao europeia, este tipo de situaçoes algo duvidosas deixava de acontecer.

Link to comment
Share on other sites

Pois eu sei disso tudo! Também eu já estagiei e, como tantos outros, vi-me forçada a entrar no sistema corrompido que é o mundo dos estágios profissionais a ganho zero. Contudo, queria apenas esclarecer que eu já terminei o estágio de admissão na Ordem, tenho a clara noção de que no início não se deve ganhar grande coisa, mas queria apenas ter uma ideia mais concreta. Se mais alguém poder deixar aqui o seu testemunho ou o do vizinho, agradeço.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas respostas. De facto, era mais ou menos essa a ideia que eu tinha. Consigo compreender que seja isso que paguem a alguém que ainda não tem muita experiência práctica..contudo, não deixa de ter alguma piada, tendo em conta que é tanto quanto ganha uma empregada de limpeza à hora (não o digo de forma pejorativa, um trabalho tão digno como qq outro). Mas, temos de pensar que temos formação (...)! Uma conversa que agora dava pano pra mangas, mas toda a gente sabe no país em que vivemos, enfim!

Link to comment
Share on other sites

Esta semana contaram-me duma situação, de um rapaz que já estava no mesmo atelier á coisa de 4 anos. Enquanto estudava lá esteve, quando estagiou idem idem, e quando acabou ficou lá mais 2 anos. Chegou a uma determinada altura e teve uma conversa normal com a chefe e falou abertamente que gostaria de ganhar 900 euros, até porque a experiência dele já o justificava. Ao que diz a Srª Arquitecta prontamente: "900euros??" Isso era antes da crise, agora levam 4euros á hora e já gozam. Há que ser solidário com o estado do país". Isto para te dizer RoseRed, que o normal é remunerarem-te de acordo com a tua experiência e os teus conhecimentos. Outra coisa, é estipularem eles próprios o que te querem dar. É triste mas é assim que funcemina. 800 euros p/ 1º ano dps do estágio acho normal. Agora tb depende do teu background, se já tinhas experiência profissional antes do estágio e se entretanto tb te formas-te em algo que possa ser bastante útil ao sitio onde pretendes ir trabalhar. São sempre pontos a favor. Boa Sorte

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.