Jump to content
Arquitectura.pt

X ign

Paredes "respiráveis"

Recommended Posts

Olá. O que é que acham deste tipo de parede? É composta por uma parede de 15 ou 20 de tijolo, 4/5 cm de isolamento, caixa de ar com a altura variável entre os 4 e os 8 cm e uma "forra" de viroc, afastados entre 0,5 e os 1,5 cm entre eles.

Parece-me bem, uma vez que o ar pode circular livremente na caixa de ar, e o viroc poderá ser visto como fachada. Tem a vantagem que se estragar um placa, substitui-se só essa.
Gotaria de saber se alguém tem opinião do comportamento deste tipo de parede já aplicado!

Esse tipo de parede classifica-se, normalmente, como "fachada ventilada", existindo várias combinações possíveis entre os vários materiais de construção para este tipo de paredes.
Infelizmente não tenho conhecimento directo da sua aplicação mas sei que são utilizadas mais em edifícios de serviços e industriais.
De qualquer modo é importante, ao nível do projecto, que cumpras as exigências que o projecto lhe coloca, nomeadamente a nível térmico (cumprimento do RCCTE ou RSECE), a nível acústico (RRAE), a nível de custos (cumprimento do orçamento do cliente), nível de resistência mecânica esperada, etc.

Podes encontrar algumas soluções comerciais destes tipos de parede aqui.

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.