Jump to content
Arquitectura.pt


A Árvore de Papel


Krinkelhas

Recommended Posts

Para quem, como eu, está a ler isto pela primeira vez convém ler isto primeiro: http://www.arquitectura.pt/forum/f54/aluno-cria-casa-ecol-gica-tijolos-de-papel-5296/ Corria o mês de Março de 2007.

Agora em Agosto de 2010 temos este tópico e mais dois, em outros tantos foruns:
http://forumdacasa.com/discussion/12601/a-arvore-de-papel-solucao-de-climatizacao/

http://www.novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=31&t=13193&p=136853&sid=4a2e3c7af0ab944c97ae37c344348aba

Link to comment
Share on other sites

É verdade. Fui eu quem fez os outros dois posts, visto neste forum ainda não ter conseguido encontrar ninguém disposto a entrar nesta discussão de forma aberta e que trouxesse realmente alguma crítica positiva. Apenas o ARK participou, sempre céptico, irónico e "odiador", termo usado numa das mensagens privadas que recebi para que não desse importância ao que esse senhor dizia por ser o "odiador cá do site", de quem conhece as suas participações ao longo dos anos.

Link to comment
Share on other sites

Sr Ark você passou os exames da ordem sem saber como fazer um isolamento qual as regras e materiais lambdas etc??? O sr Ark e seus clientes não estão em bons lençois, sr .Ark parece ser um mau profissional e ignorante , veja bem os melhores arquitectos do mundo que tal as sua esculturas??? Ridiculo srARK ridiculo devia mudar o seu nome para ENG. de engenheiro das obras feitas pelo gabinete...lol Mostre-nos um obra ou construção sua, sr ARK .... de arqueiro so se for, porque saber trabalhar no Auto CAD não faz de si um Arquitecto faz de si um copista. Cumprimentos e os factos nao acabaram

Link to comment
Share on other sites

O que eu acho deste material é que deve se tomar em conta,dada as suas caractéristicas semelhente á uate celulosa.Parece-me que o facto de ser solido tem de lhe conferir um bom desfasamente termico,embora desconheço a sua densidade.O que verifiquei no video é que deve ser facil de aplicar.Quanto á sua fabricação penso que não deve ser simples e requere maquinaria espeficica,o que lhe limita a utilisação na autoconstrução. Mas ao meu ver o problèma é como se arranja o papel,se muita gente adopta este matérial. Imagino mal uma produção em massa. Mas o que tenho a certeza é que os leaders desse conceito,tem de continuar,se acreditam nas suas idéas,e de lutar para o réalizar contra ventos e marès,como os antepassados deles..
Sr R.F. não entendo a sua intervencão.Vem fazer quexinhas,o vem debater um conceito?
Ao menos o ARK defende as suas ideias,e com uma certa coragem.Escusam de lhe dar na cabeca
Cordialemento
Link to comment
Share on other sites

1. Ok, é um isolante térmico, já chegamos a algum lado... Eu defendo o betão, para ser usado estruturalmente, não consigo ser mais explícito.

2. Fachada cortina, você tem dúvidas? Eu não tenho dúvidas nenhumas... não é por aí que cometo um erro. O betão tanto pode ser usado como Fachada Cortina ou Pontualmente como Estrutural, há exemplos consagrados de Projectos em Betão, em Fachada Cortina (Pritzker...), tantos... Nem vale a pena falar de betão translúcido, isto seria supor que uma cortina teria que ser taxativamente translúcida... (Cheira a palha...).

3. Sr. Guy, um gajo que não sabe escrever, não vale uma resposta, os anos passam, os mesmos erros... mas lá vai.

Ridiculo srARK ridiculo


Ridículo... tem razão! Mas se quiser marcar um encontro, descanse que lhe digo a mesma coisa, com um tom de GRANDE BESTA, não seria a primeira vez, aliás, é uma situação recorrente na minha vida. Eu faço projectos a custa das quotas da OA, no Gabinete e por Conta Própria (A Vida está difícil!) não está a espera que lhe diga onde, já existe muita gente a atrapalhar, é uma fila grande, não se meta na minha vida...

Fui ao meu léxico que tenho por aqui e descobri:

ridículo - que provoca ou desperta o riso ou o escárnio;


4. Acho que está na altura de fazer um protótipo, qualquer coisa que tenha um semblante de edifício, não as minhas custas... claro.
Link to comment
Share on other sites

Parece que quando começamos a chegar a algum lado chegamos também ao ridículo, ao absurdo e à indecência,

Não houve ninguém até agora neste site que me pudesse dizer o que quer que seja sobre a possibilidade de existência de construções anexas a uma habitação, por exemplo, que funcionassem como reservatório térmico, com fonte solar de energia, de forma a climatizar o edifício principal.

Apenas o ARK, por volta do vigésimo comentário, conseguiu dizer algo sobre um material de construção feito à base de papel reciclado, com características de isolante térmico ou com a possíbilidade de ser usado em paredes e até mesmo placas, em forma contínua ou blocos, o que quer que seja, e mesmo assim tudo o que disse foi:

Eu defendo o betão, para ser usado estruturalmente, não consigo ser mais explícito.


Tudo isto me surpreende, principalmente depois de ver pelo fórum fora tão boas discussões e participações, pessoas tão prestáveis a partilhar a sua opinião de modo a ajudar, aconselhar ou divergir das opiniões dos outros de forma pedagógica e construtiva.
Talvez em nenhum dos caso tenha sido isto que aconteceu. Talvez estivessem todos apenas a mostrar que sabiam e não a mostrar O que sabiam. Talvez neste caso, como o ARK entrou tão cedo na discussão, todos os outros se afastaram, ou por saberem que não valeria a pena, ou por se amedrontarem de também a opinião deles ser denegrida e inferiorizada.

Em qualquer dos casos, não era isto que esperava de um site cujo domínio é www.arquitectura.pt, onde esperava encontrar pessoas, não arquitectos mas também, que pudessem de alguma forma conviver virtualmente sem se atacarem mutuamente e manterem-se elevados o suficiente para não chegarem ao ponto a que as coisas chegaram.

Enfim, também não é por isto que vou embora. Ainda tenho esperança que isto tenha sido uma situação excepcional.

p.s. o que acham da arquitectura destas construções feitas por térmitas? Será possível reproduzir os seus efeitos em prédios?
Imagem colocada
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.