Jump to content
Arquitectura.pt


Ajuda maquete


lorran

Recommended Posts

Olá Preciso de uma pequena ajuda numa maquete, estou com dificuldades em fazer um telhado de 4 aguas em k-line. Nunca fiz nenhum, a minha dificuldade é porque passo as medidas do telhado pro k-line, corto e depois ao dar a inclinação, as peças nao se encaixam ( como é logico ) mas não estou a ver como resolver isto, sem dar medidas ao calhas. vou postar algumas imagens para melhor exemplificar a minha duvida. Desde muito obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Viva Lorran,

Deves utilizar um corte (de preferência) ou alçado para obteres o comprimento de um dos segmentos que compõem uma das 4 faces do telhado. De seguida tens de obter nesse corte o ângulo ou, provavelmente ainda mais fácil de ser dps transposto para a maqueta, a altura entre a base e o ponto mais alto do telhado.

Munido com estes dois dados, o cumprimento do segmento + a altura da base ao topo do telhado, não vejo que venhas a ter grandes dificuldades.

Já agora, não sei se é o que estas a fazer ou não... Mas monta sempre a maqueta sob a impressão de uma planta.

E não te esqueças da dica da Martazita em realizar um corte na K-line oblíquo de forma a que consigas encaixar sem problemas a K-line.

Link to comment
Share on other sites

O teu problema é que estás a cortar as águas do telhado pela planta, logo estas não estão em verdadeira grandeza. Para sair certo tens de usar o comprimento da base da água até a parte mais alta a partir de um corte ou alçado como já disseram os colegas acima... No corte\alçado estas medidas já se devem encontrar em verdadeira grandeza, isto se não for uma vista em escorço.

Link to comment
Share on other sites

Esse telhado e como qualquer outro faz-se através do rebatimento do plano através do desenho de um corte. um transversal pelo menos para conseguir ter a silhueta interior das águas. Para fazer de um modo expedito (mas nunca esquecendo a importancia da geometria), poderás cortar triangulos com o angulo a 45º um pouco maiores do que necessitas para as águas menores em questão, depois acentas sobre o telhado as duas águas maiores e colas. De seguida encostas um dos triangulos maiores e riscas a lapis a parte que te sobre na face inferior. Retiras o triangulo e voilá é só cortar de novo com o x-acto, repetes o processo para o outro triangulo menor. Este método já nao se aplica a coberturas com mais de 4 águas o que te recomendo fortemente a aplicares a técnica habitual (através do corte e planta).

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.