Jump to content
Arquitectura.pt


Urbanismo


Rikhard

Recommended Posts

boas ! Encontro-me a desenvolver um trabalho de urbanismo, que apesar de ter umas noçoes basicas sinto que não são as suficientes para o desenvolvimento correcto... Por este motivo dirijo-me ao forum... Gostaria que me informassem se existem alguma legislação urbanistica relativamente a afastamentos entre edificios, larguras minimas de passeios, estradas, por ai fora. Desde ja muito obrigado !

Link to comment
Share on other sites

Boas, essas definições que procura, na legislação Portuguesa estão associadas aos PDM e regulamentos dos Municipios, que definem nos seus regulamentos esse tipo de afastamentos, cerceas, etc. Essa informação consta tambem, dos planos de urbanização, loteamento, etc. que têm sempre no nivel superior hierarquico os PDM. Existem recomendações dispersas relativamente a essas definições, no RGEU relativamente a afastamentos e outros parâmetros urbanisticos, e por exemplo no decreto das acessibilidades, o famoso 163 de 2006. Mas de facto não existe um documento orientador geral nem faz muito sentido que exista, dado que o território e as cidades apresentam grandes assimetrias entre si... espero que ajude. P.S. existe bibliografia que pode consultar e é muito mais interessante que a legislação, exemplo: UrbanismoII- Configuração urbana de Dieter Prinz

Link to comment
Share on other sites

Além dos conselhos acima, deve procurar os Decretos Regulamentares 9 a 11 de 2009
e existe a Portaria 216-B/ 2008 com os parâmetros de dimensionamento para operações de loteamentos.
Como bibliografia complementar, existe uma colecção da DGOT-DU, intitulada Normas Urbanisticas, composto por 4 volumes.

Quem cria renasce todos os dias...
Agua-Mestra, Lda
Não sou perfeito, mas sou muito critico...

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.