Jump to content
Arquitectura.pt


Archicad ou revit?


Against

Recommended Posts

Boa tarde! Aposto que este tópico é repetido, peço desculpa por isso já, MAS, qual é a vossa opinião, a nível de desenho/modelação/rapidez de execução, qual preferem? Archicad ou revit? Trabalho com o autocad, mas, quando o tempo aperta, estou mais do que disposta a troca-lo por algo mais rápido. Portanto, opiniões?

Link to comment
Share on other sites

Tem um bom motor de Render (Mental Ray, quase fotoreal), apesar de não ter todas as features do Max e é extremamente fácil de modelar com ele. Para quem já usa produtos da Autodesk, fazer a ponte com o Revit é fácil. Mas, perguntar para quê? Experimente os dois... a sua opinião poderá ser diferente.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, é como estar a discutir Ferrari vs Porsche vs Aston Martin. Mais coisa, menos coisa, fazem todos o mesmo e todos têm os seus fanboys. Depende mais do utilizador do que do software em si. Archicad e Allplan (e também vale a pena dar uma vista de olhos ao Vectorworks) têm a grande vantagem de não ser Autodesk. Melhor mesmo é fazer um testdrive para verificar qual o que se adapta melhor a si.

Link to comment
Share on other sites

No Allplan gosto da versatilidade em adequar o programa ao tipo de trabalho. Posso fazer tudo em BIM, com cortes e alçados automáticos, ou meio BIM, extraindo os cortes, alçados e perspectivas em 2D, e depois afinando-os, ou posso fazer tudo em 2D, como se fosse apenas um programa de CAD. A pormenorização também pode ser feita apenas em 2D. A modelação 3D é excelente e liga-se directamente ao Cinema 4D. Exporta 3D em pdf, o que é óptimo para impressionar os clientes. Há quem não goste do interface. É muito menos exigente em termos de hardware do que o Revit, por exemplo. E muito intuitivo para trabalhar em rede num atelier. Mas o melhor mesmo é pedir demos de todos e fazer o seu próprio test-drive. E qualquer que seja a sua escolha, é melhor do que continuar com CAD.

Link to comment
Share on other sites

Não conheço os outros, para poder comparar. Não uso muito, porque o Allplan liga directamente ao Cinema 4D. Mas funciona bem e até tem animação de câmara. Também permite estudos solares e até dá para retirar as sombras em 2D, para se fazer uns alçados e cortes todos pipis.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

concordo com o Lichado, pessoalmente prefiro o revit por fazer em Bim, trabalho em 2d e automaticamente crio alçados,cortes, cria mapas de quantidades automaticamente, e qualquer alteração o programa actualiza instantâneamente ex: se colocar mais um vão na planta, autom. no mapa tens mais um vão...em 3d o motor render na versão 2011 do revit está muito bom...equiparado ao max...comprovei isso numa apresentação na faculdade.Mas é como o lichado refere, só experimentando, o que é bom para mim pode não ser para ti.... Cumps

Link to comment
Share on other sites

pois, mas por vezes perde-se imenso tempo no tratamento de imagem 2d em BIM, com erros de representação, o que não acontece com o cad, que é muito mais rápido. :s



Boas Richard...não sei se costumas ou se já utilizaste o revit por exemplo,...eu discordo..sempre utilizei cad e só sensivelmente à dois anos estou com revit e devo dizer te que não se compara...erros de representação também os podes ter em cad..simplesmente no cad ou em Bim os erros são feitos pelo utilizador, não te estou a dizer que o programa é livre de erros, não o é, e nenhum é, mas poupas imenso tempo, exemplo: quando queres fazer uma parede dupla num determinado projecto basta me atribuir as espessuras, o tipo de isolamento, com caixa de ar ou sem, e carrego automaticamente no projecto e guardo, na próx. vez que precisar basta me carregar para o proj. (parede dupla). Tem imensas vantagens...

Experimenta...
Link to comment
Share on other sites

Boas arqueon! Nunca utilizei o revit... já vi imensas vezes trabalharem nele, mas em comparação ao archicad acho que é muito mais fácil de manusear e menos confuso. quanto às possibilidades que cada programa faz, não tendo eu conhecimento aprofundado de nenhum dos dois, tanto um como outro fazem o mesmo, incluindo essa parte de guardar as paredes de acordo com as características que queiras. Ao que me referia, em termos de representação, acontece muitas vezes nos cortes, pormenores de ligações de lajes com paredes, etc. acontecendo muitas vezes em projectos mais complexos. pessoalmente gosto de utilizar apenas o archicad para visualizar em 3d, pois é bastante rápido "levantar paredes" depois de importado de cad pa archicad. Mas é subjectivo, cada um trabalha como quer. Para quem souber MUITO de um desses programas, acho bem que trabalhei so com BIM :s

Link to comment
Share on other sites

Boas arqueon! Nunca utilizei o revit... já vi imensas vezes trabalharem nele, mas em comparação ao archicad acho que é muito mais fácil de manusear e menos confuso. quanto às possibilidades que cada programa faz, não tendo eu conhecimento aprofundado de nenhum dos dois, tanto um como outro fazem o mesmo, incluindo essa parte de guardar as paredes de acordo com as características que queiras. Ao que me referia, em termos de representação, acontece muitas vezes nos cortes, pormenores de ligações de lajes com paredes, etc. acontecendo muitas vezes em projectos mais complexos. pessoalmente gosto de utilizar apenas o archicad para visualizar em 3d, pois é bastante rápido "levantar paredes" depois de importado de cad pa archicad. Mas é subjectivo, cada um trabalha como quer. Para quem souber MUITO de um desses programas, acho bem que trabalhei so com BIM :s


Boas Richard...

Ah ok, já percebi onde querias xegar. Sim é verdade, por acaso o Revit tem essa falha no que toca às ligações de lajes, mas a partir do momento que tenhas esse pormenor em biblioteca é facílimo...é como dizes...cada trabalha como quer...

cumps
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

pois, mas por vezes perde-se imenso tempo no tratamento de imagem 2d em BIM, com erros de representação, o que não acontece com o cad, que é muito mais rápido. :p


No Archicad, para quem quiser trabalhar em 2D, utiliza a ferramenta "Pormenor" e o modelo 3D passa todo para 2D e é completamente editável. É bastante mais rápido e eficaz que no Autocad.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.