Jump to content
Arquitectura.pt


fac1

Isolamento acústico

Recommended Posts

Tenho um vizinho que mora por cima de mim em que correr, saltar e berrar são o seu prato favorito quando está em casa. Quanto aos berros eu não ouço nada mas o andar e saltar é o problema. Preciso assim de ajuda para melhorar o isolamento ou mesmo minimizar o efeito que este me afecta na minha vida diária. Os pisos são de betão aligeirado+lã de rocha 2cm 110kg/m3+tela acústica 10mm. O som que eu ouço é o impacto que este cria na lage e que os isolamentos deixam passar. Será que isolando o tecto falso com duas camadas de lã de rocha de 4 cm de espessura de 70kg/m3 me irá resolver o assunto? Tenho o tecto falso com caixa-de-ar com 15cm.Já falei com o vizinho e reparei que o problema está no calçado que usa, pois na sua casa usam meias com uns "pitons" de borracha, vulgo ser material diferente dos chinelos. Já fiz a experiência na minha casa em que quando ando descalço sinto o impacto e estremecer do chão, mas quando estou de chinelos ou sapatos isso não acontece. A solução construtiva do meu apartamento a nível de paredes é composta da seguinte maneira: Parede exterior com poliuretano projectado 2 a 3cm de espessura+caixa-de-ar 10cm+lã de rocha 4cm+pladur duplo de 13mm cada. Agradeço ajuda para assim resolver ou minimizar o ruído.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Duvido muito que a lã de rocha reduza o ruído porque o que ouve é som de impacto. Acho que só uma laje maciça podia melhorar significativamente o problema, o que está fora de questão... A não ser que o problema esteja no soalho do vizinho...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Boas, o soalho do vizinho é composto por um piso flutuante de madeira de 14mm de espessura. Este vizinho mora por cima de mim(2ºandar). Como disse anteriormente, se o calçado tiver alguma espessura de sola, no meu andar(1ºpiso) não se houve nada. A questão é quando se anda com calçado raso ou descalço. Até porque não oiço o meu vizinho do lado, ou porque ele tem cuidado ou porque o isolamento é mais eficaz no mesmo piso. Outra solução possível passaria por projectar lã de rocha dentro da caixa-de-ar do tecto falso mas e o seu custo? Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já vou na minha 3ª mudança, mas é claro que começei com uma casa mais barata no princípio da minha vida familiar que ao longo do tempo foi melhorando. A questão é que tendo bons isolamentos estes não são muito eficazes, ou porque foram mal aplicados ou porque não seriam os mais adequados para a respectiva lage. Obrigado.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.