Jump to content
Arquitectura.pt


JVS

Cinema | Ruinas

Recommended Posts

Cinema: Ruínas com histórias para contar

O filme abre de forma bastante grotesca: a narração de um sórdido e verídico caso de "embalsamamento" cometido por uma mulher que a todo o custo quis garantir, enquanto viva, a presença de alguém que muito amava e acabava de morrer. Não lhe bastava, pois, a memória nem a evocação.

Deste extremo para diante, "Ruínas" de Manuel Mozos segue uma linha bem mais simpática, enveredando por um caminho de histórias contadas, como o nome sugere, a partir de fragmentos de existências passadas.

"Ruínas" é um documentário com o seu quê de ficção se pensarmos que aos tais pedaços de história que encontra - ou melhor, procura, pois nada é destituído da intencionalidade do realizador -, Manuel Mozos escolhe o que deve acrescentar: se apenas uma multiplicidade de planos, criteriosamente escolhidos, se o som natural, se a palavra, através de registos escritos, narrados, de fontes várias que nos levam a desvendar o completo retrato do objecto focado.

É assim que descobrimos o restaurante, outrora ilustre, "Panorâmico de Monsanto" (que recentemente vimos no curioso, crítico e interessante filme de Inês de Oliveira, "Cinerama" como cenário para uma mordaz perspectiva sobre a decadência de alguns ambientes empresariais); a memória do bairro social da central eléctrica de Picote, com detalhes e planos que ilustram bem a sua arquitectura e a sua história habitada. Assim nos são, igualmente, desvendadas, sem palavras, as ilusões e desilusões de parte dos trabalhadores da antiga CUF, no Barreiro, ao longo do tempo. Ou, ainda, a história do Sanatório das Penhas da Saúde, com o sentido da sua existência plenamente evocado.

De uma forma única, com o recurso estritamente necessário ao som, imagem ou movimento, "Ruínas" tem a extraordinária capacidade de, por momentos contados por um relógio, fazer renascer a vida destes e de outros lugares e daqueles que os habitaram.


in http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi-bin/noticia.pl?&id=78634

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.