Jump to content
Arquitectura.pt


Novo RJUE obriga Arquitectos carecas a usar capacete


Arq.to

Recommended Posts

Imagem colocada

Novo RJUE obriga Arquitectos carecas a usar capacete


A alteração ao Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro (DL 26/2010) inclui um parágrafo que obriga os arquitectos carecas ou com pouco cabelo a usar capacete, esta medida será aplicada dentro de 180 dias.

Segundo a agência noticiosa Lusa "esta medida serve para prevenir as inúmeras fracturas cranianas causadas pela falta de capacete entre os anos de 1999 e 2008 aos arquitectos com deficiência capilar", António Mesquita do Regime Jurídico da Urbanização e Edificação acrescenta "Os arquitectos desprovidos da protecção capilar estão em pior situação, pois não existe a protecção natural do cabelo".
A agência Lusa aponta que desde 1999 a 2008, 543 arquitectos com deficiência capilar sofreram fracturas cranianas dos quais 23 tiveram de abandonar a profissão devido aos danos causados.

Mais informação no decreto de Lei: http://www.dre.pt/pdf1sdip/2010/03/06200/0098501025.pdf

Update: Espero que tenham tido um dia recheado de mentiras, como esta. As nossas desculpas aos arquitectos com "deficiência capilar" (a sério...quem escreve isto?!) que têm todo o nosso apoio!
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 62
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Qual a ideia disto? Ajudar os farmacos de anti queda de cabelo a fazer dinheiro ou a tentativa de criar um estilo elitista de arquitectos em que têm de ser todos cabeludos? :\

Link to comment
Share on other sites

sim também me soa a algo do primeiro de Abril lol, mas em caso de não se dever a isso devo dizer que acho bastante curiosa a teoria que um tipo com cabelo aguenta melhor levar com um tijolo na cabeça. até porque um careca pode ter a sorte de o tijolo escorregar, mas pronto. Noticia estranha

Link to comment
Share on other sites

Só pode ser mentira devido ao dia senao seria ridícula esta lei. O cabelo pode proteger o sol, pó, algum arranhão mas pouco mais... O cabelo nao tem nenhuma armadura e pode comprova-lo pondo um careca e um "cabeludo" e mandarem-lhe um tijolo a cabeça e verão que o traumatismo está lá independentemente de ter ou não cabelo... Portanto nao me convencem com esta! bjs

Link to comment
Share on other sites

Não pude acreditar e tive que investigar!
Não pode ser sério, pois a alteração ao Decreto-Lei n.º 555/99, de 16 de Dezembro (DL 26/2010) trata de outros assuntos.
Para quem tiver mais interesse, basta olhar no link: http://www.anet.pt/downloads/legislacao/DL26_2010.pdf

Conclusão: 1º de abril! HAHAHAHAHA

Mas que a idéia é boa, ahh! Isso ninguém pode negar! No Brasil o uso de capacete, assim com de outros EPIs (Equipamentos de Proteção Individual como capacete, bota, luva, etc.) é obrigatório não só para os carecas mas para todos que frequentam ou visitam qualquer obra. A responsabilidade é do dono da obra, caso alguém se machuque e é este que responde a processo jurídico por qualquer acidente dentro do canteiro.

Link to comment
Share on other sites

Acho que é realmente uma medida que faltava, pois temos demasiados colegas a sofrer do mesmo problema, que interfere directamente no seu bom humor e calma para responder ás problemáticas que nos aparecem no dia-a-dia. Aproveito também para sugerir que em anexo ao uso do capcete, seria bom passarem estes colegas a usar bota biqueira de aço, para lhes dar mais estabilidade e assim minimizarem as quedas. Colegas, vamos apoiar estas medidas por um futuro melhor!

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.