Jump to content
Arquitectura.pt


Escalas


JoãoDiniz

Recommended Posts

Boa noite, sou iniciante e pretendo pela primeira vez fazer uma maqueta para um trabalho mas tenho algumas dúvidas acerca da escala a ser utilizada. O que eu pretendo reproduzir tem cerca de 350 metros na horizontal e cerca de 4 metros na vertical. O meu problema centra-se no facto de não saber se ao conceber uma escala para a construção da maqueta os conhecedores desta área utilizam sempre a mesma escala tanto para a horizontal como também para a vertical, isto porque, a minha base para a maqueta tem cerca de 1metro por 0,7metros e ao utilizar uma escala horizontal de 1:350 (cm) (o que inicialmente pensei) igual à vertical o trabalho final seria de altura muito pequeno e esteticamente não vistoso. Ou seja, com isto gostaria de saber se é usual utilizarem-se escalas diferentes para a horizontal e vertical ou então como é que os entendidos o fazem porque queria fazer algo com umas dimensões adequadas e como anteriormente foi referido uma maqueta de 1 metro com altura de cerca de 2 cm não tem sentido! Obrigado pela ajuda e pelo esclarecimento!

Link to comment
Share on other sites

Não há escalas horizontais ou verticais, pois assim gera uma distorção, certo? Tem lógica!
Tem de ser tudo á mesma escala.
Devias pesquisar primeiro algumas noção de escala, pois está por ai uma grande confusão.
Calculo que não estejas enquadrado nesta área. Pois parece não entenderes a noção de escala.


Se por outro lado estas a fazer um trabalho intuitivo e não uma representação do real (aqui real não tem nada haver com a realidade mas sim com a dimensão real de algo que imaginas), por ficar

"muito pequeno e esteticamente não vistoso"

podes fazer sem escala!
Mas assim não é a representação de algo real mas sim um artefacto de alguma coisa qualquer em que não interessa saber dimensões ou proporções.
Link to comment
Share on other sites

Bom, não sei do que é a maqueta. Mas tens noção do que é algo com 350 metros de comprimento e 4 metros de altura? Para perceberes um bocadinho... um campo de futebol tem cerca de 100 metros de comprido (se nao estou em erro). Como podes imaginar é uma coisa muuuuuuuito comprida. 4 metros de altura... digamos que normalmente os edifícios têm cerca de 3 metros de distância entre pisos, por isso para além de teres uma coisa muuuuito comprida, tens uma coisa muuuuuito baixinha. Adiante, com o colega acima disse, não se usam escalas diferentes nos diferentes eixos... qual o objectivo de o fazer?? A maqueta serve para mostrar a proporção entre as coisas. Porque quererás tu distorcer essa proporção?? Agora, tudo depende do que estás a tentar representar, porque a meu ver, um comprimento tão grande com essa altura, não deve ser um edifício... ou é? Se for, a uma escala de maqueta simpática (diria 1.500 ou 1.200) é uma placa de material sem expressão. :p

Link to comment
Share on other sites

Não faço ideia do que queres representar mas, como aluno do 11º ano XD (provavelmente estou a dar uma contribuição pouco proveitosa) lembrei-me que poderias fazer algo deste género: (tipo secção, com o pormenor daquilo que estás a representar) Isto claro se o que tu queres representar for igual ao longo dos 350m, caso contrário acho que não te será, de todo, útil. É só uma opinião porque, não sei se é possível, mas até poderias pôr esse pormenor em grande e ao lado a tal representação de 50cm de comprimento e 0,5cm de altura.:p

Link to comment
Share on other sites

A escala de construção tem de ser lida como um todo, logo para ter uma leitura continúa o teu projecto e maquete terá de ser apresentado sempre á mesma escala. Não tem Lógica apresentar esse elemento vertical de que falas, por exemplo: á escala 1:100 que mais se aproxima da escala real e depois a base para se de facil transporte colocas a uma escala tão imprecisa que é a 1:35. Depois de a fazeres, aliás depois de entrares em ataques de nervos por veres que as coisas estão desproporcionais entre si e não encaixam devido a pertencerem a escalas diferentes, serás inundado pela crise do cansaço em que se aplicam golpes á Mohamed Ali á maquete, ou dás rotativos á Walker Ranger do Texas!! Estuda qual a escala que para ti mais se encaixa ao que queres fazer para ter expressão, se incomodar o transporte da mesma, estudas como podes partir a base ao meio e desmontá-la de modo a poderes ter maior mobilidade com ela, estado a consistencia sempre assegurada. Se achas que a base é fina em relação ao corpo verical e não aguenta, constroi uma base mais consistente de modo ao todo se suportar e ter uma leitura igual. De resto podes sempre complementar com desenhos dos interiores ou 3D. Acho que no 12º já aprendem noções de CAD e 3D.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Olá. Sou aluna do 2ºano de design de ambientes da esad.cr Tenho um projecto em que num cubo de 10 x 10 x 10 tenho de sintetizar os metodos construtivos de Mies Van der Rohe. E como se sabe ele utilizava muito aquelas escada largas exteriores. Mais ou menos consigo perceber quais as medidas desta imagem. Mas eram todas assim? nao consigo encontrar muitas informaçao concisa sobre as obras dele.

Link to comment
Share on other sites

"E como se sabe ele utilizava muito aquelas escada largas exteriores"?? Não percebi esta frase. Escada larga? Escala larga? Nenhuma das hipóteses faz sentido. Mas vá lá, vou te ajudar. Não sei se sabes mas o exemplo que mostras é a Casa Farnsworth. E ela é feita de quê? Um metal qualquer que não interessa muito para o caso. Como sabes Mies desenvolveu uma complexa gramática construtiva em metais (interessa-te?). Se colocares no google "Mies Van der Rohe materiais metálicos", vais encontrar algures (a mim calhou ser o primeiro) um link de uma tese sobre os métodos construtivos de Mies Van der Rohe em materiais metálicos. Tem lá uns esquemas perspectivados das fachadas dos arranha-céus que ele projectou, bastante catitas. Não sei se consegues fazer o download da tese (em principio poderias fazer). E pronto, espero que ajude.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.