Jump to content
Arquitectura.pt

rcosta111

Avaliação de isolamento sonoro

Recommended Posts

Boa Noite, Comprei à 4 meses um apartamento novo perto do Louresshopping e estou com sérios problemas no que toca ao ruído. O construtor garante que o isolamento cumpre as normas (a FTH está clara no tipo de técnicas/materiais utilizados) paredes duplas, com caixa de ar de 6 cm, lã de rocha+ cortiça de 2cm. Todas as paredes são isoladas da laje por uma placa de cortiça de 2cm. o pavimento tem membrana acústica.. etc etc Garante que foram feitos testes acústicos e que os níveis estão largamente dentro da lei. Tudo isto é óptimo, mas o que se passa na realidade é que ouço claramente os moveis do vizinho a serem arrastados, e no silencio da noite, oiço as conversas que ele tem no quarto, bem como o barulho do WC, e tenho um eco enorme dentro das divisões (se bem que a casa ainda tem poucas coisas, não tenho cortinados e faltam-me alguns tapetes).... Já falei com ele e garante que não faz barulho sem ser o "normal". o problema é que ele trabalha por turnos e tem os horários trocados da maior parte das pessoas, quando eu estou a começar a adormecer e quando ele chega ou vai embora, logo tem que usar o WC ou falar com a companheira... eu compreendo isto tudo, mas a verdade é que não tenho conseguido descansar... Alem disto, quando lhe perguntei se ouvia algum barulho, ele diz que não, que aprece estar tudo "impecável"!! (será um problema só do piso onde estou?!) Resumindo, sei que este tema já foi largamente debatido neste forum, mas continuo com umas duvidas (não propriamente na questão da dos testes ou na parte do isolamento), mas na maneira como posso argumentar com o construtor quando ele diz que o andar está bem isolado e quando eu e a minha esposa (que é para ninguém acusar-me de ser demasiado "sensível" com os barulhos) ouvimos claramente o ruído do andar de cima e das canalizações. Como posso comprovar se o isolamento está bem feito e é de acordo ao que o construtor diz e que está na Ficha Técnica. Ter que pagar uma analise acústica do meu bolso, tb não é solução, pois tenho orçamentos que vão dos 300 euros aos 600+iva e tenho que envolver o vizinho. Não tenho referencias para saber se o isolamento aplicado é o suficiente para anular estes ruídos, mas parece que teoricamente devia ser... Conto com a vossa ajuda, pois o andar de resto é bom, mas por causa disto já pensei em desistir dele e sair dali. Obrigado Abraço

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.