Jump to content
Arquitectura.pt

Fosi

Logótipo na Arquitectura Nacional?

Recommended Posts

Depois de uma breve pesquisa sobre o tema, deparei-me que a Arquitectura Nacional, não se tem provido de usar uma linguagem gráfica e/ou marca! razões históricas? ..talvez devido ao passado recente, em que poucos se faziam de produzir arquitectura. Tempos em que a procura era problema do cliente. Na realidade contemporânea, o novo arquitecto só o é, se conseguir vender o seu produto. prevalece quem faz uso das disciplinas publicitárias; das novas ferramentas de difusão e contacto. E que de bom símbolo se faz destacar? algum bom exemplo de solidez sistemática na expressão simbólica / gráfica / identidade visual na arquitectura nacional? que não seja "apenas" o produto.

Olha que existe uma linguagem gráfica na arquitectura nacional.

Quando estava na Faculdade, na FAUTL existia uma grande diversidade gráfica entre os meus colegas. Havia no entanto as típicas influencias dos holandeses. Mas quando sai reparei que existia uma linguagem gráfica nalguma faculdades como a UAL.

Na UAL seguem uma linguagem gráfica do preto & branco. O terreno no corte é todo preto para marcar o cheio-vazio. Uma linguagem muito marcada pelos Aires Mateus. Depois existe os que colocam uma pontinha de vermelho para dar a ideia que são radicais. Existe uma Escola que segue esta Linguagem Gráfica.

Na verdade sempre houve essa preocupação pela linguagem gráfica, ja que eram os desenhadores que faziam tudo. Os arquitectos nos anos 40-80 faziam tudo manualmente. Tudo era desenhado graças a uma serie de influencias históricas desde a Arte Nova. Cada arquitectura tinha a sua letra, o seu logótipo, a sua forma de apresentar perspectivas. Temos os exemplos de Daciano Costa, Pancho Guedes e a sua Letra e a sua Linguagem Expressiva, e muitos outros.

Em relação aos logótipos basta ver nos sites de ateliers de arquitectura que existem logótipos. Uns mais interessantes que outros mas existir existem.

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

São alguns logótipos. Tirados duma lista de links de ateliers que existe aqui nos fóruns - http://www.arquitectura.pt/forum/f13/ateliers-nacionais-links-1487.html

Deu-me a ideia que você ainda não fez uma pesquisa aprofundada sobre o assunto. Se quer analisar bem a relação entre Arquitectura e o Design Gráfico veja um livro sobre Arquitectura Contemporânea Portuguesa. Depois escreva uma lista de arquitectos modernos e pós-modernos e vai ver que existe uma colecção muito rica de linguagens gráficas em Portugal.

não me refiro ao produto da arquitectura nacional! mas sim a identidade gráfica que distingue a marca. tipo.. eu sei distinguir um objecto do J. Ive vs. K. Grcic ! como consigo distinguir uma obra de H&deM vs. R. Koolaahs! e também consigo distinguir a identidade da marca das empresas associadas a esses nomes!!

Creio que concordo com o JVS a imagem gráfica está sempre associada ao estilo do próprio arquitecto, encontrar uma identidade colectiva que represente a Arquitectura Nacional não existe, por isso cada arquitecto tem uma identidade visual própria, seja com a sua marca (nome do próprio ou empresa), seja com o seu logótipo (identidade visual). O negócio da arquitectura assim como na maioria das disciplinas artisticas (arquitectura, design (perdoem-me a blasfémia), artes plásticas) sempre funcionou com a "marca" do projecto ou da obra que o artista/arquitecto/designer desenvolve. Por exemplo conhece-se o Siza pelas suas obras, Philippe Starck pelo seu design. O público associa o artista/designer/arquitecto ao seu trabalho, logo a necessidade de criar uma identidade gráfica é desnecessária, afinal a marca do artista/designer/arquitecto, está incluída implicitamente no projecto. Para o público em geral a marca continua a ser o nome do autor ou a empresa que ele representa, mas a imagem gráfica de cada um continua a existir, todos têm cartões e estacionários que incluem um logótipo identificativo.