Jump to content
Arquitectura.pt


Orçamento


esboberus

Recommended Posts

Boa tarde Sou licenciado em Gestão, de Viseu, e com gosto na área da arquitectura (compro quase todas as revistas da "especialidade". Moro numa moradia em banda com cerca de 300m2. No entanto, a curto prazo, gostaria de construir uma moradia isolada (com arquitectura "moderna") num terreno plano, virado a sul, com cerca de 1100m2. Como tenho um plafond de cerca de 150000€-170000€, gostaria que me informassem se é possível construir uma moradia com 4 quartos, 1 closet e/ou escritório, garagem e zona social ampla. Na totalidade com cerca de 200 a 220m2. (sem o valor do terreno) Se possível, só para eu ter uma ideia, mostrar alguma foto de exemplo d emoradia. MUITO URGENTE...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Bom dia! Aproveitando o tópico , como sou novo por aqui peço desculpa se o faço no sitio errado, gostaria de saber quanto é fica (aproximadamente e só para ter uma idea de valores) um projecto de arquitectura de uma moradia plana (como o terreno tem um declive a ideia será fazer uma cave quase rés do chão para garagem e arrumos e uma salinha com acesso ao jardim e em cima 3 quartos, 1 escritorio e sala e cozinha amplas. Como temos cerca de 1500 m2 para construção o espaço não falta e por isso não sei bem qual a area a utilizar. Eu sei que podem existir muitas variáveis, mas gostava de saber com que valores vou ter que lidar e daí este pedido de ajuda :p Obrigado pelo atenção dispensada e se precisarem de mais informação para melhor me responderem é só pedir. Obrigado mais uma vez Nuno C.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!
Aproveitando o tópico , como sou novo por aqui peço desculpa se o faço no sitio errado, gostaria de saber quanto é fica (aproximadamente e só para ter uma idea de valores) um projecto de arquitectura de uma moradia plana (como o terreno tem um declive a ideia será fazer uma cave quase rés do chão para garagem e arrumos e uma salinha com acesso ao jardim e em cima 3 quartos, 1 escritorio e sala e cozinha amplas.
Como temos cerca de 1500 m2 para construção o espaço não falta e por isso não sei bem qual a area a utilizar.
Eu sei que podem existir muitas variáveis, mas gostava de saber com que valores vou ter que lidar e daí este pedido de ajuda :p
Obrigado pelo atenção dispensada e se precisarem de mais informação para melhor me responderem é só pedir.
Obrigado mais uma vez
Nuno C.


Era bom dares a ideia do valor que tens disponível para executar a construção de forma a definir as áreas e ai encontrar o valor para o teu projecto.

De qualquer forma os compartimentos que pretendes, e partindo do principio que vais fazer uma casa normal penso que 220 / 240 m2 são suficientes.

Bem o preço é relativo, mas conta aí com + - 3% do valor da construção.

Cumps
Link to comment
Share on other sites

Em termos de area bruta não deverá ultrapassar os 300m2 e como valor maximo para gasto 200mil€
Imagino que o valor do projecto varie consoante seja mais ou menos detalhado i.e. se já descrever os acabamentos finais ou simplesmente tiver um esboço....não sei se digo alguma asneira apenas queria ter uma ideia de como se podem processar as coisas.
Deixo aqui uma casa que vai ser de inspiração para a minha.
http://www.swattarchitects.com/orr-house-photo-1.htm

Obrigado mais vez pela ajuda.
Bom fim de semana
Nuno C.

Link to comment
Share on other sites

com tanto terreno, para que 3 pisos? a nao ser que o terreno seja muito inclinado, talvez seja de pensar fazer apenas dois.

Olá!
Eu talvez não me tenha explicado bem, a casa vai ser de dois pisos.
0 primeiro vai ficar ao nível das da vizinhança, este piso será o da habitação em si i.e. aonde vão estar os 3 quartos, o escritorio, a cozinha e a sala, como existe um desnível no terreno a cave fica neste caso á vista e será aonde vamos ter a garagem a lavandaria e uma sala com acesso ao jardim para aqueles dias de verão fazer uma churrascada com os amigos/familia.
No exterior queremos utilizar muito vidro como na foto seguinte:

Imagem colocada
Link to comment
Share on other sites

Bom, vou mandar aqui a minha posta de pescada mas sem ter um domínio muito grande sobre o assunto. Grosseiramente costuma-se atribuir um valor ao m2 de área de construção. Pessoalmente trabalhei com valores na ordem dos 500-600 euros/m2. Ou seja, no primeiro caso para uma moradia de 200-240 m2 apontava para 100.000 - 144.000 euros, mas como disse muito grosseiramente. Óbvio que melhores acabamentos, melhores materiais, inflacionará esse valor. Para o segundo caso de 300 m2 aponto para os 180.000 euros. Normalmente a parte do projecto de arquitectura nestes casos, ronda os 7-10% do valor da obra, mas depende do arquitecto. nunoccbb, para uma casa desse género e de tal complexidade, não pode esperar que fique bem construída com um "esboço". Vai necessitar sempre de um estudo prévio, projecto de execução e especialidade. Uma casa por um "esboço" faz o Senhor Manel, que é pedreiro e tem uma "camioneta" para carregar tijolos. :p

Link to comment
Share on other sites

Bom, vou mandar aqui a minha posta de pescada mas sem ter um domínio muito grande sobre o assunto. Grosseiramente costuma-se atribuir um valor ao m2 de área de construção. Pessoalmente trabalhei com valores na ordem dos 500-600 euros/m2. Ou seja, no primeiro caso para uma moradia de 200-240 m2 apontava para 100.000 - 144.000 euros, mas como disse muito grosseiramente. Óbvio que melhores acabamentos, melhores materiais, inflacionará esse valor. Para o segundo caso de 300 m2 aponto para os 180.000 euros. Normalmente a parte do projecto de arquitectura nestes casos, ronda os 7-10% do valor da obra, mas depende do arquitecto.

nunoccbb, para uma casa desse género e de tal complexidade, não pode esperar que fique bem construída com um "esboço". Vai necessitar sempre de um estudo prévio, projecto de execução e especialidade. Uma casa por um "esboço" faz o Senhor Manel, que é pedreiro e tem uma "camioneta" para carregar tijolos. XD

Obrigado pela posta de pescada, apesar de não ser o meu peixe favorito não deixo de gostar
Em relação ao "esboço" passo a explicar melhor, contactei um arquitecto que me falou que o projecto pode ser feito de duas maneiras e por isso com preços diferentes:
-Projecto 1:Tudo o que é preciso até o projecto ser aprovado
-Projecto 2: O quem cima disse mais a descrição completa dos acabamentos, desde tipo materiais a utilizar ás louças do wc etc e com cadernos para cada especialidade com tudo detalhado.
Penso que agora está mais clara a situação do "esboço".
Toda a informação que me poderem dar sobre esta situação eu agradeço :p
Link to comment
Share on other sites

Antes de mais os meu parabéns pois tens bom gosto :p É verdade podes fazer de 2 formas: Projecto de arquitectura - Licenciamento Câmara Projecto de arquitectura + Projecto de execução - Licenciamento Câmara e Pormenores detalhados do que vai ser executado / construído Sinceramente acho que os acabamentos são irrelevantes para efectuar um orçamento do projecto de arquitectura, afinal o que o arquitecto vai criar são espaços, o que se vai lá colocar a seguir pouco afecta o nosso trabalho. 7-10 % estás a falar com as especialidades incluídas certo? Porque o Nuno pediu valores para o projecto de arquitectura.

Link to comment
Share on other sites

Antes de mais os meu parabéns pois tens bom gosto :p

É verdade podes fazer de 2 formas:

Projecto de arquitectura - Licenciamento Câmara
Projecto de arquitectura + Projecto de execução - Licenciamento Câmara e Pormenores detalhados do que vai ser executado / construído


Sinceramente acho que os acabamentos são irrelevantes para efectuar um orçamento do projecto de arquitectura, afinal o que o arquitecto vai criar são espaços, o que se vai lá colocar a seguir pouco afecta o nosso trabalho.

7-10 % estás a falar com as especialidades incluídas certo? Porque o Nuno pediu valores para o projecto de arquitectura.


Sim, com todas as especialidades pois só assim a Câmara aprova o licenciamento...acho eu :)...é a primeira vez que me meto nestas andanças e deverá ser a ultima ;)
Pelo que me é dado a perceber entre um projecto e o outro a diferença será em já se ter tudo detalhado e em dossiers diferentes por especialidade, não sei se em termos de orçamento a diferença será grande e se sim será compensador?
Na primeira resposta falaram em 3% e já vejo que pode ir aos 10% , vou coçar muito a cabeça.....ainda bem que tenho bastante cabelo XD
Obrigado a todos aqueles que tem opinado, quantas mais o fizeram melhor informado ficarei. Obrigado mais uma vez.
Link to comment
Share on other sites

A vantagem é que se fizeres o projecto de execução vais ter documentos que provam o que se pretende para a tua obra e o risco de haver lugar ás ditas alterações são menores uma vez que está tudo documentado ao nível de desenho, referências medições etc Como é que vais pedir orçamentos se não sabes o que vai ser aplicado ? Como é que vais ter orçamentos justos se os próprios empreiteiros não sabem o que tu e o teu arquitecto querem ? Vais ter orçamentos com pavimentos de 8 euros e outros de 80 ... Não te esqueças que no decorrer da obra tens de contratar um director técnico que verifique que a obra está a ser executada de acordo com o projecto, o teu arquitecto é a pessoa ideal para esta tarefa se tiver disponibilidade para tal, uma vez na qualidade de coordenador tem em mente todas as especialidades intervenientes e vai conseguir uma excelente compatibilização de tudo. Vais ter de contratar um técnico de segurança em obra, tu como dono de obra és responsável pela segurança de todos os intervenientes na obra, e se parecem lá os senhores do ACT as multas começam nos 2000 euros.:p No final tens a ficha técnica de habitação, o certificado energético e a o ensaio acústico. Acho que não me esqueci de nada XD

Link to comment
Share on other sites

No final tens a ficha técnica de habitação, o certificado energético e a o ensaio acústico.


Só para teres o certificado energético precisas do projecto de execução e especialidades. Precisas de ter a construção toda detalhada para se poder calcular os índices todos.

Por isso, contínuo sem perceber com que objectivo se faz um projecto de arquitectura sem a execução. Se quiserem dar nome às coisas chamem ao primeiro "mais simples" estudo prévio (que é o que me parece que realmente é) e ao segundo mais detalhado projecto de arquitectura.

Dei um intervalo de 7-10% porque já ouvi diferentes arquitectos a falar nesses valores. Não sei se alguns incluem as especialidades e outros não.
Link to comment
Share on other sites

Precisa ou não, existem ai uns artistas que fazem certificações à distancia com base nas declarações do director técnico de obra, isto é de rir ... Neste País um engenheiro ainda assina projectos de arquitectura, quanto mais alguém perceber a importância de um projecto de execução. Essas percentagem de que falas reportam a antiga tabela de honorários publica já extinta, que inclui todos os projectos de especialidades + execução, infelizmente quase impraticável em obras privadas. Nuno não te esqueças de mostrar a casa depois e de convidar o pessoal para uma churrascada :p

Link to comment
Share on other sites

Precisa ou não, existem ai uns artistas que fazem certificações à distancia com base nas declarações do director técnico de obra, isto é de rir ...

Neste País um engenheiro ainda assina projectos de arquitectura, quanto mais alguém perceber a importância de um projecto de execução.

Essas percentagem de que falas reportam a antiga tabela de honorários publica já extinta, que inclui todos os projectos de especialidades + execução, infelizmente quase impraticável em obras privadas.

Nuno não te esqueças de mostrar a casa depois e de convidar o pessoal para uma churrascada :p

Obrigado a todos pelas dicas, o meu conhecimento nesta área era de zero!
Está visto que até ter a casa dos meus sonhos pronta, vou ter alguns pesadelos XD
Assim que tiver arquitecto escolhido e as duvidas começarem a acumular-se vou pedir a vossa ajuda, admito que nunca pensei ter um feedback tão positivo da vossa parte.
Em relação á casa claro que a vou mostrar, quanto á churrascada..digamos que em cada ajudinha contam uns pontinhos para o convite á churrascada :)
Antes vou tirar uma foto ao terreno para aqui colocar!
Obrigado mais uma vez
Link to comment
Share on other sites

A Arquitecta está escolhida (já estava quase desde o inicio pois sentimos confiança e existe uma certa empatia) e o valor de orçamento ronda os 5% do custo da obra. No valor está incluido o acompanhamento em obra. Estou ansioso por começar a vêr no papel a nossa futura casa :p Abraços Nuno

Link to comment
Share on other sites

A Arquitecta está escolhida (já estava quase desde o inicio pois sentimos confiança e existe uma certa empatia) e o valor de orçamento ronda os 5% do custo da obra.
No valor está incluido o acompanhamento em obra.
Estou ansioso por começar a vêr no papel a nossa futura casa :p
Abraços
Nuno



Arquitectura, todas as especialidades, projecto de execução com pormenorização, caderno de encargos, medições e orçamentos, assistência técnica e fiscalização da obra, aturar os agentes da construção, imensos telefonemas e atendimentos, deslocações, acústico final, certificação energética final, termos de responsabilidade, livro de obra e demais diligências, tudo tudo tudo até emissão de licença de utilização e apresentação de IMI ? ??
Não se assuste!...
Simpática arqª, bem entregue, boa sorte.
Só fecha post com histórico de imagens até final da obra, ok?
Link to comment
Share on other sites

Atenção ao orçamento que tem de se ter em conta face a atrasos de obra. É comum o preço subir mais um pouco devido a pequenos atrasos, frutos de ajustes que por vezes se vão fazendo durante a construção. Ou mesmo por erros de obra. Por norma as empresas que executam Medições e Orçamentos têm esse factor em causa, mas há gabinetes que se esquecem. Boa Sorte :p

Link to comment
Share on other sites

Arquitectura, todas as especialidades, projecto de execução com pormenorização, caderno de encargos, medições e orçamentos, assistência técnica e fiscalização da obra, aturar os agentes da construção, imensos telefonemas e atendimentos, deslocações, acústico final, certificação energética final, termos de responsabilidade, livro de obra e demais diligências, tudo tudo tudo até emissão de licença de utilização e apresentação de IMI ? ??
Não se assuste!...
Simpática arqª, bem entregue, boa sorte.
Só fecha post com histórico de imagens até final da obra, ok?

Eh eh eh eh é de assustar mesmo! Já li várias vezes o que escreveu, a maioria está incluido no orçamento falta esclarecer alguns pontos mas de certeza que se vai resolver. :p
Sem qualquer tipo de vaidade ou seja do que for, acho que este projecto qualquer Arquitecto gostaria de fazer pois não tem limites de espaço e se tudo correr como esperamos vai ficar uma casa muito bonita que certamente ficará muito bem no portfolio da Arquitecta XD
Obrigado pelas dicas! Quanto a imagens terei todo o gosto em as mostrar.
Bem hajam todos.
Abraço
Nuno
Link to comment
Share on other sites

O que te levou a escolher essa arquitecta ?

Foram um conjunto de situações, começou pela simpatia e disponibilidade que demonstrou qdo nos foi apresentada numa altura em que estavamos a pensar em comprar outro terreno. Depois, o de trabalhar perto de nós e do terreno aonde vamos construir e de conhecer bem as pessoas que trabalham na câmara isso é sempre importante.
Quando nos mostrou os trabalhos anteriores gostamos do que vimos, depois o orçamento apresentado estava dentro do que tinhamos pensado e finalmente transmite-nos confiança.
Juntando isso tudo penso que fizemos uma boa escolha, mas o futuro o confirmará :p

Como prometido mostro uma foto do terreno aonde vamos construir a nossa casa, ela foi tirada do topo do terreno. Como se pode ver, espaço não falta XD
Link to comment
Share on other sites

"Oh diabo!..." Infra-estruturas parece não abundarem, se o 1º plano corresponder à frente do terreno. E já tem cãozinho e tudo (que parece não estar a comer erva). Um bom guarda, nos dias que correm, e fica bem nesta ruralidade. Brincamos, claro, que também cá se usa...

Link to comment
Share on other sites

"Oh diabo!..."
Infra-estruturas parece não abundarem, se o 1º plano corresponder à frente do terreno.
E já tem cãozinho e tudo (que parece não estar a comer erva).
Um bom guarda, nos dias que correm, e fica bem nesta ruralidade.
Brincamos, claro, que também cá se usa...

A rua principal não se vê pois foi dessa perspectiva que tirei a foto, e o terreno tem todas as infra-estruturas necessárias e isto a 800 mts da praia :p
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.