RM7 Posted January 22, 2010 Report Share Posted January 22, 2010 Boas, Tenho uma questão em relação às maquetes a 1/50. Estou no 1º ano é é-nos pedido uma maquete a 1/50, o problema é que esta não é igual a uma a 1/100, pois conseguimos ver coisas que a 1/100 não está visível. A minha dúvida é que pormenores são esses, pois o trabalho é abstracto, definido por conjuntos de planos e não tem nada que seja mais pormenorizado... Agradeço a quem me conseguir tirar essa dúvida. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted January 22, 2010 Report Share Posted January 22, 2010 .. se é abstrato.. quais pormenores.!? O professor quer a mequete 1/50.. porque, permite outra manipulação e estudo do objecto/ espaços criados... é fazer planos, recortes, jogar com os volumes (espaço), a luz/ sombra, cheios/ vazios, etc... Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
RM7 Posted January 22, 2010 Author Report Share Posted January 22, 2010 .. se é abstrato.. quais pormenores.!? O professor quer a mequete 1/50.. porque, permite outra manipulação e estudo do objecto/ espaços criados... é fazer planos, recortes, jogar com os volumes (espaço), a luz/ sombra, cheios/ vazios, etc... São palavras do professor... O que disse foi que o objectivo de fazermos a 1/50 não é fazer igual a 1/100 em ponto maior, o problema é que não sei o que mais se pode fazer de diferente numa maquete deste estilo.:p Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted January 22, 2010 Report Share Posted January 22, 2010 ... depende do objecto?! Para já que me lembre terá de haver mais cuidado na apressentação geral da maquete ... Mas a maquete é de estudo.. ou é de apresentação? Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
RM7 Posted January 22, 2010 Author Report Share Posted January 22, 2010 ... depende do objecto?! Para já que me lembre á haver mais cuidado na apressentação geral da maquete ... Mas a maquete é de estudo.. ou é de apresentação? É de apresentação final do primeiro semestre. Mas quanto ao cuidado eu tenho sempre, seja em que escala for. O problema se calhar passa na grossura das paredes, visto que um cartão com 2/3mm de espessura equivale a uma parede de 10/15cm na realidade... Link to comment Share on other sites More sharing options...
kaz Posted January 22, 2010 Report Share Posted January 22, 2010 LOL, a lenga lenga ouve-se todos os anos, pelos profs. Não entres em stress, fácil, quando referem que não querem igual á 1/100 como é óbvio é para aprimorares a expressão corporal do objecto em causa. Não vais fazer uma escadas iguais ou com a mesma expressão alías, que a escala 1/100. As variações de espessuras de paredes como já o referis-te, tb devem obedecer a essa transição. O terreno em volta...vários elementos que bem expressos podem enriquecer o projecto. Este aviso anual, por parte deles, serve para determinadas tendências em "aldrabar" as maquetes...não é para meteres corrimão, nem nada disso...Mas se tiveres planos de vidro e diferença de material, á escala 1/50 costuma ser bem explicito. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted January 22, 2010 Report Share Posted January 22, 2010 LOL, a lenga lenga ouve-se todos os anos, pelos profs. Não entres em stress, fácil, quando referem que não querem igual á 1/100 como é óbvio é para aprimorares a expressão corporal do objecto em causa. Não vais fazer uma escadas iguais ou com a mesma expressão alías, que a escala 1/100. As variações de espessuras de paredes como já o referis-te, tb devem obedecer a essa transição. O terreno em volta...vários elementos que bem expressos podem enriquecer o projecto. Este aviso anual, por parte deles, serve para determinadas tendências em "aldrabar" as maquetes...não é para meteres corrimão, nem nada disso...Mas se tiveres planos de vidro e diferença de material, á escala 1/50 costuma ser bem explicito. Pois é mesmo isso...:p Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
RM7 Posted January 24, 2010 Author Report Share Posted January 24, 2010 Obrigado pela ajuda. :p Para não estar a abrir novo tópico sobre uma pequena questão, vou colocar aqui se não for problema... Imaginando que tenho uma planta assim: Quero fazer os alçados da estrutura. A minha dúvida é: imaginando que estou a fazer o alçado a partir do traço cá em baixo no sentido da seta, ou seja, o que está virado para Norte... Esse alçado chama-se "Alçado Norte" ou "Alçado Sul"? Sei que pode parecer um bocadinho parva a pergunta, mas não sei se é o ponto para onde estamos a ver ou o ponto onde estamos (neste caso, Sul). Cumps. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted January 24, 2010 Report Share Posted January 24, 2010 Sul.... O plano está voltado para Sul Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Rakell Posted March 4, 2010 Report Share Posted March 4, 2010 Já venho um pouco tarde para opinar em relação à escala 1/50 ou 1/100, mas penso que será útil para futuras maquetes. Além da espessura das paredes existe também a expressão do material e a sua textura que à escala 1.50 já deve ser mais cuidada (ou mais pensada). Uma placa de esferovite à escala 1.100 tem um aspecto completamente diferente se for aplicada na escala 1.50. Outro aspecto que acho importante é, por exemplo, a forma como uma parede encontra outra, ou seja, o próprio exercício de montagem da maquete tem de refletir que uma parede é contínua e nunca "remendada" ou "acrescentada" porque entretanto houve uma perpendicular e deu mais jeito nas colagens. Nesta escala, por já serem peças muito maiores, o sistema de encaixe dá um aspecto mais "limpinho" e implica uma maior reflecção no corte de cada peça. E tudo isso faz parte do projectar. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leonor Cício Posted March 4, 2010 Report Share Posted March 4, 2010 Só para dizer que os pontos cardeais estão errados. Este é onde está o Oeste e vice-versa. E sim, o alçado é sul. Normalmente maquetas 1/50 ou 1/20, faço para se ver algo diferente, como por exemplo um corte, ou seja, trata-se de uma maqueta de um pedaço do edifício/espaço que explica algum pormenor, como se tratasse de um corte construtivo tridimensional. Não sei se estando no 1º ano, com um projecto abstracto, se será esse o objectivo. Mas seguiria o que diz a kaz, basicamente na 1/50 consegues diferenciar uma série de coisas que não consegues a 1/100. Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pedro Barradas Posted March 5, 2010 Report Share Posted March 5, 2010 Só para dizer que os pontos cardeais estão errados. Este é onde está o Oeste e vice-versa. LOLOl... pois está... :p estava concentrado na questão do Sul.. que nem reparei... Se calhar é o Sul está trocado com o Norte... XD Quem cria renasce todos os dias...Agua-Mestra, LdaNão sou perfeito, mas sou muito critico... Link to comment Share on other sites More sharing options...
Leonor Cício Posted March 5, 2010 Report Share Posted March 5, 2010 LOLOl... pois está... :p estava concentrado na questão do Sul.. que nem reparei... Se calhar é o Sul está trocado com o Norte... XD Ah pois... sendo assim altera tuuudo!!! :) Link to comment Share on other sites More sharing options...
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