Jump to content
Arquitectura.pt


Tecto falso para iluminação e insonorização


migueldefender

Recommended Posts

Viva, aqui vai o meu primeiro pedido de ajuda após apresentação feita. :p Bom, a situação, de uma forma telegráfica é a seguinte: uma das minha divisiões, o tecto é a própria laje da cobertura. Arquitectonicamente, no geral é uma solução muito interessante e bastante modernista, criada pelo Arq. Carlos Ramos nos anos 60, pois parte da casa (de dois pisos) faz o aproveitamento desta solução, criando assim um piso (ou melhor, um quarto) numa cota intermédia entre os dois pisos. Bom, o quarto em si começa com um pé direito de 2.11m a acaba com 3.40m. Vou querer rebaixar o tecto para colocar isolamente térmico e para criar uma nova configuração de iluminação, com spots encastrados. A minha pergunta é, quanto vou ter de o rebaixar? É que quero rebaixar o mínimo possível, pois vou estender o quarto para a divisão ao lado (que já está num piso superior), logo o piso ao lado, que será um quarto de vestir, começa com um pé direito de 1.35m e acaba com 2.56m. Será que me podem ajudar? Caso o queiram, e para se perceber melhor o que quero, posso colocar desnhos aqui no tópico. XD Cumprimentos, Edit: o título está incorrecto, não é insonorização mas sim isolamento térmico. Já não fui a tempo de corrigir o título.

Link to comment
Share on other sites

revê esse pé direito de 1,35m do quarto de vestir pois não está de acordo com o (RGEU), não sei de momento qual o artigo, para teres uma divisão habitável com cobertura inclinada,tens que ter na parte mais baixa, um pè direito de 2,00m a 0,30m do dessa parede mais baixa.

Link to comment
Share on other sites

da ultima vez que procurei era ate 30 cm para la de 1.7 m a casa está construída, a divisão esta la, nos ate lhe podemos chamar apenas arrumos, mas a verdade e que o Miguel lhe dará o uso que bem entender, afinal de contas a questao aqui nao e procurar a valorização do imóvel com a adição de uma assoalhada

Link to comment
Share on other sites

Viva Argos, pois, andei agora a percorrer algumas lojas aqui em LX, e de facto o mínimo de espaço para um spot regulável é de 150mm. Mas, visto que sou um pouco viciado no eBay, acabei de ahcar um tipo que vende conjuntos de 6 spots em alumínio que apenas precisam de 90mm...perfeito!!!! era mesmo +/- essa a profundidade que necessitava. XD A juntar o útil ao agradável, o preço dele para o pack de 6 é o mesmo preço de um spot que vi no Leroy Merlin. :) Ei-los: Quanto à casa, e para vos dar uma ideia da questão das alturas, a planta inicial da casa era assim: O meu quarto é o que está a "Sul" na planta, mas que na implantação da casa está totalmente virado a Norte. Gelo...como devem imaginar, especialmente porque não há sotão, é logo laje da cobertura (que será isolada tanto por dentro com por fora). Só nesta ala a Sul da casa é que é directamente laje, pois a outra metade já tem sotão sem acesso/mega caixa de ar. A ideia é abrir o meu quarto para o que está no lado direito, que apesar de na planta estar como "terraço", há já muitos anos foi fechado (não, não é marquise he he, foi feito à "séria"). Foi fechado (ainda antes de eu nascer) porque, esta zona de Alfragide é extremamente ventosa, daí termos alguns moinhos antigos por aqui, pelo que o terraço se mostrou na altura um autêntico fracasso: Este quarto (terraço + arrumos) está actualmente "abandonado", ou seja, a casa é relativamente grande (9 assoalhadas iniciais, sendo que destas há poucos anos abrimos paredes e juntamos dois quartos no andar de cima e duas salas em baixo) e somos apenas dois a viver aqui, pelo que gostaria de ver aproveitado aquele espaço, para que não fique tão inóspito. Ou seja, actualmente tenho este lado (o "meu" lado) assim: Faço esta alteração em termos de paredes: E ficará assim: O corte da parede mais baixa é este: O corte longitudinal actual do quarto é este: E passará a ficar assim (já com o rebaixamente do tecto) Para se perceber melhor o porquê, o corte pela zona das novas escadas é assim actualmente: E passará a ficar assim: A questão é que na zona dos antigos "arrumos", ai de facto o tecto é muito baixo, e se o rebaixar ainda mais por causa do isolamento interno mais iluminação, ainda mais baixo ficará.... :p Na volta tenho de colocar spots de superficie, que não ficará tão bem. Para a iluminação tinha esta ideia, dai estar também preocupado com o rebaixamento do tecto no na antiga zona de arrumos: Bom, relembro, como disse no tópico da minha apresentação, que não sou arquitecto, eu é mais betão armado e arruamentos, apesar de ter um pouco de arquitectura no sangue por descendência, pelo que erros de desenho e omissões, peço desde já desculpa. ;) Cumprimentos,

Link to comment
Share on other sites

Miguel, e sera que precisa mesmo de iluminação superior num quarto de vestir? esse remate do tecto falso junto a parede exterior do corte 3-3 e um pouco estranho. A casa de banho e passivel de um melhor desenho, embora possa encurtar o roupeiro. Por ultimo se altera a fachada encurtando esse vao, porque nao encurta-lo de forma a adicionar um roupeiro a parede onde tem as comodas?

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Boas, relativamente à iluminação para uma zona de vestir é sempre importante ter iluminação superior, no entanto é facultativo, quanto às luminárias escolhidas, neste caso os stops de halogéneo, podem não ser a escolha ideal, em função da projecção da luz e seu ângulo de abertura. Quanto à altura existe uma infinidade de artigos para quase todas as alturas. Se precisares de ajuda… Abraços

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.