Jump to content
Arquitectura.pt


Medias/Universidades será que consigo?


scorpiogb

Recommended Posts

Olá.. Esse tema já foi aqui várias vezes debatidos. A melhor média não significa que seja na melhor universidade, e a pior média na pior universidade. O que vai contar é a tua experiência ao longo do curso e da vida. Eu estou em Évora por exemplo que tem a média mais baixa a nivel nacional e amigos meus tão em universidades com médias bem mais altas, no entanto andam a brincar aos cubinhos e aos paralelipepedos enquanto que nós andamos a aprender a fazer arquitectura... Vê as escolas, tenta falar com os alunos de cada escola e sente aquilo que a ti mais te diz. No meu caso podes achar que os meus colegas estao a começar do zero e isso ser bom pa ti ou podes preferir ter professores que te fazem crescer e te fazem pesquisar mais e aprenderes por ti ´própria, tudo varia de universidade para universidade, de professores pa professores, de ambiente para ambiente, só tu própria podes decidir isso, não vás pela melhor média´, a melhor universidade secalhar só irá existir quando o ser humano estiver em vias de extinção.....

Link to comment
Share on other sites

gozilla a isso é que se chama dor de cotovelo dos teus colegas... é verdade que cada universidade tem metodos de ensino e linguagens diferentes e é evidente que ter media alta nada tem haver com ser a melhor universidade, agora dizer que ah universidades onde se ensina a fazer cubinhos e nada aprendem de arquitectura é totalmente mentira...

Link to comment
Share on other sites

Olá.. Esse tema já foi aqui várias vezes debatidos. A melhor média não significa que seja na melhor universidade, e a pior média na pior universidade. O que vai contar é a tua experiência ao longo do curso e da vida. Eu estou em Évora por exemplo que tem a média mais baixa a nivel nacional e amigos meus tão em universidades com médias bem mais altas, no entanto andam a brincar aos cubinhos e aos paralelipepedos enquanto que nós andamos a aprender a fazer arquitectura... Vê as escolas, tenta falar com os alunos de cada escola e sente aquilo que a ti mais te diz. No meu caso podes achar que os meus colegas estao a começar do zero e isso ser bom pa ti ou podes preferir ter professores que te fazem crescer e te fazem pesquisar mais e aprenderes por ti ´própria, tudo varia de universidade para universidade, de professores pa professores, de ambiente para ambiente, só tu própria podes decidir isso, não vás pela melhor média´, a melhor universidade secalhar só irá existir quando o ser humano estiver em vias de extinção.....


Voces andam a aprender a fazer arquitectura e os que estão a "brincar aos cubinhos e aos paralelipepedos" não? não percebo o porquê dessa afirmação pois estou no primeiro ano no porto e até agora tenho aprendido e tenho achado útil o que se tem aprendido...e sim estivemos a organizar uma cidade com formas dadas com um intuito e também estivemos e estamos a organizar um espaço interior de um cubo e criando uma envolvente, também com um intuito com um objectivo.
Acho que seria muito mais interessante pedir a alguém as fichas que nos dão sobre cada trabalho e tentar perceber o que se faz, em vez de fazer afirmações desse género (que por sinal mais parecem vindas de quem tem dor de cotovelo:palmas:)

já agora diga-me o que aprendem ai o que fazem para poder perceber o que os "verdadeiros estudantes de arquitectura" fazem...

tive oportunidade de ver 1 trabalho vosso deste ano de uma amiga minha e sim estavam umas coisas interessantes todas bonitas em cartão com as janelinhas todas cortadas e uma estatua lá no meio da praça mas na soube de mais nada... e até gostava de saber...
Link to comment
Share on other sites

Dor de cotovelo desses meus colegas tenho muita. Eles saiem todas as noites, enqunto eu estou a trabalhar. Eles têm tempo pa pensar, eu pelos vistos so tenho tempo pa fazer. Eles são aplicados, já eu não sou nada aplicado. Eles estão numa privada, eu não, ou numa publica com média superior á minha. Joel M com tantas certezas no que disse ai em cima não sei como ainda não é arquitecto, ou será que já é? Só mais um parenteses eu não disse que os outros não estão a aprender a fazer arquitectura, mas sim que estão a começar tudo do zero, enquanto eu não comecei e gostava imenso.

Link to comment
Share on other sites

" tão em universidades com médias bem mais altas, no entanto andam a brincar aos cubinhos e aos paralelipepedos enquanto que nós andamos a aprender a fazer arquitectura..." ao escrever desta maneira obviamente está a dizer que os outros não andam a aprender a fazer arquitectura e tudo isso derivado a palavra "enquanto". enfim não vale a pena entrar em discussões por causa disto acho sim que antes de se escrever algo é preciso "pensar"...

Link to comment
Share on other sites

oh minha gente parem de discutir, nao ha boas e mas universidades mas sim bons e maus alunos, e alunos mais aplicados e dotados que outros.

agora pff respondam.me a minha pergunta


Mas tu é que perguntaste Qual era a melhor
e isso normalmente trás muita discussão e começa cada um a puxar a brasa a sua sardinha... Tu como tens de vir para o continente pá estudar na tens de Tê preocupar se tas perto ou não de casa pois vais ir poucas vezes á Madeira por isso já na tens o mesmo problema que eu que tou a 3 horas do Porto e a uma de Lisboa o que me fez pensar duas x antes de ingressar e mesmo assim meti Porto, existe lá pessoal do Algarve dos Açores da Madeira tmb entraram 4 este ano penso eu... Vê o plano de estudos
das universidades quem SAO os profs de projecto , no Porto tivemos opurtunidade de ir aos ateliers de alguns professores de projecto no inicio do ano e foi brutal (uma actividade da associação de estudantes). Percebe uma coisa na net existe muita coisa a dizer mal da Faup que o espirito e fatela e muito mais que os profs na deixam fazer nada d especial , filtra o que lês pois nem tudo é verdade os profs SAO fixes o pessoal tmb ( entam nos dias antes de entrega e engraçado ) e tens liberdade criativa...
Link to comment
Share on other sites

a média mais baixa foi de 182,5 o que torna a FAUP na segunda faculdade do pais com maior média atras de medicina no são joão... dia a dia? só posso falar por mim e pelos colegas que vejo, eu trabalho sim e ainda tenho tempo pa dar umas voltas pa ver tv e assim mas agora vou deixar isso pois tenho de apertar lol tive 9 a desenho devia ter feito os trabalhos de casa mas fui deixando para o fim... tens de trabalhar bastante para projecto é o mais importante e o que rouba mais tempo às vezes chego a casa mesmo estafado e ainda tenho de trabalhar mais...depois tens as famosas directas que costumam ser necessárias eu ainda nao fiz nenhuma mas nao escapas a ficar na faculdade a trabalhar ate as 4 5 horas da manha e na julgues que ficas sozinho pois tá sempre gente lá...eu ja fiquei por várias vezes... e quando tudo acaba e entras em férias de natal como estou eu agora ...continuas com trabalho tanto de desenho, 5 aulas pa teres em casa, como de projecto pois temos entrega em janeiro :p lol mas é muito fixe e para quem nao é do continente a meu ver tem uma vantagem tá sempre no porto logo nao perde tempo com familia nem com idas a casa ... eu por fim de semana perco 8 horas a viajar de casa porto e porto casa logo ve o que ganhas pa passear trabalhar fazer o que quiseres

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...

Na minha opinião o estilo de vida de um estudante de arquitectura é definido por ele mesmo. Ele tem de optar, entre se aplicar ou não se aplicar e QUANDO o faz ou não. Cada um tem os seus limites, lá por uma pessoa fazer 3 directas para entregar um projecto não quer dizer que seja mau ou bom aluno, mas sim geriu assim o seu tempo, ou talvez trabalhe melhor sob pressão ou seja o que for. Não podemos julgar as pessoas e os seus métodos. Cada um escolhe o que é melhor e sabe de si, quanto à melhor universidade depende do teu ponto de vista e do que sabes ou não sabes. Ouvi dizer que a universidade técnica era muito ligada às matemáticas enquanto que na faculdade lusiada de lisboa (onde estudo) já é algo mais abstracto a nivel de disciplinas, e talvez ligado mais as artes. Mas também nao sei como é que a FAL funciona. E já agora, eu comecei a trabalhar com cubos e paralelipipedos, e digo que me fez muito bem, fico com uma percepção de Cheio/Vazio, e de linguagem do TODO que nos transmite. Poder usar módulos não nos faz aprender mais ou menos, apenas é um mecanismo de ensino, que para já me agrada, pois não nos sentimos perdidos quando falamos em volumes/espaço. De facto uma coisa é importante: gostar do que se faz.

Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.