Jump to content
Arquitectura.pt


ArqSergioSantos

Mercados municipais

Recommended Posts

Pessoal estou a fazer um projecto para um mercado municipal (projecto de 5º ano). Agradecia que quem conhecesse e estivesse dentro do assunto me faculte toda a legislação que se prende com os mercados, sua configuração, áreas, espaços, utilizações, etc. Agradeço ainda que me dêem exemplos de bons projectos dos mesmos, se possível com imagens, cortes, plantas e alçados, qualquer que seja o arquitecto, cidade ou país. Obrigado P.S.: Peço desculpa se não é este o local mais indicado para o tópico.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Mercado de Sta Maria da Feira é um mercado datado no tempo e não obstante ser um ícone arquitectónico do Sec XX está hoje desadaptado aos novos conceitos de mercados municipais, os quais tendem a ser pólos aglutinadores de actividades comerciais e de serviços que rentabilizem o espaço ao longo da totalidade do dia e que dão vida ao espaço urbano onde se inserem. Creio que esta é a filosofia que encerra o actual conceito de mercado municipal. Em Faro, pelo menos aí, foi seguido esse princípio, contando ele, para além das tradicionais áreas de comércio de carne, peixe e vegetais, a Loja do Cidadão e um supermercado Pão-de-Açucar. Estes, associados a um conjunto de cafés e restaurantes e outro tipo de lojas, permitiram rentabilizar o espaço sendo um pólo de atracção social da cidade e dando uma vida nova à praça onde se insere. Creio que no âmbito do ministério da economia existe uma empresa instaladora de mercados municipais (à semelhança dos abastecedores) que para além de co-financiar este tipo de equipamentos também tem intervenções muito próximas ao nível dos respectivos projectos. Tenta pesquisar pois poderá ser fonte de ajuda para o trabalho. Boa sorte.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não obstante o que referiu Vitor Nina creio que é de visitar mercados como o de S. Maria da Feira, o de Amarante, o do Bom Sucesso, o de Matosinhos, entre outros, tem também o de Évora, mais recente, que também está bem conseguido na minha opinião.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.