Jump to content
Arquitectura.pt


Mercados municipais


ArqSergioSantos

Recommended Posts

Pessoal estou a fazer um projecto para um mercado municipal (projecto de 5º ano). Agradecia que quem conhecesse e estivesse dentro do assunto me faculte toda a legislação que se prende com os mercados, sua configuração, áreas, espaços, utilizações, etc. Agradeço ainda que me dêem exemplos de bons projectos dos mesmos, se possível com imagens, cortes, plantas e alçados, qualquer que seja o arquitecto, cidade ou país. Obrigado P.S.: Peço desculpa se não é este o local mais indicado para o tópico.

Link to comment
Share on other sites

O Mercado de Sta Maria da Feira é um mercado datado no tempo e não obstante ser um ícone arquitectónico do Sec XX está hoje desadaptado aos novos conceitos de mercados municipais, os quais tendem a ser pólos aglutinadores de actividades comerciais e de serviços que rentabilizem o espaço ao longo da totalidade do dia e que dão vida ao espaço urbano onde se inserem. Creio que esta é a filosofia que encerra o actual conceito de mercado municipal. Em Faro, pelo menos aí, foi seguido esse princípio, contando ele, para além das tradicionais áreas de comércio de carne, peixe e vegetais, a Loja do Cidadão e um supermercado Pão-de-Açucar. Estes, associados a um conjunto de cafés e restaurantes e outro tipo de lojas, permitiram rentabilizar o espaço sendo um pólo de atracção social da cidade e dando uma vida nova à praça onde se insere. Creio que no âmbito do ministério da economia existe uma empresa instaladora de mercados municipais (à semelhança dos abastecedores) que para além de co-financiar este tipo de equipamentos também tem intervenções muito próximas ao nível dos respectivos projectos. Tenta pesquisar pois poderá ser fonte de ajuda para o trabalho. Boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.