Jump to content
Arquitectura.pt

Narayan

Estágios Profissionais INOV Jovem

Recommended Posts

Bom dia, carissimos colegas.

Tal como muitos de vós, ando à procura de um novo local de trabalho. E deparei-me com um facto deveras curioso; a maior parte dos anuncios para vagas em ateliers de arquitectura, exigem como principal requisito o acesso ao estágio INOV Jovem. O prazo de candidaturas para ter acesso ao tal estagio profissional,terminou em Junho passado, mas no entanto continuam a surgir anuncios em sites de emprego, sejam de arquitectura, sejam generalistas, estes ateliers a porem como pré-requisito este elemento.

Após contacto telefonico com o centro de emprego da minha area de residencia, foi-me dito que alem de os prazos das candidaturas terem terminado para o INOV Jovem em Junho, não tinham novas directivas por parte do governo sobre se para o ano iriam ter fundos, ou mesmo quando é que abririam novos prazos de candidatura.

Por isso, ou as empresas sabem desta situaçao, e fazem acordo com o potencial empregado, do genero "trabalhas de graça ate veres a tua candidatura aceite, porque nós temos trabalho mas não te pagamos", ou entao desconhecem esta realidade, e induzem em erro os potenciais candidatos a emprego, levando-os a trabalhar de graça, por tempo indeterminado.

Fica aqui o meu alerta, caso tenham duvidas anexo aqui o link.

http://www.inovjovem.gov.pt/PresentationLayer/primeinov_home_00.aspx

Só esta situação?! Existem tantas... dou mais uns exemplos tristes: - Ateliers que anunciam estágio com o IEFP, dizem para o estagiário entrar o mais rápido possivel como trabalhador no Atelier porque têm urgência no trabalho, e que no prazo de uma semana tratam dos papeis....passa 1..2...3..4....5 um mês e IEFP nada. Depois dizem com cara de boby triste, "afinal não há dinheiro p/ te ter aqui com o IEFP. Conclusão ficas a recibos e a um ordenado miseravel. - Ateliers que até colaboram com o IEFP, dá-se a entrada da papelada toda com o estagiário e entidade, pagam o 1º vencimento e os restantes até terminar o contracto BÉU BÉU... E porquê?? porque o IEFP já paga metade então se o estagiário já recebe um vencimento de 300 ou 400euros, não há necessidade da entidade dar o 2º vencimento. -Contractos com o InovJovem pelo menos da minha parte cairam esta semana em discredito, quando foi anunciada a bomba por estagiários de que no contracto há uma clausula, se a entidade falhar o pagamento do vencimento, o estagiário pode e deve cessar as suas funções de contracto. Quando muitos foram chorar á porta dos responsaveis pelo programa foi dito o famoso "temos pena"...e lá foram obrigados a cumprir a data de vinculação sem receberem.

Conheço imensos casos de colegas que trabalham em gabinetes através do programa inov jovem e a história repete-se... recebem o que o centro de emprego paga e mais nada... trata-se de mão de obra grátis... se quiserem nestas condições tudo bem, senão procuram outro... é simples

O que acho piada nas entrevistas a que vou, é quando o entrevistador começa por dizer que não acha justo um estagiário, esteja ali o dia todo a trabalhar sem receber um tusto, e que ate acha que o estagio seja remunerado e tal. Mas quando não cumprimos com os requesitos definidos pelo centro de emprego para os tais Estagios INOV, o discurso do entrevistador muda logo... Será cinismo em larga escala??! Isto que se passa, com a nossa classe profissional.. Tenho amigos meus que ja terminaram o estagio INOV, e no fundo foram "despedidos", pois o que está em causa para o atelier não sao as valencias/profissionalismo adquiridas, mas sim o proximo estagiário que venha com os requesitos todos em dia. Eu vejo anuncios de trabalho lá fora (fora deste país), e nenhum exige requisitos de qualquer especie; pedem apenas portfolio, cv, quanto muito uma carta de motivaçao. Só aqui, é que existe esta nova "moda"; e a Ordem que não se pronuncia.....

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in

Sign In Now

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.