Jump to content
Arquitectura.pt


m a r g a r i d a

As imagens eróticas de Picasso

Recommended Posts

As imagens eróticas de Picasso

por Alexandre Soares, Publicado em 05 de Novembro de 2009 no jornal i


Museu Picasso, em Barcelona, expõe pela primeira vez colecção de gravuras japonesas do pintor espanhol

A inspiração erótica do autor de Guernica pode ter vindo de ocidente. O Museu Picasso, em Barcelona, tem em exibição desde hoje uma exposição de 19 imagens eróticas japonesas que Pablo Picasso coleccionou ao longo da vida. E há coincidências curiosas com algumas obras mais excitantes do espanhol. Como curiosa é a forma como a exposição nasceu.

O director do Museu Picasso, Josep Serra, explica que tudo começou com uma visita a uma exposição em Londres sobre arte erotica. No final da visita, Serra ficou com uma impressão que não conseguia esquecer. "Ainda que distantes, em algumas gravuras japonesas eróticas havia algo de familiar com Picasso", disse o director ao "El País".

No regresso a Barcelona, Josep Serra começou a procurar e encontrou uma nota no catálogo de uma exposição onde era referido que o pintor tinha acumulado 61 gravuras japonesas ao longo da vida. Depois, foi só conversar com os herdeiros, confirmar as coincidências, seleccionar algumas imagens e montar a exposição que chamou "Imagens Secretas".


Imagem colocada

Um das gravuras japonesas eróticas da coleccção privada de Picasso


Imagem colocada Imagem colocada
1/

Share this post


Link to post
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.