Jump to content
Arquitectura.pt


Qual o melhor software 3d/render?


Jmachado

Recommended Posts

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...
  • 1 month later...

Isso acaba por ser muito pessoal :p E relativo ao que se destina! o mais divulgado, pela força histórica que possui é o 3Dstudio aliado à complexidade de modulação que permite e capacidade de renderização, com vários renderizadores de plug-in à disposição. Mas existe imensas opções consoante ao que se destina. No meu caso uso o maya, devido a achar o seu ambiente mais intuitivo para mim. e de o considerar de fácil utilização, apesar de agora usá-lo unicamente para renderizar, visto ter começado a modelar em Rhino, o qual considero com maior potencialidade na modelação, e de fácil adaptação para quem está habituado ao AutoCad! Mas o Maya sempre teve o melhor renderizador, o MetalRay que é dos mais complexos mas um dos melhores do mercado, apesar de já estar no 3DStudio. Em termos de comparação tanto o 3Dstudio como o Maya como o Cinema 4D estão ao mesmo nível, apesar de cada um estar vocacionado para destinos diferentes, e acaba por ser, como já referi uma opção pessoal. Para rederizar existem várias opções com bons resultados, o artlantis (mais simples e intuitivo), o maxwell, o kerkythea (que além de muito bom é grátis). Na modelação destaco, além dos anteriormente referidos, o Blender , também grátis, mas com uma capacidade de modelação muito potente, e muito bom a renderizar, tem a desvantagem de ao primeiro olhar ser muito complexo, mas por quem conheço que o usa, passando essa adaptação inicial, é dos mais intuitivos e fáceis de usar. O sketchup, devido à facilidade e rapidez (e óptimo quando em paralelo com o kerkythea). Mas estes todos são mais usados para quem vai modelar muitas coisas de raiz, criar formas complexas ou pouco convensionais. Para usar como Cad que também faz 3D, e optimizar o trabalho de escritório tanto o ArchicaD e o Revit são boas opções, apesar de os renderizadores deles serem maus, mas podem ser usados com qualquer um dos renderizadores que referi anteriormente. Mas estes programas não são indicados para quem pretende criar formas complexas, pelo menos nas versões que acompanhei, eram muito limitados, e obrigavam a um trabalho mais demorado. Além destes programas que referi existem inúmeros no mercado, é uma questão, repetindo outra vez o mesmo, de ver o que se pretendente (se é para cliente ou para concurso, formas "convensionais" ou formas "complexas", se é para concepção se é mais para optimização do trabalho) e além de tudo, como em tudo ter mãozinhas XD, pois já vi renderes feitos em Cinema 4D piores do que se faz em AutoCAd, e ja vi em rhino com um simples plug-in não muito potente, como acabamento perto do real.

Link to comment
Share on other sites


Para usar como Cad que também faz 3D, e optimizar o trabalho de escritório tanto o ArchicaD e o Revit são boas opções, apesar de os renderizadores deles serem maus, mas podem ser usados com qualquer um dos renderizadores que referi anteriormente. Mas estes programas não são indicados para quem pretende criar formas complexas, pelo menos nas versões que acompanhei, eram muito limitados, e obrigavam a um trabalho mais demorado.


Boas!
Venho só esclarecer, aproveitando o comentário do colega, que o motor de render do revit foi melhorado desde a versão 2009! O motor de render utilizado recentemente é o mesmo do 3dMax!
Cumps
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Boas!
Venho só esclarecer, aproveitando o comentário do colega, que o motor de render do revit foi melhorado desde a versão 2009! O motor de render utilizado recentemente é o mesmo do 3dMax!
Cumps



Boas!

Devo concordar, embora utilize o max para renders, sou utilizador do revit e constatei numa apresentação da última versão e realmente foi muito melhorado, melhor qualidade e eficiência.
Link to comment
Share on other sites

Please sign in to comment

You will be able to leave a comment after signing in



Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.